Marketing Data Driven: Guie seus resultados através dos dados

Antes de falar sobre Marketing Data Driven, eu queria jogar um jogo com você. Imagine que agora você está em um programa de televisão! (Taranranaran *Toca a vinheta*) Começou o TOPO OU NÃO TOPO!

Então vamos lá! Você tem 3 portas, atrás de apenas 1 delas existe um prêmio fantástico, enquanto atrás das outras tem vários nadas.

Topo ou não topo situação 1

Ai eu peço gentilmente para você escolher uma das 3 portas:

Escolheu a porta A: Tem certeza da sua decisão? Então vamos nessa, vou abrir a porta B para vermos o que tem nela:

Topo ou não topo situação 2

Não tem nada! Pode ser que você tenha a porta premiada. Então vou te fazer mais uma pergunta, você quer trocar  a porta A pela porta C?

QUERO TROCAR


Topo ou não topo situação 4

Parabéns! Você escolheu a porta certa! Entenda o que isso tem a ver com dados.

ESCONDER

NÃO QUERO TROCAR

Escolheu a porta B: Tem certeza da sua decisão? Então vamos nessa, vou abrir a porta para vermos o que tem nela:

Topo ou não topo situação 5

Não tem nada! Pode ser que você tenha a porta premiada. Então vou te fazer mais uma pergunta, você quer trocar  a porta B pela porta C?

QUERO TROCAR


Topo ou não topo situação 6

Parabéns! Você escolheu a porta certa! Entenda o que isso tem a ver com dados.

ESCONDER

NÃO QUERO TROCAR

Escolheu a porta C: Tem certeza da sua decisão? Então vamos nessa, vou abrir a porta para vermos o que tem nela:

Topo ou não topo situação 5

Não tem nada! Pode ser que você tenha a porta premiada. Então vou te fazer mais uma pergunta, você quer trocar  a porta C pela porta B?

NÃO QUERO TROCAR


Topo ou não topo situação 6

Parabéns! Você escolheu a porta certa! Entenda o que isso tem a ver com dados.

ESCONDER

Mas e ai? O que isso tem a ver com Marketing Data Driven e alavancar meus resultados?

Antes de tudo, esse é o problema de Monty Hall, independente da estratégia que você utilizou, você tomou decisões à cegas. Explicando rapidamente a melhor solução nesse caso, seria trocar de porta, pois a probabilidade de você acertar a porta premiada é maior. (veja a explicação detalhada do problema aqui).

Mas imagine se houvesse outra forma? Se você conhecesse cada uma das portas antes e tivesse dados sobre elas. Se você soubesse que em 98% dos casos a porta C é a premiada? Seria muito mais fácil você sair por ai gastando 5 milhões de colinetas não é mesmo?

GIF Sirigueijo rico

Por isso a importância do Marketing Data Driven (Data = Dados e Driven = Dirigido. Marketing Data Driven = Marketing Dirigido por dados). A partir de dados concretos conseguimos traçar estratégias assertivas e mensurar seus resultados com eficiência para podermos traçar planos de ação rapidamente e com maior facilidade.

Facilmente percebemos o quanto somos viciados em dados. Eu por exemplo, quando chamo um elevador e não vejo em qual andar ele está no momento, já fico agoniado. Mas será que estamos utilizando esse vício no marketing?

Algumas empresas sim, e elas estão colhendo resultados gigantescos agora! O Google cita um exemplo da Alibaba, que conseguiu alavancar (e muito) seus resultados tomando decisões através de dados:

Alibaba Marketing Data Driven

Sensacional né? Mas vamos nessa, a gente já sabe que ao ser data driven temos muito resultado, mas como posso fazer minha empresa entrar nesse mundo? Nós da Colina Tech criamos a metodologia do 4PDT: Pessoas, Processos, Propriedades Digitais, Pensamento, Dados e Tecnologia.

4 PDT Colina Tech

Processos

Uma empresa data driven, não deixa os dados isolados e inacessíveis. Para isso não devemos centralizar dados em silos, em computadores individuais e sim disponibiliza-los na nuvem para todo e qualquer funcionário conseguir acessar dashboards, planilhas e informações necessárias.

Processos Data Driven Colina Tech

Com isso conseguimos ter uma inteligência coletiva e independente, evitando trabalho em filas e deixando o processo automático, ágil e em tempo real.

Pensamento

“Um CNPJ são vários CPF’s juntos”, essa frase é clichê mas não deixa de ser verdade. Se queremos que nossa empresa tome decisões através de dados, precisamos que nosso time seja viciado em dados!

Devemos colocar o pensamento data driven na cultura da empresa para assim todas as melhorias e metodologias implementadas casem com esse pensamento, pois tomar decisões sem dados é algo custoso, perigoso e desgastante.

Pessoas

Pessoas que entendem do assunto ou já tiveram experiência com a área, são essenciais para essa transformação. Cientistas de dados, conseguem trazer resultados fascinantes para empresas. Em 2015 apenas 25% das grandes empresas possuíam um CDO (Chief of Data Office) que é o responsável pelos dados da empresa, mas estima-se que em um futuro próximo 90% das grandes empresas tenham um CDO.

GIF Equipe Unida

Outra forma também de conseguir bons resultados é encontrar empresas de Marketing que se guiam através de dados e também empresas especializadas em ciência de dados.

Propriedades digitais

Tenha suas propriedades digitais como website, mídias sociais e aplicativo bem estruturadas e alinhadas com suas estratégias. Elas são uma importante fonte de dados valiosos que conseguimos adquirir com facilidade e de alta precisão, para assim conseguir traçar táticas de alta conversão. Aqui temos alguns conteúdos que pode te ajudar nesse passo:

Tecnologia

Tecnologia é essencial para ter uma empresa data driven funcional e próspera, pois existem diversas ferramentas que facilitam nossa vida nesse aspecto, nesse post falamos um pouco de 10 ferramentas do Google essenciais para seu negócio  que o Google disponibiliza gratuitamente para nós.

GIF Minios comemorando

Fora tecnologias ascendentes que possibilitam resultados rápidos e com menor esforço, como :

Dados

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”

GIF Spider Man

Pois é, já diria tio Ben ao seu sobrinho Peter Parker e com dados não é diferente. Quer dizer que eu vou virar um super herói dos dados? Talvez. Mas ao se manipular dados dos nossos usuário devemos ter uma grande responsabilidade e para isso devemos ter 4 fatores em mente:

  • Controle: O usuário deve ter total controle de quais dados compartilhar.
  • Transparência: Ele deve entender quais dados estão sendo usados.
  • Dados anônimos: Para melhorar nossos produtos e serviços não precisamos relacionar dados diretamente com pessoas específicas, então mantenha seus dados de forma anônima!
  • Segurança: Sempre guarde os dados dos seus usuários com cautela e tome todas as medidas de segurança possíveis.

Estamos juntos nessa!

Nós sabemos que transformações desse tipo não são fáceis e que requer um grande sacode na empresa como o todo. Porém você não está sozinho, nós da Colina Tech estamos aqui para te ajudar! Fique a vontade para tirar suas dúvidas conosco e compartilhar receios, assim que pudermos iremos te direcionar no melhor caminho 😀

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SOBRE O AUTOR:

Davi Trindade
UX Designer

Apaixonado por tecnologia e marketing, Davi já foi desde desenvolvedor a UX designer da Colina Tech. Apaixonado por conversão e CRO.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.