Como reduzir a taxa de rejeição do seu site

Seu site está tendo dificuldades em conseguir mais tráfego, gerar mais leads e adquirir mais clientes? Pode ser sua taxa de rejeição. Veja mais e entenda como solucionar seu problema! 

Não é novidade que nos dias de hoje temos abundância de informações de diversas fontes e cada vez nosso tempo vai ficando mais concorrido. Então como fazer alguém consumir conteúdo do seu site e não em outras páginas? Diminuindo a taxa de rejeição! Caso contrário, se sua taxa de rejeição for alta, os seus visitantes entram no seu site e saem antes de você ter a chance de convertê-los.

22 giphy

Eu vendo os visitantes irem embora antes de diminuir a taxa de conversão

O que é taxa de rejeição (bounce rate):

A taxa de rejeição, ou bounce rate, representa o percentual de visitantes que chegou até o seu blog ou site, visualizou apenas uma página e saiu sem nenhuma interação.

“Mas pera ai, se é percentual tem cálculo… Como é que eu calculo então?”

2

Uma alta taxa de rejeição do seu site, é como se você estivesse sendo ignorado no WhatsApp, o famoso “visualizou e não respondeu”, pois ele viu seu conteúdo mas não interagiu.

E ai? Vamos virar esse jogo? Confira abaixo nossas 12 dicas para melhorar sua conversão :

1 – Utilize Storytelling

O Storytelling vai prender a atenção do seu público-alvo ao seu site. Ele é capaz de dar vida a sua marca, tornar o seu produto ou serviço único e desejado.

Para isso, precisamos entender como as pessoas leem. Elas “escaneam” a página, procurando algo do seu interesse, algo que se destaque. Podendo ser um título, um infográfico e etc. Podemos utilizar o Storytelling para conectar esses itens em destaque ao seu conteúdo.

3

Exemplo de uma leitura guiada por Storytelling

O Storytelling é uma ótima forma de se conectar emotivamente e dinamicamente com o usuário, mas para isso devemos utilizar as técnicas certas. Confira:

I) Seja Interessante: Utilize todos os seus dons artísticos e criativos! Analise bem seu público-alvo. Utilize o linguajar deles e mescle seus interesses com o que você está oferecendo.

II) Utilize o “Chamado e Jornada Épica”: Esse é um dos motivadores básicos criado por Gabriel Dantas, onde fala que devemos projetar propósito, mas como assim? Devemos fazer o visitante se sentir o herói da história, utilizando o Copywriting e chamando o cliente para ação. Falarei mais dos motivadores básicos mais na frente.

giphy 1

Faça seu cliente se sentir como o Super-Homem. Afinal, quem não quer ser um herói?

III) Seja honesto e empático: Honestidade comove e conquista as pessoas, seja sincero com seus fracassos e aprendizados, não se esconda! Se coloque no lugar do seu visitante, você gostaria de descobrir uma mentira?

2 – Blog atualizado com conteúdo certo

Conteúdo é essencial para manter seus visitantes por mais tempo no seu site e convertê-los. Mas para isso deve ser feito da maneira correta. Quando for gerar conteúdo pense nos seguintes pontos:

  • Buyer Persona: Quem é o seu cliente ideal? O que ele procura? Como ele se comunica? Sabendo esses pontos, crie um conteúdo personalizado e pensado para eles.
  • Jornada de compra: Será que seu cliente já está pronto para consumir os conteúdos que você fornece? Ou ele ainda precisa aprender mais sobre o assunto? Pense nisso e crie conteúdo para todas as etapas da jornada.
5

Passos da jornada de compra

3 –Evite Popups

É notório que Popups são ótimos para criar um Site de Conversão, mas devemos utilizá-los com cuidado, para interrompermos a navegação do usuário a recompensa deve ser muito boa para ele. Por isso devemos fazer popups com materiais ricos (Ebooks, Planilhas, Ferramentas e etcs) que interessem aquele visitante  específico.

Se ele está lendo sobre 6 dicas para começar seu negócio do zero, não faz o menor sentido interrompê-lo com um popup para assinar uma newsletter de como Gerir equipes grandes, pois entende-se que ele ainda está começando sua equipe e outros casos serão exceções.

