Se você é empresário ou empreendedor, certamente já ouviu falar sobre o Google Meu Negócio. Mas você realmente sabe o potencial que essa ferramenta tem para alavancar suas vendas?
Neste blogpost, confira em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o Google Meu Negócio, desde o que é até como ele pode ser usado estrategicamente para atrair mais clientes para o seu projeto ou empresa. Fique por aqui e descubra como utilizar esse recurso gratuito do Google a seu favor!
O que é o Google Meu Negócio?
De maneira simplificada, o Google Meu Negócio (ou Google My Business) é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite que empresas gerenciem sua presença online na busca e no Google Maps.
Com ele, você pode fornecer informações relevantes sobre seu negócio, como endereço, telefone, horário de funcionamento, site, fotos e até responder a avaliações de clientes, além de, claro, ter acesso aos feedbacks.
Mais que isso, podemos afirmar que ele é fundamental para negócios locais que desejam ser encontrados facilmente por clientes em potencial e que estejam buscando serviços ou produtos nas proximidades.
Em outras palavras, ele coloca a sua empresa no radar de quem está procurando exatamente aquilo que você oferece.
Por que usar o Google Meu Negócio?
Como comentado anteriormente, já podemos perceber que ele é uma excelente ferramenta para os projetos que almejam destaque e conquistar seu lugar no mercado. Mas o que faz o Google Meu Negócio ser uma potência quando falamos de impulsionar qualquer empresa?
Dentre as principais vantagens que podemos tirar dessa plataforma, vale destacar:
Ser encontrado no Google
A primeira e talvez a principal razão para usar o Google Meu Negócio é aumentar a sua visibilidade. Quando alguém procura por um serviço ou produto que você oferece, seu perfil pode aparecer nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps, especialmente se a pessoa estiver nas proximidades.
Esse fator aumenta significativamente as chances de que seu negócio seja encontrado e, consequentemente, você ganhe mais clientes.
Serviço gratuito
Quem não gosta de uma ferramenta gratuita, não é mesmo? O Google Meu Negócio é totalmente gratuito, o que o torna uma excelente opção de marketing para pequenos e médios empresários que não querem (ou não podem) investir pesado em anúncios pagos.
Com ele, você pode divulgar todas as informações relevantes sobre sua empresa sem gastar um centavo.
SEO Local
Como já mencionado, se você tem um negócio local, o Google Meu Negócio é essencial para melhorar o seu SEO local. Isso significa que seu perfil pode aparecer em pesquisas feitas por pessoas próximas à sua localização, tornando mais fácil para potenciais clientes encontrarem sua empresa.
Além disso, ter um perfil bem otimizado pode até ajudar a melhorar o ranking do seu site no Google, maximizando ainda mais o alcance online do seu negócio.
Experiência para o cliente
Podemos dizer com tranquilidade que ter um perfil no Google Meu Negócio também oferece uma melhor experiência para o cliente.
Graças aos serviços da plataforma, os usuários podem encontrar informações atualizadas sobre a sua empresa, ver fotos, ler avaliações e até fazer perguntas diretamente pelo perfil. Tudo isso contribui para uma experiência mais completa e satisfatória, o que pode aumentar a confiança no seu negócio e incentivar a visita ou a compra.
Como criar um perfil no Google Meu Negócio?
Diante de todas essas vantagens que contribuem para a visibilidade e valorização do seu negócio, como aderir a esta ferramenta?
É pensando nisso que separamos um tutorial prático para esse processo! Acompanhe o passo a passo e impulsione ainda mais o seu projeto com o Google Meu Negócio:
Passo a passo
Criar um perfil no Google Meu Negócio é simples e rápido. Veja como fazer:
- Acesse o Google Meu Negócio: Vá até o site Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar agora”.
- Faça login na sua conta Google: Caso não tenha, será necessário criar uma.
- Insira o nome da sua empresa: Selecione a opção que corresponde ao seu negócio ou adicione-o manualmente.
- Adicione o endereço: Informe o endereço completo para que seu negócio apareça no Google Maps. Se você não possui um endereço físico (por exemplo, se trabalha de casa), há uma opção para ocultar o endereço.
- Escolha a categoria do negócio: Selecione a categoria que melhor representa o seu negócio para ajudar o Google a entender o que você oferece.
- Adicione o telefone e site: Esses dados são importantes para que os clientes possam entrar em contato com você facilmente.
- Verifique sua conta: Por fim, o Google enviará um código de verificação para confirmar a existência do seu negócio no endereço fornecido.
Depois de seguir esses passos, seu perfil estará pronto para ser exibido aos usuários do Google e do Google Maps. Mas não pare por aí! Há muito mais a ser feito para otimizar o seu perfil e garantir que ele atraia o maior número possível de clientes.
E, falando em se manter na ativa, a próxima casa para avançar seria, justamente, um site. É para isso que a Colina Tech está aqui!
Estamos à disposição para mostrar as boas práticas de como manter o seu site no mercado, incluindo hospedagem, otimizações, foco em SEO e, claro, a qualidade que o seu negócio merece para chegar ao topo, e deixar o seu perfil ainda mais com a cara do seu negócio!
Funcionalidades do Google Meu Negócio
Mais do que seus benefícios, é interessante saber as funcionalidades que o Google Meu Negócio pode oferecer. Dessa forma, podemos considerar que as principais são:
Agendamento de horário
Alguns segmentos de negócios, como salões de beleza, academias e restaurantes, podem permitir que os clientes façam agendamentos de horário diretamente pelo Google Meu Negócio. Essa funcionalidade facilita a vida do cliente e ainda ajuda a organizar a sua agenda.
