Antes de começarmos, é importante saber a diferença de Inbound e Outbound Marketing: enquanto o principal objetivo do primeiro é atrair e fidelizar clientes através de conteúdos relevantes, despertando seu interesse para que ele venha até você, o Outbound Marketing é o conceito mais próximo do marketing convencional, trazendo clientes por meio da oferta de serviços e produtos através dos meios de comunicação, como televisão, rádio, jornais, outdoors, etc.

Esclarecido esse ponto, é importante destacar que, hoje em dia, é imprescindível que qualquer empresa que busque sucesso e crescimento tenha uma presença digital forte, ainda mais no atual contexto de pandemia e aumento das compras e transações através de meios virtuais. Dessa forma, para conquistar novos negócios e expandir sua atuação, além de ter um site e páginas em redes sociais, é imprescindível para qualquer negócio desenvolver uma estratégia para atrair consumidores e visitantes que tenham potencial para tornarem-se clientes.

Para quem está começando uma empresa ou ainda não tem muito conhecimento sobre marketing e estratégias de atração, pode ser uma boa alternativa contratar um serviço especializado a fim de gerar melhores resultados para sua marca através de estratégias mais direcionadas e eficientes. No caso de consultorias, cujos serviços servem como orientação para os mais diversos setores do mercado, é fundamental saber se posicionar no nicho escolhido e saber transmitir a área de atuação do negócio, atraindo clientes qualificados cujas necessidades sejam atendidas pelo seu serviço. 

Vem com a gente para entender como o Inbound Marketing pode ser útil para a sua empresa!

Por que o Inbound Marketing é importante?

Vimos que essa estratégia visa atrair, conquistar e fidelizar clientes, o que deveria ser a meta de qualquer empresa. Para descobrir seu diferencial competitivo ou elaborar um posicionamento satisfatório no meio digital, o Inbound Marketing será o seu maior aliado. 

Ao invés de atuar da forma convencional do marketing no meio digital, por meio de anúncios e pop-ups, o Inbound Marketing chama a atenção do público através de conteúdos relevantes, despertando ou mantendo o interesse em um determinado assunto.

Ao oferecer informações úteis, cria-se uma conexão entre os clientes e a marca, viabilizando uma aproximação sutil e ao mesmo tempo humanizada. Através desse compartilhamento, é possível conduzi-los, gradualmente, ao momento da venda, seguindo as etapas do funil do marketing:

Funil de vendas de inbound marketing para consultorias
Funil de vendas de inbound marketing para consultorias

No topo do funil, na etapa de atração, os esforços são direcionados para chamar a atenção do visitante para o seu negócio através de conteúdos mais generalistas, gerando o aprendizado e a descoberta da sua marca. Assim, o primeiro passo é gerar uma demanda para o site.

Já no meio do funil, na etapa de geração de leads, o objetivo é fazer com que o cliente perceba seu problema e pense em possíveis soluções para ele. Aqui, buscamos convertê-lo para que ele deixe os dados necessários para você entrar em contato com ele, dando início a um relacionamento que futuramente gere a conversão de leads (potenciais clientes) em oportunidades.

Em seguida, na fase de oportunidade, o cliente considera o seu produto ou serviço para a solução do problema que ele tem para que finalmente, na etapa da decisão, já no fundo do funil, ele opte por aquilo que você oferece, tornando-se seu cliente, convicto de que é a melhor opção. 

Entendi! E quais os benefícios o Inbound Marketing pode trazer para a minha empresa?

  • Aumento da visibilidade: ao chamar a atenção de leitores e possíveis consumidores com conteúdos relevantes, a gama de interessados, mesmo que não continuem na jornada de compra futuramente, aumenta; isso também leva a tornar-se uma referência no seu ramo de atuação, visto que a utilização do seu espaço digital para a propagação de informações úteis populariza a sua página e mostra que você conhece todos os aspectos do seu mercado;
  • Ciclo de vendas menor: considerando o contato inicial de um cliente e o fechamento da venda, este processo é reduzido tanto em tempo quanto em recursos
  • Menor custo de ações de marketing: ao produzir e divulgar conteúdos relevantes para um público já interessado no assunto, produto ou serviço não é necessário “despertar o interesse inicial”. Normalmente, isso seria feito através de métodos convencionais como outdoors, propagandas e folhetos, pagando pelo espaço em mídias tradicionais visando atingir o maior número de pessoas possível. 
  • Maior adequação às necessidades do cliente: ao compreender o que os consumidores estão buscando, fica mais fácil estabelecer quais dores o seu produto ou serviço resolve, entregando um resultado qualificado e personalizado. 
  • Maior precisão na mensuração de resultados: ao realizar campanhas em veículos como jornais e televisão, abrindo mão da segmentação do público, é impossível ter uma noção concreta da quantidade de vendas resultantes dessa ação. Já com o Inbound Marketing, considerando que cada venda resulta de uma visita ao blog, interação com a página em alguma rede social, email marketing, etc., fica mais fácil identificar qual a origem daquela venda, direcionando esforços e investimentos para ações com maiores resultados.

Como aplicar o Inbound Marketing na minha consultoria?

A fim de implementar e otimizar as ações de marketing de conteúdo, o primeiro passo é realizar um diagnóstico da comunicação da empresa com o público, verificando quais atividades e abordagens já são feitas, quais as medidas necessárias e quais os pontos de melhoria.

Além disso, é necessário fazer uma análise da concorrência, identificando fortalezas e fraquezas da sua abordagem perante os outros atores do mercado, bem como possíveis oportunidades para negócios. A partir desse panorama, é possível definir metas e indicadores para acompanhar a evolução das estratégias através de um planejamento. 

Dentre algumas que podem ser adotadas, mencionamos 

  • A definição de palavras-chave importantes para a sua consultoria e seu nicho de atuação, melhorando o posicionamento da sua página em mecanismos de busca através de melhorias no SEO; 
  • O planejamento de um cronograma de conteúdos, incluindo blog posts, e-books, infográficos, landing pages, call to actions e posts em redes sociais; 
  • Adoção do uso de softwares ou plataformas de automação de serviços, a fim de otimizar suas estratégias de marketing, etc.

Ficou com dúvidas sobre como implementar o Inbound Marketing no seu negócio? A Colina Tech oferece conteúdos e serviços que vão ajudar sua empresa a se posicionar de forma mais adequada no seu mercado de atuação! Curtiu? Vem com a gente e vamos juntos ao topo!