Chamado anteriormente de Google AdWords e Google AdWords Express, o Google ADS é como ficou conhecida a atual plataforma de anúncios do Google. 

Lançada no ano 2000, com a sua primeira versão, a página de anúncios do Google é a ferramenta de maior destaque no segmento de mídia online.

De acordo com o Google, esta é “uma solução de publicidade on-line que as empresas usam para promover os seus produtos e serviços na Pesquisa Google, no YouTube e em outros sites na web”.

Com o Google ADS sua marca poderá ser anunciada de forma personalizada, de acordo com o seu principal objetivo para o seu negócio e levando em consideração o orçamento que couber no seu bolso.

A seguir, vamos detalhar como funciona a plataforma de anúncios do Google, mostraremos os benefícios de investir nela para alavancar a presença digital da sua marca e aumentar suas vendas.

Entendendo o funcionamento do Google ADS

É muito comum, quando navegamos na internet, nos depararmos com anúncios em diversos formatos. Com o Google ADS, os anúncios da sua marca surgem quando um usuário pesquisa os produtos ou serviços que você oferece.

Esses anúncios do Google são distribuídos na web com auxílio de uma tecnologia inteligente. De acordo com a gigante da internet, “o Google ADS exibe seus anúncios aos clientes em potencial no momento certo, quando eles estão prontos para realizar uma ação”.

 Para criar o seu anúncio do Google, você deve ter uma conta na plataforma Google ADS e seguir três passos.

  1. Defina sua meta: atrair mais visitantes para seu site, gerar mais ligações para seu número de telefone ou receber mais visitas na sua loja física?
  1. Selecione a área geográfica: o público que você deseja alcançar está a que distância da sua empresa?
  1. Defina seu orçamento.

Tipos de anúncios no Google ADS

Os anúncios do Google, de acordo com a própria plataforma, podem ser veiculados de várias formas diferentes. As quatro mais populares são:

  1. Campanha na Rede de Pesquisa

Esta pode ser considerada umas das modalidades mais eficientes para alcançar usuários que buscam por algum produto ou serviço.

Aqui, seu anúncio vai aparecer nas tradicionais páginas de pesquisa do site Google, acompanhadas de uma legenda escrita Anúncio , que indica o investimento financeiro na impulsão de determinado conteúdo.

Umas das principais vantagens é que você só pagará quando alguém clicar no seu link.

  1. Campanha na Rede de Display 

Conhecida pelo gigantesco alcance de 90% dos usuários da internet ao redor do planeta, a Rede de Display do Google compreende a divulgação de anúncios em sites, blogs, aplicativos e portais de notícias.

Você pode utilizar:

  • Banners (sites e aplicativos);
  • Textos;
  • Gmail.

Os banners são imagens estáticas, animações, ou outro layout personalizado que você desejar. Eles são distribuídos ao longo de determinado site ou aplicativo que o usuário estiver utilizando. 

Já os textos seguem um padrão semelhante ao anterior, mas são similares a caixas de texto e contém algumas informações e um link que levará o usuário para o seu site.

No Gmail , o usuário receberá seu conteúdo patrocinado na caixa de entrada de mensagens e esta pode ser considerada uma forma mais sutil de impulsionar os conteúdos da sua marca.

  1. Campanha de Vídeo (YouTube)

Muito provavelmente, se você acessa vídeos no YouTube já percebeu que em algumas ocasiões anúncios em vídeo são veiculados.

Estes anúncios aparecem antes, durante ou depois do vídeo de determinado canal no YouTube.

Com mais de 1 bilhão de usuários na plataforma, as campanhas de vídeo tornaram-se um importante e rentável espaço de divulgação de marcas variadas.

Uma vantagem nesse formato de anúncio do Google é que o anunciante só paga se o usuário interagir com o conteúdo ou assistir o anúncio até o fim, sem pular esta etapa.

  1. Campanha do Shopping 

Aqui, o anunciante encontra um espaço virtual para divulgar os produtos ou serviços de sua marca.

Pagando apenas se o usuário clicar no link do seu site ou de determinado produto, esta é uma forma eficaz de dar mais visibilidade para sua marca e aumentar suas vendas.

Independente do formato que você escolher para divulgar na plataforma de anúncios do Google, será muito importante definir quais as prioridades e as metas que você deseja alcançar para sua marca.

A importância do ranqueamento no Google ADS

Agora que você entendeu que os anúncios do Google oferecem possibilidades variadas de divulgação da sua marca, é necessário compreender que o Google ADS opera semelhante a um leilão, com uma importante ressalva: nem sempre o maior lance ganha!

A plataforma combina elementos de qualidade e avalia o seu anúncio, dando uma nota que vai de 1 a 10. Então, seu anúncio fica ranqueado no AD Rank.

O AD Rank é calculado por Índice de Qualidade (IQ) x Lance (Custo por Clique máximo) e significa que não é o maior investimento financeiro que vai garantir que seu anúncio alcance as melhores posições.

O IQ é calculado tendo como base o Click Through Rate (CTR), a relevância e a página de destino. 

Saiba mais sobre Índice de Qualidade clicando aqui !!

Finalmente, seu anúncio no Google em 5 etapas

Já deu para você entender a importância e a relevância de anunciar no Google ADS, certo? Então, chegou o momento de você saber como é o processo para configurar e veicular o seu anúncio nesta plataforma.

O funcionamento se dá em cinco etapas, que estão detalhadas a seguir, e estão de acordo com as diretrizes do site Google ADS.

  1. Selecione o objetivo

Considerado o primeiro passo, aqui você vai definir quais metas deseja alcançar com o Google ADS.

Você quer que os usuários liguem para o seu telefone de contato? Deseja que eles visitem sua loja física? Ou o seu objetivo é trazer acesso para o seu site?

  1. Decida onde anunciar

Com os anúncios do Google, sua marca vai alcançar clientes potenciais em diversas localizações geográficas.

Esta etapa serve para definir se você deseja um alcance mais local (próximo ao seu negócio) ou mais global (em outras cidades, estados ou até países). 

  1. Crie sua mensagem

Aqui, é preciso colocar a criatividade para funcionar. Como falamos anteriormente, neste mesmo artigo, não basta injetar altas quantias de dinheiro no seu anúncio para que ele alcance muita gente.

A qualidade e a forma como você anuncia seu produto ou serviço são levadas em consideração pela plataforma Google ADS.

Escolha um bom texto, uma imagem de qualidade ou um vídeo bem produzido para atrair seu público.

  1. Defina seu limite de orçamento

A vantagem desta importante etapa é que o anunciante pode ter uma projeção do resultado – uma espécie de simulação – que ele vai alcançar levando em consideração o investimento feito.

Você decide quanto quer gastar e, ao longo da veiculação do anúncio, é possível pausar a campanha e fazer alterações. 

Nesta etapa, você recebe dicas do Google de quanto investir levando em consideração a concorrência.

  1. Publique seus anúncios

A vantagem de anunciar com o Google ADS é que seu produto ou serviço poderá ser divulgado em toda a rede de sites parceiros do Google. Isso significa acesso a um número expressivo de público consumidor.

Na Colina Tech, nosso time é habilitado na produção e veiculação de conteúdos na plataforma de anúncios do Google. Se você tem interesse em crescer com o Google ADS, clique aqui e fale com um de nossos especialistas!