Portfólio de produtos e serviços
Você também pode adicionar um portfólio de produtos e serviços ao seu perfil. Isso é ideal para que os clientes saibam exatamente o que você oferece, os preços e até detalhes sobre cada item ou serviço. É como se fosse uma vitrine digital do seu negócio.
Avaliações de clientes
Como você já deve saber, o feedback da sua clientela é um fator vital para que você possa saber que pontos aplicar, melhorar ou mesmo diminuir o investimento.
Tendo isso em mente, é importante ressaltar que as avaliações de clientes são um dos pontos mais importantes do Google Meu Negócio.
Vale adicionar que elas não só ajudam a construir a reputação da sua empresa, como também influenciam na decisão de novos clientes. Por isso, é fundamental responder a todas as avaliações, sejam elas positivas ou negativas, de forma educada e profissional.
Galeria de fotos
Uma imagem vale mais que mil palavras, certo? Com o Google Meu Negócio, você pode adicionar fotos do seu estabelecimento, produtos, serviços e até mesmo vídeos.
Isso ajuda a criar uma galeria de fotos que deixará seu perfil mais atraente, de confiança, e permitirá que os clientes conheçam melhor o seu negócio, tanto no fator da estética quanto na localização.
Mensagens diretas
O Google Meu Negócio também permite que você receba mensagens diretas dos clientes. Assim, eles podem tirar dúvidas ou pedir informações sem precisar ligar ou enviar emails. Uma ótima maneira de melhorar o atendimento e agilizar a comunicação!
Como melhorar o Google Meu Negócio?
Agora que você possui um Google Meu Negócio (ou mesmo para você que já aderiu a plataforma antes desta leitura), que tal conferir algumas dicas valiosas de como melhorar seu uso nessa ferramenta?
Explore detalhes sobre como otimizar ainda mais o seu perfil no Google Meu Negócio através de dicas práticas e com o exemplo de um de nossos clientes:
Solicite e responda às avaliações
Incentive seus clientes a deixarem avaliações no Google Meu Negócio e sempre responda a elas, sejam positivas ou negativas.
Essa é uma ótima forma de mostrar que você se importa com a opinião dos clientes e está disposto a melhorar sempre, além de conseguir manter um “canal aberto” de comunicação com a sua clientela.
Atualize as fotos constantemente
Mantenha seu perfil atualizado com novas fotos do seu estabelecimento, produtos e serviços. Isso demonstra que o negócio está ativo e comprometido com a qualidade.
Crie publicações no perfil
Outro bom uso da aba de publicações é aproveitá-la para divulgar promoções, novidades e eventos. Além de manter seu perfil atualizado, esses fatores contribuem também para atrair mais visitantes para o seu negócio.
Use palavras-chave na descrição
Na descrição do seu perfil, inclua palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Isso ajudará o Google a entender melhor o que você oferece e melhorar seu posicionamento nas buscas.
Portanto, procure detalhar e cadastrar todos os seus serviços dentro da aba correspondente de “Serviços”. É interessante também, incluir descrições de cada categoria destes.
Indo além do Google Meu Negócio: construa seu site de conversão
Podemos notar que o Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa para quem deseja aumentar a visibilidade online e atrair mais clientes de forma gratuita. Com funcionalidades que vão desde o agendamento de horários até o gerenciamento de avaliações, ele se torna indispensável para negócios locais e ideal para empresas que querem alavancar suas vendas.
Nesse sentido, implementar as estratégias que mencionamos aqui pode fazer toda a diferença nos resultados do seu negócio.
Entretanto, apesar de todos os benefícios, limitar-se apenas ao Google Meu Negócio pode restringir o potencial do seu empreendimento. Isso porque, embora seja um ótimo ponto de partida, ele não substitui a importância de ter um site próprio.
Um site oferece muito mais controle sobre a sua marca, permite personalizar a experiência do usuário e, o mais importante, amplia a presença digital do seu negócio.
Com um site, você pode apresentar detalhes sobre seus produtos e serviços, criar conteúdos relevantes que ajudem a educar e engajar seus clientes, e integrar ferramentas de marketing digital, como blogs e landing pages, para captar leads e realizar vendas.
Portanto, dar o próximo passo e criar um site para o seu negócio é fundamental para consolidar sua presença online e oferecer uma experiência completa para o seu cliente.
Conclusão
Não há dúvidas de que o Google Meu Negócio é, de fato, uma plataforma valiosa quando se trata de fortalecer a presença de empresas online e conquistar mais clientes locais.
Diante de todos os detalhes explanados ao longo desse blogpost, também não precisamos ir muito longe para perceber que, aplicando corretamente as estratégias práticas mencionadas, é possível levar seu negócio ou projeto a outro patamar de sucesso e reconhecimento.
Porém, como já vimos, é importante ter em mente não parar por aqui. Embora o Google Meu Negócio ofereça muitos benefícios, depender apenas dele consequentemente limita o crescimento e o potencial do seu empreendimento.
É nesse contexto que entra a etapa de criar um site próprio é o próximo passo para consolidar a sua marca na internet e oferecer uma experiência completa ao seu público.
Um site atua como um hub central, onde todas as informações e estratégias digitais se conectam. Além disso, quando bem estruturado, um site melhora o SEO, complementando a visibilidade conquistada com o Google Meu Negócio e ampliando ainda mais o alcance da sua marca.
E, como comentado anteriormente, a essência de manter um negócio é continuar na ativa e na ambição de sempre evoluir! Portanto, ao dar o próximo passo, não hesite em contar com a Colina Tech!
Nossa equipe especializada pode te ajudar a configurar um site com um perfil atraente, além de fornecer otimizações, monitoramento e suporte para o seu site, além de, claro, aplicar estratégias para melhorar o posicionamento do seu negócio nas buscas do Google.
Entre em contato com a gente e vamos juntos levar suas vendas ao topo!