Como desenvolver um planejamento de marketing digital na indústria

O marketing industrial trabalha objetivamente no relacionamento entre empresas, também conhecido como Mercado B2B (Business to Business).

Diferente do público B2C, que vende produtos e serviços ao consumidor final, o modelo B2B realiza transações entre diferentes organizações.

Mesmo sendo um mercado diferente, ele é muito lucrativo. De acordo com a B2BOL (Business-to-Business Online), as transações entre empresas movimentaram mais de 2 trilhões de reais.

Além da venda entre empresas, esse nicho tem uma outra característica. Isso porque a compra feita por esse público é totalmente racional.

Por se tratar de um conjunto de estratégias para atingir esse segmento, o marketing industrial precisa de planejamento eficiente para promover produtos e serviços.

E pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar no planejamento estratégico de marketing na indústria.

1 – Defina os seus objetivos

A definição dos objetivos é o passo número um no marketing industrial. A razão disso é que a equipe precisa de traçar as etapas de forma clara, antes de definir as estratégias.

Um exemplo disso é a linha de produção de um automóvel. Se o objetivo de montar veículo não for traçado, fica impossível definir a colocação das peças.

Da mesma forma é o planejamento de marketing. Sem saber o conhecimento dos objetivos da empresa será impossível traçar ações para alcançar as metas.

2 – Estude o mercado

Após estabelecidos os objetivos da empresa, o próximo passo é fazer uma análise da concorrência e do público-alvo.

Essa etapa é importante, pois sem um estudo do mercado, fica complicado ser competitivo e eficiente sem conhecer as ações das outras empresas.

Retornando ao exemplo do automóvel, não é possível produzir um veículo que atenda o seu público e supere a concorrência sem conhecer os carros das outras marcas.

3 – Adote as estratégias

Logo depois de conhecer os seus objetivos e a concorrência, o próximo passo é adotar estratégias para aumentar o alcance do produto e as vendas.

Existem algumas estratégias para alavancar a relevância da marca e dos seus produtos, como:

Canais de Divulgação

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Quando se fala na divulgação na indústria, existem várias sugestões, como as redes sociais e por mídias OOH (out of home).

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Nas redes sociais, o marketing industrial deve ser feito de acordo com os limites, restrições da mídia social e do seu público. 

Pois dessa forma, é possível evidenciar seus produtos ou serviços para o público-alvo por meio de painéis digitais.

Já as mídias OOH se caracterizam por um conjunto de mensagens que atingem o consumidor fora de casa.

Exemplos disso são cartazes, painéis e outdoors, permitindo a divulgação dos produtos ou serviços para o público-alvo nos espaços públicos ou privados.

Produção de Conteúdo

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Outra ação que pode gerar resultados e deve estar presente em um planejamento de marketing industrial é a produção de conteúdo.

Também conhecida como Marketing de Conteúdo, essa estratégia busca engajar o público com criação de conteúdos de alta relevância. 

Essas ações podem ser feitas tanto nas redes sociais, quanto em um blog, com vídeos e outros materiais educativos.

Ainda mais pela complexidade das vendas b2b, os conteúdos conteúdos informativos e educacionais resolvem as dúvidas desse público com mais facilidade.

Faça um planejamento de marketing industrial

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O marketing industrial tem o intuito de aproximar essas empresas dos seus clientes, que em sua maioria, são do mercado B2B.

Para conseguir vender a esse nicho de mercado, é preciso saber formas de como vender mais por meio do planejamento estratégico.

Antes de tudo, defina os objetivos da indústria, pois só assim é possível traçar metas e ações para realizar campanhas.

Outra ação necessária no planejamento é o estudo do mercado. Pois é por meio dele que a empresa consegue desenvolver estratégias para atingir o seu público e superar a concorrência.

E com um planejamento bem estabelecido, a empresa pode implementar várias estratégias, que vão desde a divulgação nas redes sociais até a produção de conteúdo. O intuito dessas ações é atrair um público qualificado para se tornar um cliente.

Dessa forma, o marketing industrial se torna um grande aliado da empresa, dando mais visibilidade e possibilidades para aumentar as vendas.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing Para Indústria.

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SOBRE O AUTOR:

Mateus Portela
Assessor de Imprensa

Mateus faz parte do time do Marketing Para Indústria e atua como assessor de imprensa.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.