Não é novidade para ninguém que o perfil do consumidor atual não é o mesmo de alguns anos atrás.
Afinal, hoje em dia é muito mais fácil e prático procurar produtos de interesse na internet e, claro, comprá-los. Tudo é feito em poucos cliques através das mais diferentes telas de computadores e smartphones.
Por isso, saem na frente as empresa que possuem um processo de vendas bem estruturado, com foco no cliente e na sua necessidade, e não apenas no faturamento.
Nesse sentido de oferecer um processo de vendas mais estruturado e diretivo, surge o termo Inbound Sales.
Um modelo que abrange justamente todas as técnicas para atrair os consumidores certos para, assim, aumentar as chances de conversão de uma venda.
Quer saber mais? Confira no próximo tópico.
Afinal, o que é Inbound Sales ?
Entender as dores, anseios e necessidades dos consumidores atualmente não é mais um diferencial, mas sim um tipo de obrigação para as empresas que desejam alcançar de forma positiva o público ideal.
Afinal, conhecer o consumidor é um benefício que resulta diretamente na criação de estratégias para toda a equipe de vendas.
O Inbound Sales surge nesse cenário de personalização como uma abordagem bem diferente das tradicionais. Nela, todos os compradores devem ser analisados de forma individualizada.
Ou seja, nada de roteiros prontos e longos para vender algum produto ou serviço.
Isso porque, o Inbound Sales permite criar um processo bem mais assertivo para concluir um processo de venda de forma positiva, uma vez que o vendedor em questão já entra no processo de vendas falando com clientes ideais, que realmente possuem necessidades e querem satisfazê-las por meio da compra.
Mas, afinal, de onde vêm esses consumidores qualificados?
O Inbound Sales é uma técnica que depende do chamado e sempre atual Inbound Marketing.
Essa, basicamente explicando, é uma técnica que utiliza estratégias para atrair o consumidor, ao invés de ir atrás deles.
Por meio do Inbound Marketing o cliente já chega qualificado para o momento da compra. Afinal, como citamos anteriormente, ele já foi atraído pela oferta e já identificou que realmente precisa de soluções.
E é justamente neste momento final que o time de vendas entra em ação para com as melhores estratégias do Inbound Sales para conseguir concluir a venda.
Por esse motivo, muitos setores comerciais já estão integrados com os de Marketing em diversas empresas.
Qual é a diferença entre Inbound e Outbound Sales?
Muitos não sabem, mas a Outbound Sales é o formato tradicional de vendas. Aquele em que um vendedor entra em contato com o maior número de leads possível para entender seus desejos de compra e, assim, oferecer um serviço.
Diferente dessa abordagem, como já citamos anteriormente, o Inbound Sales se refere ao formato de vendas em que o próprio consumidor demonstra interesse na compra.
Isso acontece porque ele é atraído por meio de conteúdos gratuitos na internet, oferecidos por marcas que consequentemente se tornam autoridades nesses assuntos publicados.
E esses conteúdos podem estar espalhados nos mais diferentes meios e formatos, como redes sociais, websites e blogs.
Dessa forma, após se informar sobre determinado assunto e confiar nas informações do conteúdo em questão, o consumidor já chega qualificado para falar com vendedores e, assim, finalizar a compra.
Deu para entender a diferença entre esses dois formatos de venda?
Então confira no próximo tópico algumas das principais vantagens do Inbound Sales para o dia a dia das empresas.
Benefícios do Inbound Sales para um time de vendas
#01. Retorno
Sabemos que todo processo de uma empresa demanda tempo e dinheiro. Afinal, para atrair clientes é preciso gastar com estratégias de Marketing, capacitação profissional e muitos outros detalhes.
Caso a equipe de vendas não esteja conseguindo fechar muitos clientes, todo o retorno sobre investimentos será abaixo do esperado e, consequentemente, trará prejuízos para a empresa.
Por isso, investir em Inbound Sales é muito mais assertivo, pois os clientes que não demonstram interesse no processo são facilmente substituídos e não tomam tanto tempo dos vendedores.
E sabemos que quanto mais negócios fechados, maior é o retorno sobre investimentos!
#02. Foco no consumidor
Se no processo de Outbound Sales o consumidor passa por um caminho de vendas cansativo e invasivo, no Inbound Sales ele não sente esse problema.
Afinal, com todas as informações em mãos, o vendedor que utiliza técnicas do Inbound irá abordá-lo de forma positiva, com foco na resolução de problemas e sempre com soluções.
Isso não só aproxima o cliente, como também aumenta a possibilidade de torná-lo um promotor ao atestar a qualidade do serviço prestado.
#03. Engajamento da equipe
Sem processos tão robotizados e repetitivos, com certeza uma equipe consegue se engajar mais com os processos de venda.
Além disso, alcançando resultados positivos, o ambiente interno da empresa também melhora, e, logo, os resultados positivos serão mais visíveis.
#04. Acompanhamento de métricas
Ciclo de vendas, quantidade de negócios fechados por vendidos, ticket médio, taxa de conversão… Todas essas questões são muito levadas em consideração no processo de Inbound Sales.
Justamente por isso fica mais prático acompanhar métricas e identificar tendências.
Agora que você entendeu alguns dos principais benefícios do Inbound Sales, confira, no próximo tópico, os principais erros que muitas empresas cometem ao implantar esse processo.
Erros comuns no Inbound Sales
#01. Não ter um fluxo de leads
Não adianta ter uma equipe de vendas com foco em inbound sales se a estratégia de geração de leads não está sendo feita de forma correta.
Por isso é sempre importante ter um fluxo de captação bem organizado e distribuído para toda a equipe.
Essa decisão não só traz organização para os colaboradores, como facilita a visualização de quem está no processo.
#02. Ausência de equipe capacitada
Muitos profissionais que trabalham com vendas já chegam em suas funções com velhas costumes.
Por isso, por mais atualizada que a sua equipe esteja, é sempre bom oferecer treinamentos e mantê-los atualizados com as novidades que surgem no mercado.
Essa é uma excelente oportunidade também de sair na frente da concorrência com novas soluções e abordagens estratégicas.
#03. Falta de ferramentas para auxiliar o dia a dia
Por mais que o processo de Inbound Sales possa parecer simples, é sempre importante que a equipe de vendas conte com ferramentas que auxiliem o fluxo do dia a dia.
Ferramentas de CRM, por exemplo, facilitam o fluxo para acompanhar a evolução do ciclo de vendas e outras métricas indispensáveis.
Por isso, economizar utilizando tecnologias obsoletas não é uma solução e sim um erro que pode acarretar outros problemas.
#04. Não existir um alinhamento com o time de Marketing
Como já adiantamos, o Inbound Sales é uma estratégia que une o time de Marketing e Vendas, sendo necessário muitas vezes uma integração entre as duas equipes.
Pois enquanto o Marketing traça estratégias para atrair o cliente, a equipe de vendas busca fidelizá-los.
Assim, não há como separar uma área da outra. Isso consequentemente acarretaria uma falha gigantesca nos processos internos.
Conclusão
Gostou de entender mais sobre a metodologia Inbound Sales e como ela pode ajudar diferentes tipos de empresas a conquistarem seus clientes ideias?
Essa é uma técnica que realmente veio para ficar nos mais diversos ramos empresariais.
Então não perca tempo! Afinal, uma marca de sucesso se faz com um bom relacionamento e aproximação com seus clientes.
Sucesso!