Vendas B2B: Como o Inbound Marketing ajudou a Produtiva a vender mais

Desafio

A Produtiva Júnior é uma empresa que atua a mais de 10 anos realizando consultoria em gestão. Com uma proposta inovadora de desenvolver projetos personalizados por meio de um menor custo benefício. 

Já reconhecida no mercado por uma execução de projetos de excelência, o desafio da Produtiva Júnior passou a ser comunicar ao mercado os seus diferenciais competitivos.

Com um modelo de vendas B2B, o que se almejava era alcançar os empresários do estado do Rio Grande do Norte, os educando a respeito de como as soluções da Produtiva Júnior poderiam ajudar as empresas a potencializarem seus resultados.

Com um setor comercial capacitado para realizar prospecção ativa, a Produtiva Júnior começou a identificar a necessidade de se posicionar no mercado com autoridade, de uma maneira que as empresas os procurassem para solucionar os problemas identificados na gestão do seu negócio. Não havia uma atuação no meio online, isso dificultava que esse objetivo fosse alcançado. 

A partir de então, a diretoria da Produtiva Júnior passou a direcionar os seus esforços a expandir os seus canais de comunicação, para que houvesse um aumento no seu volume de vendas. 

  

Solução

Visando aumentar o seu volume de vendas, a Produtiva Júnior buscou a Colina Tech para contribuir com o alcance dos seus objetivos. 

O primeiro passo foi o desenvolvimento do website. Com uma plataforma online, a Produtiva Júnior conseguiu aumentar a sua visibilidade e alcance. Isso permitiu que mais pessoas tivessem conhecimento a respeito do portfólio de serviços oferecidos, conhecessem a sua equipe e entendessem os diferenciais competitivos.

Após a construção do website, se iniciou um trabalho de gestão de mídias sociais, para garantir a atuação constante no meio online, estando sempre presente na mente do consumidor. 

Com a presença no meio online ocorrendo, passamos então a trabalhar com a produção de conteúdos em artigos para o blog. Isso permitiu que os potenciais clientes fossem nutridos a respeito dos serviços oferecidos, além de fazer com que a Produtiva Júnior se tornasse referência na sua área de atuação, transmitindo credibilidade ao mercado. 

Esses conteúdos foram fundamentais tanto para a abordagem nos mais diversos canais de comunicação, quanto para o auxílio nas negociações, já que também foram usados como argumentos para quebras de objeções levantadas pelos prospects. 

Tendo aumentado o tráfego orgânico e melhorado consideravelmente a visibilidade da marca, a Produtiva Júnior começou a trabalhar com iscas de captura de leads (potenciais clientes), por meio da oferta gratuita de materiais ricos, tendo assim a oportunidade de estabelecer um relacionamento com as pessoas interessadas. 

Foi implementada então, uma ferramenta de Automação em Marketing que permitiu que o processo de conversão e de relacionamento fosse realizado de maneira mais eficiente, otimizando o esforço e potencializando os resultados alcançados. 

Além de tudo isso, foi estabelecido um processo de monitoramento e controle dos resultados alcançados, para que lições aprendidas fossem coletadas e, assim, pudéssemos implementar melhorias constantes para impulsionar os resultados alcançados. 

 

Resultados

Após a execução de todo o trabalho de Inbound Marketing realizado pela Colina Tech, a Produtiva Júnior conseguiu aumentar o faturamento da empresa em 129% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Durante os 6 meses de realização do trabalho, tendo mais de 20 artigos para o blog produzidos, conseguimos um total de 6634 visitantes na página. Entre eles, 123 leads foram gerados, onde 27 foram oportunidades de negócio e 4 foram convertidos em vendas. Como mostra a figura a seguir: 

 

Além dos números alcançados, advindos diretamente do serviço de Inbound Marketing, a realização do trabalho desenvolvido pela Colina Tech permitiu que a Produtiva Júnior:

  • Aumentasse visibilidade e a conscientização da marca;
  • Melhorasse a confiança e a credibilidade diante dos potenciais clientes;
  • Expandisse seus canais de comunicação;
  • Garantisse tráfego e leads que se tornaram oportunidade de vendas;  
  • Aumentasse o ticket-médio dos serviços realizados;
  • Diminuísse o custo de aquisição;
  • Alcançasse o retorno sobre o investimento nas ações de Marketing;
  • Estabelecesse um ranqueamento da empresa em buscas orgânicas no Google; 
  • Tivesse conteúdo para nutrição de leads e prospects em negociação.

Todos os resultados alcançados permitiram que o crescimento da Produtiva Júnior fosse exponencial. A perspectiva de crescimento continua, já que o serviço não garante um retorno a curto, mas sim a médio e longo prazo. 

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.