Então evite interrupções gratuitas e de baixas conversões na navegação dos seus usuários.

4 – Atraia os visitantes certos

Conteúdo focado para sua buyer persona já é um bom avanço na sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Mas para que a sua taxa de rejeição seja baixa, as pessoas certas devem entrar no seu site.

Com isso devem-se utilizar técnicas de SEO, para que seu site tenha uma boa posição para os usuários que você deseja mostrar seu conteúdo. Confira algumas:

6

Faça o Google amar seu site! Melhore o SEO

  • Palavras chave certas: Utilize as palavras chaves certas para o seus posts e páginas, assim o seu conteúdo vai chegar para quem quer consumi-lo de verdade! Pode-se utilizar ótimas ferramentas gratuitas para isso: Google Adwords Keywords Planner, Google Trends, Google Correlate e Ubbersuggest.
  • Meta Descrições atrativas: Utilize metas descrições de até 155 caracteres e com as palavras chave certas do item anterior. Assim o leitor certo vai se interessar pelo seu site.

Se você utiliza o WordPress no seu site, existe um plugin muito bom que pode te ajudar nisso! O Yoast SEO analisa suas páginas e diz a performance de cada uma voltada para SEO e fornece dicas de como melhorar.

6 – Melhorar performance

Como já foi dito anteriormente, nosso tempo é muito concorrido e ninguém gosta de desperdiça-lo com besteiras, não é mesmo? Pois é, os resultados de um site lento são desastrosos, confira:

ebook inbound e outboundPowered by Rock Convert
Colina Tech Gif Lento

Ninguém aguenta lerdeza né?

Por isso temos que deixar o site rápido! Listei aqui algumas ferramentas que podem te ajudar bastante no processo:

  • Google Pagespeed: Essa ferramenta gratuita da Google analisa a URL do seu site e te dá várias formas de otimiza-lo, acesse aqui.
  • GT Metrix: Uma plataforma que mede a velocidade de carregamento do seu site e diz como melhorar e o porque daquele resultado, utilize-a aqui.
  • Pingdom Tools: Uma ferramenta paga que ajuda bastante a otimizar seu site, uma das melhores do mercado, veja mais.

Uma dica muito simples de ser implementada, porém muito importante! Sempre que fornecer algum link que abra um conteúdo de outro domínio sempre coloque-os para abrir em uma nova página.

Assim seus visitantes pode consumir o outro conteúdo e continuarem no seu site.

Colina Tech Gif Vibrando

Como ficamos quando o visitante permanece no site

8 – Utilize motivadores básicos de comportamento

Chegou a hora de você aprender mais sobre o Marketing de comportamento! É uma área de estudo que nos ensina a projetar comportamentos em pessoas, sendo uma ótima metodologia para deixar o site mais cativante e reduzir a taxa de rejeição. E podemos fazer isso através dos 8 motivadores básicos:

9 1

Mobi: Representa os 8 motivadores básicos

  • Desenvolvimento & Realização: Faça seu visitante sentir que está progredindo no seu site, seja aprendendo coisas novas ou ganhando acesso á algo exclusivo.
  • Chamado & Jornada Épica: Mostre pra ele que ele pertence a algo maior que ele, motive com um propósito e faça-o pensar que é um “escolhido”.
  • Posse & Zelo: A importância das coisas é baseada no tempo e esforço que você dedica a elas, com formulários longos mostre uma pergunta de cada vez, assim o usuário não vai se assustar e será mais difícil de desistir no meio do caminho.
  • Diversão & Esperança: Proporcionar desafios de acordo com a etapa da jornada de compra, quando damos desafios proporcionais a habilidades das pessoas elas se engajam mais.
  • Prazer & Escassez: Mostrar que seu produto ou serviço não são todos que podem ter, que aquilo é algo praticamente inalcançável. Ex: “últimas x unidades”
  • Curiosidade & Imprevisibilidade: Tente usar textos e títulos que provoquem a curiosidade do leitor, sempre dando aquele gostinho de quero mais.
  • Influência Social e Pertencimento: Aceitação social, companheirismo, pertencer a um grupo, tudo isso nos motiva na tomada de decisões. Podemos utilizar de depoimentos para mostrar que várias pessoas estão fazendo aquilo e quanto mais pessoas fazem algo nos sentimos pressionados a fazer também. O famoso “Maria vai com as outras”.
  • Evasão da dor & Sobrevivência: É natural do ser humano, evitar a dor e perdas. A dor pode ser grande de perder uma oportunidade única. Ex: “Desconto de 80% SÓ HOJE”.

