Confira os 7 passos de como construir personas

Com o advento da tecnologia, alguns modelos de negócios passaram por diversas transformações que impactam não somente o seu modo de funcionar, mas também, a vida daqueles que dependiam dos seus serviços/produtos. Fica ligado, hoje o nosso papo é sobre Buyer Persona!


Nesse contexto, há uma linha muito tênue entre o ser e o estar, de modo que os clientes não mais são clientes, eles estão clientes. E é uma questão de tempo para deixá-los de ser, caso as organizações não se reinventem e tampouco busquem conhecer a fundo seus consumidores, a fim de garantir uma melhor experiência em cada ponto de contato com a sua marca.


E aí você deve estar se questionando, como faço para descobrir mais informações sobre quem é meu cliente? Calma! Pega um biscoitinho com café e fica atento ao que vem a seguir. 


Mas, conceitualmente falando, o que é Buyer Persona?


Não faz ideia?


Calma que eu te explico!


Essa expressão é utilizada quando busca caracterizar e representar o seu cliente ideal, em outras palavras, são descrições das pessoas com as quais a sua empresa irá dialogar. Tais personas são baseadas em dados reais e em seu processo criativo, leva em consideração as características demográficas, histórias pessoais, comportamento do consumidor, motivações, objetivos, desafios e preocupações.


E o principal objetivo de fazer o levantamento dessas informações é que as organizações sejam mais assertivas no alinhamento do conteúdo disponibilizado com a sua estratégia. Para que assim, o conteúdo seja interessante, relevante e pertinente ao usuário.


Diante do exposto, você deve estar se perguntando “qual a diferença entre persona e público alvo?” Acertei? Haha.


O público alvo acaba sendo muito amplo e ao considerar um grande grupo de pessoas, não leva em conta seus hábitos, anseios, desejos e problemas. Já a persona é bem mais completa. Pois, leva em consideração os aspectos que o público alvo não contempla, fazendo assim, um retrato mais fidedigno do seu consumidor.


Beleza! Eu entendi a diferença, mas e aí? Como ter a definição da persona do meu cliente, pode ajudar a minha organização?

Só pode! É a partir dessa delimitação que você consegue entender quais os tipos de conteúdo o seu público consome; o que eles querem ouvir/ler; definir o seu tom de voz e direcionar ainda mais suas ações; como comunicar-se com esse público; ser mais estratégico nas suas ações de marketing e assim, assertivamente, atingir os seus objetivos organizacionais.


Faz sentido?


E agora que você já sabe o que é, entende a diferença de persona e público alvo e viu como pode ajudar a sua organização. Então, agora é hora de aprender como criar a sua buyer persona, vamos lá?


É importante saber que o processo construtivo se inicia com o estudo do seu público alvo, fazendo uso de métodos como o questionário e as entrevistas. Dessa maneira, têm-se resultados qualitativos, bem como, quantitativos, e que somado-os dessas duas análises obtém-se a sua persona.


A Rock Content, maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, disponibiliza, em um dos seus inúmeros materiais, um script de entrevistas para a construção da Buyer Persona, acompanhe nos passos abaixo:


  1. Por que o cliente escolheu a sua empresa?
  2. Qual necessidade ele tinha ao te procurar?
  3. Qual benefício seu produto oferece ao cliente?
  4. Como foi o processo de compra? O cliente gostou ou não do atendimento recebido?
  5. Ele considerou outras empresas antes de vir até você?
  6. Como ele descobriu a sua empresa?
  7. Quais dúvidas ele tinha ao contratar o serviço ou comprar o produto?
  8. Quais outras fontes de informação ele utiliza para sanar suas dúvidas?
  9. O que ele aprendeu após fechar contrato ou comprar algo com a sua empresa?
  10. O cliente ainda utiliza o serviço/produto? Com qual frequência?
  11. Qual a frequência que o cliente contrata serviços de marketing digital?
  12. Quais outros serviços ele assina?


Tendo as respostas para cada uma dessas perguntas, é hora de colocar a mão na massa e criar de fato a sua Persona. Para isso, alguns passos são extremamente importantes, de modo a garantir uma maior aproximação com o cenário do cliente real, são eles:


#1 PASSO: Defina as características físicas e emocionais que são mais marcantes do seu cliente;

#2 PASSO: Certifique-se que o problema enfrentado está relacionado a sua área de atuação;

#3 PASSO: Entenda quais os assuntos da sua área de atuação podem ser do interesse do seu cliente;

#4 PASSO: Defina o nível de instrução/escolaridade;

#5 PASSO: Certifique-se de quais são os seus objetivos;

#6 PASSO: Entenda quais atividades o seu cliente desempenha na vida pessoal e profissional;

#7 PASSO: Identifique em quais redes sociais estão presentes;

#8 PASSO: Identifique qual a linguagem utilizada para comunicar-se;

#9 PASSO: Defina quem (quais) é (são) a (s) pessoa (s) ou grupo (s) que influencia (m) a (s) decisão (ões).


Uma vez esses dados em mãos, tabule os resultados e agrupe as características que os seus clientes possuem em comum. Analise com bastante cautela os problemas e as soluções que mais se repetem. É aqui que a sua empresa precisará atuar! Coloque todas essas informações em um único lugar, dessa maneira, elas ficarão ainda mais compreensíveis.


É importante ressaltar ainda que esses dados não são informações soltas, eles formam uma pessoa, o seu cliente. É importante que ela tenha um nome, defina se será um homem ou uma mulher, qual a sua ocupação e seu nível de escolaridade a fim de humanizar ainda mais a sua persona. Determine quais são as aspirações, hobbies, a sua comida favorita, seu estilo de vida.


Indique também quais são os objetivos da sua persona, o que ela deseja alcançar e realizar. Não esqueça de identificar os problemas enfrentados no dia a dia, os obstáculos a serem superados para atingir os seus objetivos, sejam no campo pessoal ou profissional.


Tenha clareza de como a sua empresa pode ajudá-la, some a isso o porquê, entre tantas opções o cliente deveria procurá-lo? Mas não se engane! Na hora de construir uma Persona, podemos cometer alguns erros, como: criar muitas personas (lembre-se, para cada persona, um planejamento completo!) e excesso de achismos “eu acho que”, exclua-os, possua a certeza sobre as informações do seu cliente!

Para facilitar sua vida, clica nesse link e faça agora a sua persona!


Prontinho, sua persona está feita!! E quando encontrar o gato da Alice e te perguntar sobre qual caminho deseja seguir, você não ficará mais em dúvida, sua definição já foi feita. Agora é só executar as suas estratégias e os resultados virão em seguida.


Tá com alguma dúvida? Entre em contato com a gente e vamos juntos ao topo! 

Compartilhe essa publicação

Posts relacionados

usuário de site conversando com chatbot
Por Lucas Trindade 04 abr., 2024
Neste blogpost, mergulharemos fundo na revolução do atendimento ao cliente impulsionada pelos chatbots.
usuário de e-commerce brasil
Por Lucas Trindade 28 mar., 2024
Neste blogpost, vamos explorar algumas dicas úteis para ajudá-lo a tomar a decisão certa ao escolher uma agência de e-commerce Brasil.
empresário buscando melhores plataformas de e-commerce
Por Lucas Trindade 21 mar., 2024
Neste artigo, vamos explorar algumas das melhores plataformas de e-commerce, destacando suas características e benefícios para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Share by: