O marketing industrial trabalha objetivamente no relacionamento entre empresas, também conhecido como Mercado B2B (Business to Business).

Diferente do público B2C, que vende produtos e serviços ao consumidor final, o modelo B2B realiza transações entre diferentes organizações.

Mesmo sendo um mercado diferente, ele é muito lucrativo. De acordo com a B2BOL (Business-to-Business Online), as transações entre empresas movimentaram mais de 2 trilhões de reais.

Além da venda entre empresas, esse nicho tem uma outra característica. Isso porque a compra feita por esse público é totalmente racional.

Por se tratar de um conjunto de estratégias para atingir esse segmento, o marketing industrial precisa de planejamento eficiente para promover produtos e serviços.

E pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar no planejamento estratégico de marketing na indústria.

1 – Defina os seus objetivos

A definição dos objetivos é o passo número um no marketing industrial. A razão disso é que a equipe precisa de traçar as etapas de forma clara, antes de definir as estratégias.

Um exemplo disso é a linha de produção de um automóvel. Se o objetivo de montar veículo não for traçado, fica impossível definir a colocação das peças.

Da mesma forma é o planejamento de marketing. Sem saber o conhecimento dos objetivos da empresa será impossível traçar ações para alcançar as metas.

2 – Estude o mercado

Após estabelecidos os objetivos da empresa, o próximo passo é fazer uma análise da concorrência e do público-alvo.

Essa etapa é importante, pois sem um estudo do mercado, fica complicado ser competitivo e eficiente sem conhecer as ações das outras empresas.

Retornando ao exemplo do automóvel, não é possível produzir um veículo que atenda o seu público e supere a concorrência sem conhecer os carros das outras marcas.

3 – Adote as estratégias

Logo depois de conhecer os seus objetivos e a concorrência, o próximo passo é adotar estratégias para aumentar o alcance do produto e as vendas.

Existem algumas estratégias para alavancar a relevância da marca e dos seus produtos, como:

Canais de Divulgação

Quando se fala na divulgação na indústria, existem várias sugestões, como as redes sociais e por mídias OOH (out of home).

Nas redes sociais, o marketing industrial deve ser feito de acordo com os limites, restrições da mídia social e do seu público. 

Pois dessa forma, é possível evidenciar seus produtos ou serviços para o público-alvo por meio de painéis digitais.

Já as mídias OOH se caracterizam por um conjunto de mensagens que atingem o consumidor fora de casa.

Exemplos disso são cartazes, painéis e outdoors, permitindo a divulgação dos produtos ou serviços para o público-alvo nos espaços públicos ou privados.

Produção de Conteúdo

Outra ação que pode gerar resultados e deve estar presente em um planejamento de marketing industrial é a produção de conteúdo.

Também conhecida como Marketing de Conteúdo, essa estratégia busca engajar o público com criação de conteúdos de alta relevância. 

Essas ações podem ser feitas tanto nas redes sociais, quanto em um blog, com vídeos e outros materiais educativos.

Ainda mais pela complexidade das vendas b2b, os conteúdos conteúdos informativos e educacionais resolvem as dúvidas desse público com mais facilidade.

Faça um planejamento de marketing industrial

O marketing industrial tem o intuito de aproximar essas empresas dos seus clientes, que em sua maioria, são do mercado B2B.

Para conseguir vender a esse nicho de mercado, é preciso saber formas de como vender mais por meio do planejamento estratégico.

Antes de tudo, defina os objetivos da indústria, pois só assim é possível traçar metas e ações para realizar campanhas.

Outra ação necessária no planejamento é o estudo do mercado. Pois é por meio dele que a empresa consegue desenvolver estratégias para atingir o seu público e superar a concorrência.

E com um planejamento bem estabelecido, a empresa pode implementar várias estratégias, que vão desde a divulgação nas redes sociais até a produção de conteúdo. O intuito dessas ações é atrair um público qualificado para se tornar um cliente.

Dessa forma, o marketing industrial se torna um grande aliado da empresa, dando mais visibilidade e possibilidades para aumentar as vendas.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing Para Indústria.