atração de vendas

O que é Inbound Sales e como implementar?

O cliente hoje tem confiança em adquirir produtos ou serviços online sem necessariamente contar com a presença do vendedor.

A transformação nos hábitos de compra do cliente moderno, acarretou boas oportunidades para vendedores ampliarem seu desempenho, trazendo leads bem mais capacitados para o funil de vendas com estratégias de inbound sales.

Diante disso, o inbound sales se mostra a melhor estratégia, com um sistema inovador e mais rentável se utiliza das técnicas que estão disponíveis, sem perder a condição de se antecipar às situações.

Trata-se de uma metodologia de vendas que ocorre internamente junto ao time de marketing, que torna apto ou não um lead para compra.

Quer saber mais sobre o inbound sales e como implementar na sua empresa? acompanhe nosso blog. boa leitura! 

O que é inbound sales

Em vez do convencional padrão de vendas, na qual os vendedores agendam reuniões e divulgam seus produtos para uma lista previamente montada, o inbound sales é uma concepção moderna da metodologia de vendas.

Ela traz o sistema para o interior da organização formando um polo de atração, onde os leads são aproximados e formados pelas ações de marketing digital, permitindo que a empresa seja identificada e buscada pelo consumidor.

giphy O que é Inbound Sales e como implementar?

Esse projeto emprega técnicas acessíveis no mundo digital para se espalhar por meio de ações como:

  • Redes sociais;
  • E-books;
  • E-mails marketing;
  • Vídeos;
  • Blogs.

Além delas, são usadas outras técnicas ajustadas com metodologias que estudam a provável jornada de compra de cada cliente, elaborando produtos únicos para cada etapa do propósito de compra.

Cria também um funil de aproximação para deixar os contatos gerados para o time comercial, bem mais especializados.

Sendo assim, enquanto o inbound marketing desperta carências frequentemente guardadas e propõe respostas individuais interessantes, o inbound sales possui clientes muito mais aptos a comprar, ajustados com o modelo de produto ou serviço e prontos a entender como ajudá-lo mais a superar seus desejos.

Dessa forma, a figura do vendedor ou representante comercial dá lugar ao consultor com a tarefa de assimilar os impasses e dificuldades dos consumidores para ajustar essas particularidades aos seus recursos, auxiliando o cliente nos últimos processos até a efetivação da venda.   

Inbound Sales x Inbound Marketing

Em síntese, inbound sales é a administração dos dados sobre o consumidor que foram obtidas pelo inbound marketing nos vários estágios da experiência de compra. O intuito é customizar o atendimento, concluir a venda e cativar o cliente.

Com a mudança nos hábitos de consumo, o cliente está muito mais atento, inteirado, exigente e detalhista. Dessa realidade nasceu o inbound sales para capacitar e reciclar a equipe de vendas.

Para conseguir o sucesso esperado, é necessário que essa equipe assimile a metodologia inbound e incorpore essa técnica a cultura da empresa.

Pois, com as informações corretas em mãos (conseguidas pelo inbound marketing), o próximo passo é aproximar-se do cliente com confiança para torná-los leais adeptos da marca.

Por isso, Inbound marketing e Inbound sales não podem ser  separados, pois, o cliente que busca a empresa depois de conhecer a fundo seu problema, não pode ser recebido da forma antiga, como não conhecesse a empresa.

Qual a diferença do inbound sales e outbound sales

Ambos os conceitos, inbound e outbound sales podem parecer semelhantes, porém tem suas diferenças. Então vamos entender cada um.

Outbound

No modelo tradicional o vendedor é responsável por iniciar o processo, com base nas antigas técnicas de vendas e descobrir os interesses e necessidades dos consumidores.

Só daí em diante iniciar a apresentação dos produtos ou serviços buscando persuadi-lo que sua empresa possui o melhor produto para ele.

Porém, o vendedor, por mais especialista que seja, vai esbarrar com clientes que não possuem o menor interesse pelo que está sendo ofertado, diminuindo a produtividade dele.

