A real importância do Inbound Marketing para Consultorias

Antes de começarmos, é importante saber a diferença de Inbound e Outbound Marketing: enquanto o principal objetivo do primeiro é atrair e fidelizar clientes através de conteúdos relevantes, despertando seu interesse para que ele venha até você, o Outbound Marketing é o conceito mais próximo do marketing convencional, trazendo clientes por meio da oferta de serviços e produtos através dos meios de comunicação, como televisão, rádio, jornais, outdoors, etc.

Esclarecido esse ponto, é importante destacar que, hoje em dia, é imprescindível que qualquer empresa que busque sucesso e crescimento tenha uma presença digital forte, ainda mais no atual contexto de pandemia e aumento das compras e transações através de meios virtuais. Dessa forma, para conquistar novos negócios e expandir sua atuação, além de ter um site e páginas em redes sociais, é imprescindível para qualquer negócio desenvolver uma estratégia para atrair consumidores e visitantes que tenham potencial para tornarem-se clientes.

Para quem está começando uma empresa ou ainda não tem muito conhecimento sobre marketing e estratégias de atração, pode ser uma boa alternativa contratar um serviço especializado a fim de gerar melhores resultados para sua marca através de estratégias mais direcionadas e eficientes. No caso de consultorias, cujos serviços servem como orientação para os mais diversos setores do mercado, é fundamental saber se posicionar no nicho escolhido e saber transmitir a área de atuação do negócio, atraindo clientes qualificados cujas necessidades sejam atendidas pelo seu serviço.

Vem com a gente para entender como o Inbound Marketing pode ser útil para a sua empresa!

Por que o Inbound Marketing é importante?

Vimos que essa estratégia visa atrair, conquistar e fidelizar clientes, o que deveria ser a meta de qualquer empresa. Para descobrir seu diferencial competitivo ou elaborar um posicionamento satisfatório no meio digital, o Inbound Marketing será o seu maior aliado.

Ao invés de atuar da forma convencional do marketing no meio digital, por meio de anúncios e pop-ups, o Inbound Marketing chama a atenção do público através de conteúdos relevantes, despertando ou mantendo o interesse em um determinado assunto.

Ao oferecer informações úteis, cria-se uma conexão entre os clientes e a marca, viabilizando uma aproximação sutil e ao mesmo tempo humanizada. Através desse compartilhamento, é possível conduzi-los, gradualmente, ao momento da venda, seguindo as etapas do funil do marketing:

ebook inbound e outbound
Funil de vendas de inbound marketing para consultorias
Funil de vendas de inbound marketing para consultorias

No topo do funil, na etapa de atração, os esforços são direcionados para chamar a atenção do visitante para o seu negócio através de conteúdos mais generalistas, gerando o aprendizado e a descoberta da sua marca. Assim, o primeiro passo é gerar uma demanda para o site.

Já no meio do funil, na etapa de geração de leads, o objetivo é fazer com que o cliente perceba seu problema e pense em possíveis soluções para ele. Aqui, buscamos convertê-lo para que ele deixe os dados necessários para você entrar em contato com ele, dando início a um relacionamento que futuramente gere a conversão de leads (potenciais clientes) em oportunidades.

Em seguida, na fase de oportunidade, o cliente considera o seu produto ou serviço para a solução do problema que ele tem para que finalmente, na etapa da decisão, já no fundo do funil, ele opte por aquilo que você oferece, tornando-se seu cliente, convicto de que é a melhor opção.

Entendi! E quais os benefícios o Inbound Marketing pode trazer para a minha empresa?

  • Aumento da visibilidade: ao chamar a atenção de leitores e possíveis consumidores com conteúdos relevantes, a gama de interessados, mesmo que não continuem na jornada de compra futuramente, aumenta; isso também leva a tornar-se uma referência no seu ramo de atuação, visto que a utilização do seu espaço digital para a propagação de informações úteis populariza a sua página e mostra que você conhece todos os aspectos do seu mercado;
  • Ciclo de vendas menor: considerando o contato inicial de um cliente e o fechamento da venda, este processo é reduzido tanto em tempo quanto em recursos
  • Menor custo de ações de marketing: ao produzir e divulgar conteúdos relevantes para um público já interessado no assunto, produto ou serviço não é necessário “despertar o interesse inicial”. Normalmente, isso seria feito através de métodos convencionais como outdoors, propagandas e folhetos, pagando pelo espaço em mídias tradicionais visando atingir o maior número de pessoas possível.
  • Maior adequação às necessidades do cliente: ao compreender o que os consumidores estão buscando, fica mais fácil estabelecer quais dores o seu produto ou serviço resolve, entregando um resultado qualificado e personalizado.
  • Maior precisão na mensuração de resultados: ao realizar campanhas em veículos como jornais e televisão, abrindo mão da segmentação do público, é impossível ter uma noção concreta da quantidade de vendas resultantes dessa ação. Já com o Inbound Marketing, considerando que cada venda resulta de uma visita ao blog, interação com a página em alguma rede social, email marketing, etc., fica mais fácil identificar qual a origem daquela venda, direcionando esforços e investimentos para ações com maiores resultados.

Como aplicar o Inbound Marketing na minha consultoria?

A fim de implementar e otimizar as ações de marketing de conteúdo, o primeiro passo é realizar um diagnóstico da comunicação da empresa com o público, verificando quais atividades e abordagens já são feitas, quais as medidas necessárias e quais os pontos de melhoria.

Além disso, é necessário fazer uma análise da concorrência, identificando fortalezas e fraquezas da sua abordagem perante os outros atores do mercado, bem como possíveis oportunidades para negócios. A partir desse panorama, é possível definir metas e indicadores para acompanhar a evolução das estratégias através de um planejamento.

Dentre algumas que podem ser adotadas, mencionamos

  • A definição de palavras-chave importantes para a sua consultoria e seu nicho de atuação, melhorando o posicionamento da sua página em mecanismos de busca através de melhorias no SEO;
  • O planejamento de um cronograma de conteúdos, incluindo blog posts, e-books, infográficos, landing pages, call to actions e posts em redes sociais;
  • Adoção do uso de softwares ou plataformas de automação de serviços, a fim de otimizar suas estratégias de marketing, etc.

Ficou com dúvidas sobre como implementar o Inbound Marketing no seu negócio? A Colina Tech oferece conteúdos e serviços que vão ajudar sua empresa a se posicionar de forma mais adequada no seu mercado de atuação! Curtiu? Vem com a gente e vamos juntos ao topo!

ebook planejamento de marketing de sucesso

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SOBRE O AUTOR:

Caterine Palmieri

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.