Automação em Marketing: Faça mais com menos esforços

A automação em marketing é uma ferramenta fundamental para nutrir leads (potencial cliente) e fazer com que eles avancem na jornada de compra, aumentando a conversão e diminuindo o esforço. Isso irá possibilitar o aumento das vendas e receitas, diminuição de custos de aquisição de novos clientes e melhoria na retenção.

Como uma ferramenta de automação em marketing pode me ajudar?

           Sua empresa se relaciona com seu potencial cliente de maneira personalizada e segmentada? Se a resposta ainda for não, melhor pensar em como fazer para se diferenciar no mercado e garantir um posicionamento da sua marca, estando na mente do consumidor e se tornando top of mind. Ferramentas de automação em marketing podem te ajudar a atingir esse resultado. 

           Uma ferramenta de automação em marketing irá te ajudar a se relacionar com uma quantidade de clientes em massa, de maneira personalizada, diminuindo o esforço e aumentando, consequentemente, as vendas.

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          O uso da tecnologia é fundamental para garantir uma eficiência na execução de ações de marketing. O ideal, é que atividades operacionais sejam executadas de maneira automática, para que o capital humano da sua empresa consiga direcionar os esforços para o estratégico.

           Pensar na organização de maneira estratégica é o que leva as empresas a alcançarem os resultados esperados. Mas para que as decisões sejam tomadas de maneira assertiva, é preciso que o processo decisório seja construído por meio de dados e não apenas de percepções.  Uma ferramenta de automação tem uma contribuição na análise desses dados, pela facilidade de mensuração e acesso.

           As ferramentas de automação em marketing têm como principal objetivo gerar conversão. Para garantir um bom resultado em vendas não basta ter uma boa visibilidade e um alcance alto, é preciso converter visitantes em leads e estabelecer um relacionamento com eles. Um grande desafio das empresas de hoje é educar o mercado a respeito do seu produto/serviço, o mundo digital permite que isso seja feito e a automação em marketing garante um alcance maior com um nível de esforço menor, possibilitando que você faça mais com menos esforços.

Quais os benefícios da automação em marketing?

           Além de reduzir o esforço de sua equipe e automatizar processos operacionais, a automação em marketing garante um resultado em vendas bastante satisfatório. Segundo a resultados digitais, os principais benefícios de se utilizar uma ferramenta de automação em marketing são:

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venda recorrente 5
  1. Nutrição de leads que não estão prontos para comprar seu produto/serviço no momento;
  2. Mais eficiência na conversão do funil de vendas;
  3. Leads mais preparados e que geram tickets maiores;
  4. Comunicação personalizada para cada persona;
  5. Menos trabalho recorrente para o marketing;
  6. Vendedores recebem leads mais preparados;
  7. Diminuição no ciclo de venda;

Qual momento ideal para utilizar uma ferramenta de automação em marketing?

           Para estabelecer uma estratégia eficaz de inbound marketing (marketing de atração), é necessário a princípio identificar a sua persona (representação semi-fictícia do seu cliente), depois gerar tráfego para o seu site e otimizar a sua página, para que ela converta os visitantes em leads. Agora é o momento de utilizar uma ferramenta de automação em marketing! A ferramenta pode contribuir na conversão, com criação de pop ups, landing pages e call to actions e no relacionamento por meio da cadência de e mails e fluxos de nutrição.

funil de vendas inbound marketing

           A automação também pode ser utilizada no pós-venda, com o objetivo de garantir uma retenção, fidelizando os clientes que já aderiram o produto/serviço.

           Para que sua estratégia seja efetiva, é preciso que sua empresa utilize uma boa ferramenta de automação em marketing. Listei aqui algumas que podem te ajudar na definição dessa estratégias, foram elas: 

1. Leadlovers
2. Active Campaign
3. Infusionsoft
4. Kinghost Mautic
5. Mailchimp
6. RD Station
7. Hubspot
8. Autopilot
9. SharpSpring
10. Wishpond

           No momento da escolha da melhor ferramenta, leve em consideração qual delas possuem os recursos necessários para que o que foi pensado seja feito de uma forma eficiente. 

           A automação em marketing é um dos fatores mais relevantes no Inbound marketing, desde a etapa de atração até o momento do encantamento do cliente. Por esse motivo faz tanto sentido investir nessa estratégia para conseguir obter resultados mais expressivos.

           Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado a entender melhor sobre automação em marketing e como isso pode potencializar seus resultados diminuindo o esforço. Caso haja alguma dúvida, entre em contato com um especialista nosso que iremos te ajudar.

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SOBRE O AUTOR:

Luiz Neto
Analista de Inbound Marketing

Luiz é apaixonado por Inbound Marketing, começou a estudar sobre durante sua gestão na empresa júnior de administração, desde então se tornou um especialista.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.