Inbound sales

Já no inbound sales, quem inicia o contato é o cliente.

E como acontece isso? Simples, o marketing se encarrega de atrair o modelo ideal de consumidor para os conteúdos da empresa.

Então, essas publicações tornam a relação mais próxima e gradativamente elevam a marca a uma posição de destaque.

Assim, sempre que precisar, o consumidor vai conectar-se aos canais da companhia e, com essa relação mais estreita, são disponibilizadas informações valiosas sobre os visitantes, como:

  • Nome
  • E-mail
  • Cargo
  • Salário
  • Telefone

O próximo passo então é lançar uma campanha canalizada e direcionar finalmente o cliente até a decisão de compra.

Agora é o desfecho, o ápice: uma vez que o cliente está qualificado pronto para ser trabalhado, deve ser encaminhado ao time de vendas.

Pois, falta pouco para que ele decida comprar a solução oferecida, visto que a ideia vem sendo lapidada ao longo do tempo, e o vendedor a ajudará nessa escolha.

Como implementar inbound sales na sua empresa

Como vimos até agora, a técnica inbound sales pode proporcionar um resultado altamente positivo nas vendas de um empreendimento.

Pois, facilita bastante a atividade de análise e traz clientes qualificados quase prontos para fechar o negócio.

Porém, para executar corretamente o inbound sales em sua empresa, priorize ações como:

  • Possua um plano de vendas bem determinado;
  • Apoie o cliente ao longo de toda experiência de compra;
  • Capacite seu time de vendas para detectar e assessorar o cliente;
  • Mantenha seu time de marketing unido ao time de vendas, para que decidam a melhor estratégia a ser adotada e sejam privilegiados conjuntamente com a tarefa;
  • Instrua seu time de vendas capacitando-o para reconhecer, avaliar, vincular e orientar corretamente o cliente em cada etapa do processo da venda tornando a relação mais segura, significativa e interessante para quem compra;
  • Ofereça ao seu cliente um produto que supere suas expectativas e atenda suas necessidades. Isso não vai deixá-lo somente feliz, mas vai propiciar sua fidelização a marca aumentando as possibilidades de recomendação da empresa a amigos e familiares.

Vantagens do inbound sales

Agora que você aprendeu o que é, como se aplica e quais as diferenças das demais metodologias, deve estar se perguntando: quais as vantagens de implementar o inbound sales na minha empresa?

Por isso, separamos duas grandes vantagens que podem te chamar atenção:

Alinhamento entre Marketing e Vendas

Entre as inúmeras vantagens oferecidas pela metodologia inbound sales, podemos destacar que ela consiste numa ação conjunta entre o time de marketing e o time comercial.

Portanto, já na primeira aproximação com o vendedor, se observa que o cliente já está qualificado em razão de todo conhecimento inicialmente oferecido.

O contato se torna fácil, rápido e prático minimizando as possibilidades de insucesso da venda. 

Economia do tempo dos vendedores

Outro dado a se considerar é a potencialização do tempo: como os clientes já estão propensos a comprar, há um inegável ganho de produção de toda equipe envolvida, otimizando todos os processos até o desfecho final.

Conclusão

Vender é uma arte que demanda determinação, persistência e, sobretudo, estratégias.

Quanto mais qualificado for o vendedor, quanto melhores forem suas metodologias e formas de abordagem, maiores serão suas reais possibilidades de sucesso e atingimento de metas, quer sejam individuais ou em grupo.

Por isso, espero que este post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre inbound sales e como ele pode ser aplicado na sua empresa sem dificuldades.

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SOBRE O AUTOR:

raissa
Raíssa Filgueira
Redatora

Leitura e escrita sempre foram uma paixão para Raíssa. Hoje atuando como redatora na Colina, se sente realizada em ajudar os clientes a chegar ao topo por meio de seu amor pelas letras.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.