Se pudéssemos, apostaríamos tranquilamente que você, leitor, consultou o Google pelo menos uma vez no dia de hoje. Para conferir como está o tempo ou para descobrir onde tal loja se localiza? Seja qual for o motivo, a consulta serviu para achar a resposta para algum problema, cotidiano ou não! Acertamos?
Bom, só sabemos disso porque a busca do Google nos auxilia dos mínimos aos máximos detalhes. Ela está há tanto tempo nos acompanhando que a nossa procura por respostas é quase automática.
Mas como a ferramenta nos entrega a resposta mais aproximada possível ao que procuramos? Por causa do SEO!
O SEO faz com que tanto pequenas quanto grandes empresas sejam encontradas pelos consumidores quando estes pesquisam por produtos ou serviços que elas oferecem. É por isso que você sempre recebe, por meio do Google, um leque de possibilidades para solucionar o seu problema!
Neste blogspot, vamos entender melhor o que significa essa sigla, como funcionam as atualizações das páginas do Google e 3 estratégias para a sua empresa ir ao topo!
Fica com a gente até o final que temos uma surpresa.
O que é SEO?
Olhando pela primeira vez, a sigla SEO pode parecer estranha para você, mas ela significa Search Engine Optimization. No português, chamamos de Otimização para Mecanismos de Busca.
Assim, o SEO nada mais é do que o conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para otimizar o posicionamento de um site nos resultados de busca orgânica (aquela em que não há investimento direto em anúncio!).
Atualmente, os principais mecanismos de pesquisa que temos no mundo são o Google, Bing e Yahoo. Porém, o Google se tornou a principal referência de SEO que temos no mercado e é por isso que focamos nele!
Inclusive, se você quiser saber o porquê ele é o preferido de milhões de pessoas ao redor do mundo, confira este artigo aqui.
Os principais objetivos do SEO são aumentar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa, atrair mais tráfego qualificado e, consequentemente, gerar mais leads e vendas.
Além disso, também se preocupa com a experiência do usuário no site. Por isso, as estratégias buscam tornar um site mais acessível e fácil de navegar. Todo mundo adora um site rápido, não é? O SEO se ocupa dessas otimizações técnicas dentro da sua rotina!
Aqui na Colina Tech, por exemplo, contamos com um time de desenvolvimento e SEO alinhados para sites com alta conversão e performance. Se quiser saber mais sobre isso, fala com a gente.
Hoje em dia, o SEO é uma prática fundamental para o sucesso de qualquer site na internet. As empresas investem cada vez mais em estratégias para melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca e conquistar mais clientes.
Além disso, o SEO evoluiu muito nos últimos anos, com a incorporação de novas técnicas, como a otimização para dispositivos móveis e a otimização de conteúdo para pesquisa por voz.
Quer saber como funcionam essas atualizações? Aguarda só um pouco, antes precisamos falar sobre a importância do SEO para as empresas.
Por que o SEO é importante para a sua empresa?
Agora que você já entendeu o que é SEO, é hora de explicarmos o motivo pelo qual ter uma boa estratégia de otimização fará diferença para a sua empresa.
Para as pequenas empresas, o SEO é especialmente importante porque muitas delas não possuem grandes orçamentos de marketing e publicidade. Assim, com o seu auxílio, essas empresas conseguem competir de forma mais equilibrada com empresas maiores e mais estabelecidas no mercado.
Isso porque, assim como já abordamos, as estratégias de SEO aumentam a visibilidade do site sem a necessidade de investimentos massivos em publicidade paga.
Já para as grandes empresas, ele é essencial para manter a liderança no mercado e garantir uma presença forte e constante!
Além disso, as grandes empresas costumam ter sites complexos e com muitas páginas, o que torna a otimização de SEO ainda mais relevante para garantir que todas as páginas sejam indexadas e exibidas nos resultados de pesquisa.
Então, se antes você tinha alguma dúvida se o SEO é o ideal para a sua empresa, não resta mais. Não importa se é pequena ou grande, boas práticas para seu site aparecer no Google sempre serão bem-vindas!
Como você já compreendeu isso, podemos falar sobre as atualizações!
Como funcionam as atualizações de SEO?
O SEO surgiu na década de 1990, juntamente com os primeiros mecanismos de busca da internet. Naquela época, a maioria dos sites era construída com HTML estático e não havia concorrência para aparecer nos resultados de pesquisa.
Com o tempo, a competição cresceu e aparecer nas primeiras páginas tornou-se mais complicado! Por isso, o uso de técnicas de SEO para se destacar na busca orgânica acabou sendo imprescindível para uma empresa aparecer no topo.
Ao mesmo tempo, com o aumento da competitividade, o Google, principal referência de SEO, se dedicou a tornar a inteligência de máquina do algoritmo cada dia melhor. Dessa forma, as atualizações passaram a visar a qualidade dos resultados de pesquisa para os usuários.
Essas atualizações são projetadas para fazer com que o algoritmo penalize sites que possuam práticas de SEO ruins. E recompense práticas eficazes que entregam boa experiência para o usuário.
Por isso, é preciso manter-se atualizado sobre as mudanças do Google e adaptar sua estratégia de SEO a elas.
Lembre-se: uma abordagem de SEO ética e centrada no usuário é a melhor maneira de manter seu site bem posicionado!
A atualização do Google mais recente foca no usuário!
O Google se preocupa com o usuário… assim como você deveria.
