5 ferramentas indispensáveis para influencers digitais

Quem busca seguir carreira de influencer digital sabe que o esforço vai muito além de apenas postar na sua plataforma favorita.

Para manter a audiência e conquistar um público que acredite no seu potencial, é importante ter cuidado com o quê, quando, como e onde publicar, certo?

Esse trabalho muitas vezes não requer apenas inspiração.

Mais do que ter uma ideia, um bom influenciador deve contar com recursos que o ajudarão a compreender o melhor horário para postar, como combinar conteúdo extra em outras redes, possíveis pautas, entre outros.

 

Mas, afinal, quais ferramentas são mais indicadas para quem quer impulsionar suas produções de conteúdo na web?

 

No artigo a seguir, elencamos algumas opções que podem te ajudar a trazer sempre conteúdo novo para seus seguidores e atingir novas pessoas. Confira!

Ferramentas para influencers digitais: 5 opções essenciais!

1. Para ter boas ideias: Pinterest

A inspiração é a matéria-prima de qualquer produção que envolva criatividade.

Se você está em busca de uma alternativa para se manter cheio de ideias, nada como seguir o exemplo de quem anda fazendo trabalhos legais. E que lugar é melhor para isso que o Pinterest?

Nessa rede social, considerada uma espécie de “quadro de inspirações”, dá para encontrar inúmeras referências de produtores de diferentes áreas a um clique de distância.

O usuário ainda pode juntar todas as produções em painéis como “para fazer”, “inspirações para fotos”, além de postar seus próprios conteúdos em foto.

Junto disso, a plataforma conta com várias formas de descobrir novos criadores.

Os desafios de fotografia, por exemplo, criam comunidades criativas e podem te conectar a outros influenciadores. Usar tags relacionadas ao conteúdo do post ajuda com que você seja encontrado e encontre seu nicho.

É possível utilizar o Pinterest via site e app, bem como através de uma extensão adicionada ao navegador.

Assim, quando você encontrar imagens interessantes pela web, é só clicar em “pin” que elas já ficam salvas em seus favoritos, pronta para servir de ideia da próxima vez que você acessar.

2. Para organizar seu trabalho: Trello

 

Agora que você tem ideias novas para suas mídias sociais, é preciso se planejar.

 

Com o avanço da carreira de produtor para web, se destacam aqueles que mantêm uma frequência constante de posts, já que o público sempre encontrará postagens novas toda vez que acessar sua plataforma. Por isso, tenha um cronograma de trabalho compatível com sua carga de conteúdos.

No entanto, sabemos que, em meio ao dia a dia, nem sempre é tão fácil se organizar da melhor forma.

Para não se perder, uma boa dica é investir no Trello, que permite que o usuário separe suas obrigações por cards, em diferentes painéis, que podem representar partes do processo de produção.

Por exemplo: se você já tem o roteiro de um vídeo que precisa ser gravado, anote a tarefa em um card no painel de “pré-produção”. Após a gravação, altere-o e mova o card para o painel de “vídeos gravados”. Por fim, o reposicione no painel “edição” e por aí vai.

Cada card tem espaço para links, tags e outras informações importantes — assim fica tudo no mesmo lugar.

Para quem trabalha em equipe ou com profissionais externos (como editores de vídeo), há possibilidade de incluir mais colaboradores ao seu projeto . Logo, a comunicação se torna mais fácil e os dados acessíveis para todos os envolvidos.

3. Para inovar no design: Canva

Parte da identidade de um influencer digital é construída por meio do design, seja com as imagens para as redes sociais, logotipos, fotos diversas e vinhetas para vídeos.

 

Uma ferramenta que ajuda bastante a desenvolver sua identidade visual é o Canva.

 

A plataforma, que permite edição de imagens via site, tem templates customizáveis de posts para redes sociais, mídia kits, avatares e outros conteúdos de que você precisa.

A grande vantagem é a acessibilidade: além de você não precisar entender de design (o próprio Canva já tem algumas ideias em que você pode se basear), todos os seus conteúdos ficam salvos na sua conta e você pode logar de qualquer lugar para baixá-los.

 

Contudo, para ter uma boa experiência independente do dispositivo, não se esqueça de baixar a versão em aplicativo, além de ter um bom plano de internet móvel caso pretenda utilizá-lo fora de casa.

 

Afinal, estamos falando de um editor de imagens — o que certamente consumirá mais do seu aparelho.

4. Para arrasar na edição de imagens: Vsco

Boas fotos também são essenciais para alavancar a carreira de quem trabalha com internet. Mas não basta garantir apenas uma boa qualidade. Além de aprender os melhores ângulos e enquadramentos, é essencial saber como editar.

Existem ferramentas que auxiliam produtores de conteúdo a trabalhar suas fotos utilizando apenas o celular.

Uma delas é o VSCO Cam, app de fotografia muito utilizado por profissionais da área. De forma geral, ele permite que você corrija enquadramentos, ajuste luz, sombra, cores, exposição e outros detalhes de cada foto.

Deseja que todas as fotos que você posta tenham a mesma identidade visual? O VSCO ajuda no processo, através de um filtro de edição pronto para uso futuro.

O app também salva as fotos editadas em uma galeria, então você pode usá-lo para planejar as próximas postagens no instagram.

 

Caso o utilize com frequência no smartphone, nossa única observação é se atentar aos dados de seu plano de internet para não ser pego de surpresa, já que ele requer acesso à web.

 

 

No mais, com a ferramenta de edição e um celular com boa câmera, suas fotos serão autorais.

 

5. Para encontrar sua audiência: Google Ads

Depois de tudo pronto, o que falta? Encontrar novas audiências, claro!

Uma plataforma que ajuda nessa fase é o Google Ads, o serviço de publicidade do Google.

 

Por meio dele, você pode criar anúncios de seu conteúdo e links patrocinados para serem divulgados em diferentes plataformas e sites.

 

O Google Ads atua, basicamente, direcionando seu conteúdo a pessoas que já buscam por aquele tipo de temática.

Ou seja, se você possui um blog de moda, muito provavelmente o público atingido será constituído por estudantes de moda, jornalistas especializados no ramo e demais pessoas que já acompanham os assuntos de que você fala em suas postagens. De todo modo, a escolha fica a seu cargo.

Com o uso do algoritmo, cada anúncio tende a atingir mais pessoas realmente interessadas no seu conteúdo, que se converterão em um público fiel ao longo do tempo.

Ser influencer é unir criatividade e dedicação

Sabendo unir sua criatividade às ferramentas ao seu favor, você vai conseguir otimizar sua produção de conteúdo rapidamente, ter um bom fluxo de trabalho e se dedicar a construir uma boa carreira como influenciador digital.

Lembre-se: se o seu conteúdo for diferenciado e original, o caminho até uma audiência que se identifique com sua personalidade será natural.

Para isso, é importante ter inspirações e saber projetar o que te instiga nas suas plataformas. É justamente esse o trabalho dos influencers digitais: criar tendências e trazer informações!

 

Falando nisso, você sabe quem são os maiores influencers de Natal? Escrevemos um post sobre esses potiguares que vem ganhando destaque nas redes sociais, clique aqui e confira!

 

 

Caso deseje ler mais textos sobre temas como marketing, redes sociais e o mundo digital, saiba que temos vários outros como esse em nosso blog, que você acessa aqui!

 

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