Quando se cria um site, muitas pessoas não sabem como medir e otimizar os resultados gerados por ele. É exatamente aí que a taxa de conversão entra, ajudando você a realizar esse cálculo da taxa de conversão de forma simplificada.

Esse mecanismo é amplamente utilizado em diferentes estratégias de marketing, mostrando se o investimento em links patrocinados, e-mail marketing, redes sociais ou em outras plataformas estão dando o resultado esperado .

No caso dos sites, as possibilidades são gigantescas. A taxa de conversão possibilita medir diferentes dados das páginas da internet, algo essencial quando se deseja ter uma noção das estratégias que foram lançadas. Por exemplo, um e-commerce consegue calcular a taxa de conversão das vendas de forma periódica , verificando se as vendas estão seguindo o caminho esperado.

Caso você queira aprender como fazer o cálculo da taxa de conversão do seu site, saiba que esse é o conteúdo certo. Se você possui um site e ainda não sabe como realizar o cálculo da taxa de conversão, nós vamos te ajudar!

Boa leitura!

Primeiramente, o que é taxa de conversão ?

Quando se lança uma estratégia de marketing digital , é esperado que os usuários executem algumas ações a fim de garantir algum propósito da empresa. Cada vez que as ações são executadas por esses usuários, acontece o que chamamos de conversão .

Desta maneira, a taxa de conversão de um site é justamente a relação entre o número de visitas que o site vem gerando e o número de ações realizadas pelos usuários . Essas ações podem ser consideradas a concretização de uma compra, a busca por um contato da sua empresa ou até mesmo a geração de um lead.

Ou seja, a taxa de conversão possibilita acompanhar o quanto a audiência do site está contribuindo para gerar resultados para a empresa, convertendo a visita em ações . Com o crescimento do marketing digital , esse mecanismo ganhou ainda mais importância, sendo utilizado por empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Mas você já se perguntou de onde vem os dados utilizados na taxa de conversão? Pois bem, eles são fornecidos por métricas conhecidas no mercado, como o Google Analytics , uma ferramenta que acompanha e fornece uma série de informações sobre o desempenho dos sites.

Por que acompanhar a taxa de conversão é tão importante?

Acompanhar a taxa de conversão é uma tarefa importante pois ajuda a entender se os investimentos estão gerando as ações esperadas, ou melhor, dando os resultados esperados.

Com isso, é possível focar em estratégias que estão dando mais retorno , fazendo as empresas lucrarem mais sem que os custos sejam maiores. Quando é observado que determinada estratégia não está dando os resultados esperados, elas são eliminadas ou aprimoradas, evitando prejuízos.

Os planejamentos dos esforços também são realizados com mais segurança , permitindo saber se os objetivos foram atingidos posteriormente. É exatamente por isso que a taxa de conversão ajuda no processo de investimento.

É possível, por exemplo, criar uma Landing Page de uma determinada promoção e impulsionar posteriormente em algumas plataformas. A partir de então, as pessoas vão acessar a página e, quando houver interesse pelo tema, vão preencher um formulário que será elaborado de acordo com a estratégia da organização. É aí que a conversão acontece!

Além disso, a taxa de conversão é um índice muito confiável quando calculado da forma correta . Ela ajuda a mostrar o real desempenho do seu site, sendo o primeiro passo para verificar os problemas e corrigi-los. As estratégias que estão funcionando bem também podem ser melhoradas, deixando o processo ainda mais adequado.

Agora deu para compreender o quanto estamos tratando de um mecanismo importante, não é verdade? Se o site não estiver maduro e eficiente o suficiente, com certeza os resultados das taxas de conversões serão afetados.

Afinal, como calcular a taxa de conversão do meu site?

Para definir a taxa de conversão, primeiramente é necessário definir a ação que você espera que o seu visitante execute no site .

Dentre as possibilidades, as mais buscadas são: concretização de uma compra na loja virtual, agendamento de algum serviço, solicitação de algum contato, download de e-books ou materiais específicos, assinatura do newsletter por e-mail, etc. Essa definição pode ser nomeada por “ação primária” . 

Após ter em mãos a quantidade de ações primárias concretizadas no site em um determinado período, chegou o momento de buscar a quantidade total de visitas desse mesmo período.

O cálculo é feito da seguinte forma: taxa de conversão = (número de ações realizadas/total de usuários que visitaram a página no mesmo período) x 100 .

Por exemplo, digamos que uma Landing Page no seu site recebeu 25.000 visitantes, mas obteve somente 13.000 preenchimentos do formulário no mesmo período. Para começar, você deve realizar a divisão de 13.000 para 25.000, o que equivale a 0,52. Após isso, o resultado é multiplicado por 100, chegando ao resultado de 52, ou seja, a taxa de conversão de Landing Page é de 52%.

Para saber se a taxa de conversão do seu site é boa, algumas informações precisam ser consideradas. As metas dessas taxas variam quando alguns fatores são levantados, como os hábitos do público-alvo, a localização geográfica, as características da ação primária e muitos outros dados .

Mas, para uma meta ser trabalhada da forma correta, ela precisa ser pensada de forma justa e totalmente realista, o que não significa que metas desafiadoras precisam ser rejeitadas. Conhecendo a empresa, bem como alguns hábitos comportamentais das pessoas que acessam o conteúdo da marca, ficará bem mais fácil construir uma meta adequada.

Uma coisa é certa: quanto mais informações você conseguir sobre o público-alvo, mais fácil será elaborar uma estratégia.

Como melhorar a taxa de conversão do meu site?

Agora que você já sabe como calcular a taxa de conversão do seu site, separamos algumas dicas que vão servir para ajudar a melhorar essa taxa.

Confira:

  • Busque facilitar a ação primária: por desempenhar um papel fundamental quando se deseja conquistar os objetivos de conversões no site, a ação primária precisa ser simplificada ao máximo. Dificultar o acesso à ação primária, encher o visitante de informações ou colocar dados incompletos são alguns pontos que dificultam a ação primária.
  • Deixe seu site otimizado para dispositivos móveis: o acesso a páginas da internet por dispositivos móveis é algo que vem crescendo de forma constante. Desta maneira, é fundamental que a experiência por esses dispositivos não deixem a desejar em nenhum momento. Para não correr esse risco, é recomendado ficar sempre atento para saber se tudo está funcionando da forma certa.
  • Tente priorizar a UX (User Experience): A UX , ou experiência do usuário em tradução livre, é um termo utilizado para se referir ao nível de satisfação do usuário, bem como ao processo de utilização vivenciado por ele dentro do seu site. Questões como a redução de etapas para executar determinadas ações, textos claramente visíveis e design adequado para ajudar o visitante a encontrar alguns caminhos são algumas coisas que precisam ser levadas em consideração quando se deseja melhorar essa experiência.

Essas são algumas dicas simples que vão ajudar você a melhorar a taxa de conversão do seu site. Além de tudo isso, muitas outras coisas podem interferir na taxa, principalmente problemas de navegação, dificuldades de acesso e caminhos difíceis para executar determinadas ações .

Quando o assunto é taxa de conversão, a Colina Tech possui um amplo conhecimento sobre o assunto, implementando e acompanhando diversas técnicas eficientes. Caso você queira entrar em contato com alguém da nossa equipe para tirar dúvidas ou conseguir mais informações, basta dar um clique aqui.