Uma das principais atualizações do Google é chamada de E-A-T! Significa Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness. Achou complicado? Calma, no português fica mais simples: Expertise, Autoridade, Confiabilidade.
Essa atualização do algoritmo de classificação do Google teve início em 2018 e é atualizada desde então. A novidade é que muito recentemente, agora em março de 2023, a empresa lançou mais uma atualização core que afetou o algoritmo E-A-T.
No March 2023 Core Update do Google, que trouxe diversas melhorias nos serviços, foi anunciada a evolução do E-A-T: o E-E-A-T.
Percebeu que a sigla recebeu mais um E? Bem, não foi à toa. Esse novo E refere-se a… Experience. Lembra quando falamos sobre a preocupação do Google em como o usuário navega e interage com o conteúdo? Fica comprovado aí!
Agora, a sigla significa respectivamente: Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança. Ou seja, para ranquear bem no Google, atualmente os sites precisam se preocupar e focar em quatro pilares.
São eles:
- Experiência do usuário no site e interação com o conteúdo: se o seu site é responsivo e tem boa velocidade de carregamento de página já é um bom começo!;
- Especialidade do que entrega em seus conteúdos: você precisa saber o que está escrevendo!;
- Autoridade do site: ele é mencionado por outras pessoas, é referência no seu nicho?;
- Confiança que ele fornece ao seu usuário: sua empresa é bem avaliada pelos usuários? Como anda sua reputação?
Tudo isso significa que aqueles sites que entregam boa experiência de usuário, desenvolvem conteúdo de qualidade e demonstram conhecimento especializado em seu segmento serão beneficiados.
Caso você queira saber mais sobre experiência de usuário no site, separamos esse conteúdo genial da Rock Content sobre o assunto.
E o melhor momento: separamos três estratégias básicas e eficientes de SEO para levar o seu site ao topo do Google!
3 estratégias para a sua empresa ir ao topo!
Você sabia que algumas atividades de otimização para SEO são essenciais para manter o seu site relevante e atualizado nos resultados de pesquisa?
Por isso, é preciso atentar-se em realizá-las de forma recorrente. O segredo de SEO é o trabalho de formiguinha que mantém um formigueiro ativo e funcionando.
Aproveita e já salva as nossas dicas aí!
1- Faça pesquisa de palavras-chave baseada em concorrentes
Identificar as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio é uma das estratégias de SEO mais importantes.
Essa etapa envolve pesquisar e selecionar palavras-chave específicas que os usuários usam para pesquisar produtos ou serviços relacionados ao seu negócio.
Para isso, recomendamos que você faça um estudo de concorrentes para observar quais palavras estão sendo utilizadas por eles. Para além de saber apenas quais são, procure saber em quais eles ranqueiam em primeiras posições.
Assim, você consegue pensar estrategicamente as palavras-chave para você competir de forma mais direta com eles!
Em seguida, crie conteúdos e otimize seu site com essas palavras-chave para ajudar o Google a entender o que sua empresa oferece. O que acha?
2- Conteúdo de qualidade: coloque especialistas para escrever!
Como falamos anteriormente, o Google valoriza (e muito!) o conteúdo útil para o usuário. Assim, uma das melhores maneiras de garantir que ele seja de alta qualidade é ter especialistas escrevendo sobre o assunto.
Especialistas têm um conhecimento profundo em sua área de atuação, o que lhes permite criar conteúdo valioso para o público.
Ao ter especialistas escrevendo para o seu site, você também aumenta a credibilidade do seu conteúdo e da sua marca! Já que o usuário sentirá que está recebendo informações precisas e confiáveis, o que leva a uma maior fidelização do público.
3- Link building: conquiste uma rede
A última estratégia que sugerimos é que você desenvolva o link building do seu site.
Essa é a prática de receber links de qualidade de outros sites para o seu (chamamos esses links externos de backlinks!). Por que isso é relevante? Bem.. é por ajudar a aumentar a autoridade do seu site aos olhos do Google.
No entanto, é preciso lembrar que nem todos os links são iguais e que a qualidade dos links deve te preocupar mais do que a quantidade. Por isso, é preciso trabalhar com cuidado para conseguir links de qualidade de sites confiáveis.
Para isso, uma possibilidade viável é entrar em contato via e-mail com sites que não sejam concorrentes diretos, mas que trabalhem com conteúdos complementares ao seu, sugerindo parcerias.
Ou até mesmo investir em releases para a imprensa sobre assuntos relacionados ao seu nicho, com dados e informações úteis à mídia. Assim, seu site poderá ser mencionado em sites de notícias, o que gera um fluxo natural de backlinks.
Conclusão
Chegamos ao fim do nosso conteúdo! O que você achou?
Aqui, nós aprendemos o que é SEO, o porquê dele ser importante para a sua empresa, sobre como funcionam as atualizações e três estratégias de SEO para você aplicar de forma mais incisiva!
O objetivo principal do seu site deve ser fornecer valor e solucionar problemas do seu público. Por isso, se preocupar com o usuário deve ser a prioridade máxima!
Quando o usuário encontra o que precisa de maneira clara e rápida, é mais provável que tenha uma experiência positiva e volte a acessar o site. Além disso, um usuário satisfeito pode recomendar sua empresa a outras pessoas, não é uma maravilha?
Agora que você já sabe disso tudo, o que acha de receber um diagnóstico gratuito da sua empresa preparado especialmente pela Colina Tech? Essa é a surpresa que preparamos para você!
Não deixe para depois, entre em contato conosco, solicite seu diagnóstico e aguarde a sua avaliação!