Quais são os benefícios da automação de marketing para a sua empresa

Como o próprio nome já diz, automação de marketing tem a função de automatizar ações e processos, proporcionando eficiência, reduzindo custos e trabalhos manuais. E como isso funciona quando aplicado em Marketing?

A empresa basicamente precisa entender o que seu potencial cliente quer e saber em que momento da jornada de compra ele está. Com isso é possível planejar estratégias personalizadas, oferecendo conteúdo de valor e gerando mais leads qualificados.

  • Como a automação de marketing pode te ajudar
  • Invista em estratégias eficientes
  • Lembre de focar em seus objetivos

Como esse processo pode te ajudar

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O primeiro passo para uma empresa aplicar a automação de marketing é pensar em seu objetivo. Sem isso não é possível traçar uma estratégia assertiva que foque resultado que ela busca.

E qual tipo de objetivo e resultado a automação permite alcançar? Muitos, na verdade. Alguns deles são:

Captação de lead qualificado

Converter leads é muito importante, mas é necessário fazer isso da maneira correta. O processo de automação permite segmentar o público para que os resultados sejam mais qualitativos e assertivos, como explica o próximo tópico.

Maior chance de assertividade

A partir do momento que a marca identifica seu público, ela tem a oportunidade de direcionar ações específicas e com grande probabilidade de atingir as pessoas certas, em vez de generalizar e obter resultados menores.

Depois de converter o visitante em lead, é possível obter informações valiosas sobre ele e entender um pouco mais sobre suas buscas, prática que permite investir em estratégias mais efetivas.

Redução de tempo na conversão

Com a automação, o processo que antes era feito manualmente pelos colaboradores passa a ser ágil e efetivo, e isso acaba refletindo também no momento de conversão, onde o potencial cliente sente uma dor e precisa saná-la.

Após ele identificar sua necessidade, o próximo passo é começar a pensar nas soluções. Para isso a marca utiliza o funil de vendas, que mostra em qual estágio de compra o visitante está e possibilita levá-lo para o próximo estágio.

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Ajuda a gerenciar as campanhas

Para entender se todo o processo anterior faz sentido dentro da estratégia é necessário acompanhar cada detalhe da campanha. Analisar se o desempenho está sendo positivo ou negativo faz com que a empresa entenda se suas ações foram bem planejadas ou precisam de alterações.

Automação no processo pós-venda

Após o processo de compra do produto ou serviço é importante que a marca se questione sobre os resultados e faça uma análise para saber se é preciso mudar algo ou continuar fazendo o mesmo.

Para fazer essa análise é preciso questionar alguns pontos: Foi eficaz aplicar a automação em determinado ponto? O resultado foi o esperado? Se não, o que fazer para melhorar?

Essas perguntas podem ajudar a empresa no momento de continuar o seu plano de automação já implementado ou alterá-lo de forma que apresente resultados melhores.

Proporciona um relacionamento personalizado

É essencial nutrir o relacionamento com o cliente mesmo após a venda, com isso ele pode sentir uma relação de proximidade com a marca e ainda poderá até fazer a próxima compra no mesmo local.

Invista em estratégias eficientes

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Existem algumas formas de alcançar os objetivos descritos acima, uma delas é por meio do inbound marketing. Mas como usar inbound marketing atrelado a estratégia de marketing?

Essa técnica se baseia em atrair leads por meio de conteúdos relevantes em vez de interrompê-los com anúncios ou estratégias invasivas. Suas etapas se baseiam em atrair, converter, relacionar e vender.

Lembre de focar em seus objetivos

Para entender como fazer automação de marketing é preciso definir primeiro os objetivos da empresa e em seguida que tipo de estratégia ela usará. Com essas respostas, o planejamento se torna mais efetivo e veloz.

O inbound marketing é um modo eficiente de atrair o público certo de forma orgânica e com resultados assertivos. Sendo assim, é importante refletir na relevância que a automação de marketing pode oferecer para a empresa.

Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, Growth Hacker na Ideal Marketing.

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SOBRE O AUTOR:

Luiz Neto
Analista de Inbound Marketing

Luiz é apaixonado por Inbound Marketing, começou a estudar sobre durante sua gestão na empresa júnior de administração, desde então se tornou um especialista.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.