Sabendo dos motivadores podemos aplicá-los em gatilhos mentais, que poderão nos ajudar nas nossas estratégias como: Escassez, Urgência e Prova social.

9 – Site adaptado para mobile

Seu site é exibido perfeitamente para quem acessa por dispositivos móveis? Não? Temos que mudar isso urgente! O celular já é a principal forma de acesso a internet no Brasil, então devemos dobrar nossa atenção.

Colina Tech GIF Responsivo

Para conferir se seu site está bom para o mobile, o Google possui a ferramenta de teste mobile friendly, é só acessar o link e digitar a URL do seu site e esperar o resultado.

10 – Experiência do Usuário

A Experiência do Usuário (UX: User Experience) é um dos fatores mais relevantes para determinar o tempo de permanência e a taxa de rejeição do seu site, por isso ela deve ser pensada e estruturada com muita calma e atenção.

Para desenvolver uma página com uma boa experiência de Usuário é preciso estudar a fundo sua Buyer Persona e as novas tendências do UX, assim podendo moldar a interface do seu site de uma forma que guie o usuário dentro do seu site. Aqui na Colina Tech nós usamos a metodologia do “Usuário está bêbado”, que os sites que nós desenvolvemos devem ser tão fáceis de navegar que até um usuário bêbado consegue tirar o melhor proveito tranquilamente.

Colina Tech Gif Feliz

Mesmo quando o usuário está assim, tem que conseguir usar seu site xD

A área de Experiência do Usuário defende que um site deve possuir 7 características: Útil, Usável, Achável, Credível, Desejável, Acessível e Valioso.

12

Com essas 7 características você terá um site otimizado e focado no usuário.

A utilização de Links internos no seu site é muito importante, pois aumenta a permanência do usuário no seu site, aumenta a conversão e diminui a taxa de rejeição.

Utilizando essa técnica você também melhora seu rankeamento, por se tratar também de uma técnica de SEO.

Essa técnica é utilizada principalmente em posts, porque é possível você adicionar conteúdos relevantes para o seu visitante dentro do seu artigo assim o levando para outra parte do seu site.

12 – Passe confiança

Todos sabem que para passar confiança não basta você apenas dizer: “Ei! Eu sou confiável!”, por isso a confiança do seu visitante deve ser conquistada.

Segundo o livro Marketing 3.0 de Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, seus clientes não compram só porque seu produto por ser bom, ele compra pois acredita na sua empresa e no seu propósito.

13

Representação do Golden Circle

A teoria do Golden Circle comprova o que Philip Kotler falou, onde as empresas de maior sucesso sabem o que fazem, como fazem e o mais importante por que fazem. As empresas que não possuem o “Why”, estão sendo engolidas.

“Mas como eu posso passar confiança?”

Não existe uma receita de bolo para isso, mas a transparência e você desenvolver  um conteúdo de qualidade dentro da sua área são ótimos passos para tentar ganhar a confiança dos seus clientes.

Siga esses passos e você aumentará e muito a conversão do seu site. Restou alguma dúvida? Quer saber mais sobre o assunto? Fale com um dos nossos especialistas, estaremos mais que dispostos a te ajudar!

ebook planejamento de marketing de sucessoPowered by Rock Convert

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Marcadores:

Search
Generic filters
Exact matches only

SOBRE O AUTOR:

Davi Trindade
UX Designer

Apaixonado por tecnologia e marketing, Davi já foi desde desenvolvedor a UX designer da Colina Tech. Apaixonado por conversão e CRO.

Assine nossa Newsletter:

O melhor conteúdo de marketing na sua mão!

Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade gratuitamente!

Fique por dentro do Marketing Digital

Se inscreva agora na nossa newsletter

Você receberá tudo que há de novo sobre Marketing Digital. Relaxe, não enviaremos spam!

ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.