por Joel Lopes| Outubro 29, 2019

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Sabemos que algumas EJ’s (Empresa Júnior) não possuem orçamento suficiente para criar campanhas online de patrocinados. Mas e se você tivesse US$ 10 mil dólares para investir mensalmente? Fantástico, não? Pois é exatamente disso que se trata o Google Ad Grants.

 

Preparamos as principais dúvidas e dicas do Ad Grants para que você possa implementar na sua Empresa Júnior e aumentar o faturamento dela e, consequentemente, as capacitações em educação proporcionada por ela. Confere aí 🙂

 

Mas afinal, o que é Google Ads e Google Ad Grants?

O Google Ads, também conhecido como Google Ad Words, é a plataforma de anúncios do Google que inclui o YouTube, AdSenses (aqueles banners de propaganda que aparecem em alguns sites) e também aqueles espaços privilegiados das pesquisas do Google.

Já o Google Grants, também conhecido como Ad Grants, é o recurso disponibilizado pelo Google para empresas sem fins lucrativos possam fazer campanhas nas pesquisas do Google. Ou seja, o recurso disponibilizado permite anúncio apenas nas páginas de resultado da Pesquisa Google.

Ah, vale lembrar que usar as técnicas de SEO em seu site também é muito importante.

Mas minha Empresa Júnior pode receber este recurso?

Pode ser que ainda não tenha ficado claro, mas sim! Sua EJ pode receber o valor do Google Grants, visto que ela (assim como todas as outras) é uma organização sem fins lucrativos, onde todos os recursos angariados são revertidos em capacitações e treinamentos voltados à educação.

O que é CTR e por que eu devo saber o que significa?

O CTR (Click Through Rate), ou em português taxa de clique, é um indicador que mede a eficiência e desempenho da sua campanha de link patrocinado.

Quanto maior for esse indicador, melhor será a sua campanha, já que ele demonstra a quantidade de pessoas que clicam em seu anúncio sobre a quantidade de pessoas que visualizaram.

Quando seus anúncios no Google Grants não atingem o mínimo de 5% durante dois meses a sua conta pode ser cancelada, por não atingir o limite mínimo exigido. Para que isso não aconteça, garanta que os passos anteriores estão sendo seguidos corretamente.

O que devo saber para ter sucesso com o Google Grants?

  1. O CPC máximo é de $ 2 USD

O Custo Por Clique (CPC) é o valor cobrado pelo google por cada clique efetuado no seu anúncio e, no programa Google Grants, o seu limite máximo é de 2 dólares. Ou seja, você não poderá fazer campanhas para palavras muito genéricas, como “Geladeira”. Sendo assim, é importante criar anúncios de cauda longa!

  1. Faça anúncios com palavras chaves de cauda longa

Ao criar uma campanha no Google, você define as palavras-chaves as quais seu anúncio (ou link) irá aparecer. Caso você defina palavras curtas, ou seja, que são muito abrangentes, você acabará atraindo visitantes que, possivelmente, não estão procurando exatamente aquilo.

Por exemplo: se você utilizar a palavra “consultoria” para definir a campanha da sua empresa júnior você irá atrair visitantes que estão interessados também em consultoria de outros segmentos, não apenas consultoria empresarial. 

Veja a imagem abaixo que foi retirada do Google Trends e que mostra temas relacionados a “consultoria”. Em segundo lugar aparece a “natura” como temas relacionados. Certamente você não deseja atrair pessoas que querem ser consultoras da Natura, correto? Provavelmente elas nem mesmo possuem empresa.

Sendo assim, ao invés de fazer campanhas para “consultoria”, você pode fazer para os seguintes temas de cauda longa, e consequentemente garantirão um aproveitamento melhor:

  1. Assessoria empresarial financeira
  2. Consultoria empresarial restaurantes
  3. Projeto de processos vantagens

Sabia que os links patrocinados é um dos pilares do Inbound Marketing? Aprenda mais sobre este tema aqui.

  1. Anúncios eficientes

É importante que fique claro: não estou orientando você a não fazer campanhas de cauda curta, mas que elas não têm a mesma eficiência do que as de cauda curta e, consequentemente, pode piorar o seu CTR e isso pode fazer com que sua conta seja suspensa! Portanto, priorize-as, mas não abandone as demais.

Para tornar os seus anúncios de campanhas de cauda curta eficiente é importante que você deixe claro do que se trata a sua página, desperte interesse no visitante e seja criativo!

Sendo assim, frases curtas e não repetitivas funcionam melhor. Além disso, evite siglas e abreviaturas incomuns. 

Por exemplo, ao invés de “consultoria empresarial para ajudar as finanças da sua empresa” utilize algo mais direto, como “consultoria financeira” ou “consultoria em gestão financeira”.

  1. Segmente o seu público

Assim como todo processo de marketing, a criação de anúncios precisa ser guiada pela persona da sua empresa. A partir disso, você consegue delimitar parâmetros como localização geográfica e idiomas. 

Não sabe como criar uma persona? Confere nesse link.

Mas e aí, ficou alguma dúvida? A Colina Tech é especialista em Inbound Marketing e pode te ajudar com mais alguma dúvida. Entre em contato, vai ser um prazer poder ajudar você e a sua EJ! 🙂