Se você está buscando um curso de marketing digital, provavelmente já percebeu que esse campo está em todo lugar. Das redes sociais que você acessa diariamente, aos anúncios que aparecem no seu feed e até mesmo nas pesquisas que você realiza no Google, tudo está conectado por estratégias de marketing digital.
Nesse sentido, você deve estar se perguntando: “Como começar nesse universo e aprender tudo sobre marketing digital?” A boa notícia é que existem muitos cursos de marketing digital disponíveis, tanto gratuitos quanto pagos, que podem te ajudar a entender as ferramentas e técnicas importantes para se destacar nesse mercado crescente.
Aqui, a ideia é te ajudar a escolher o curso de marketing digital ideal para você, seja você um novato que está começando do zero ou alguém que já tem um pouco de experiência e quer alavancar suas habilidades.
Confira aqui os melhores cursos de marketing digital, com opções para todos os tipos de orçamento, em plataformas incríveis, escolas renomadas e cursos com diferentes níveis e certificados para você adquirir não apenas conhecimento, mas a credibilidade necessária para compartilhar!
Então, bora colocar o seu conhecimento em marketing digital lá no topo?
O que é um curso de marketing digital?
Um curso de marketing digital Um curso de marketing digital ensina como usar as ferramentas e estratégias online para promover produtos, serviços e ideias.
Você vai aprender a atrair a atenção do público através de redes sociais, SEO, email marketing e campanhas pagas no Google e Facebook.
Esses cursos podem variar muito, indo desde o básico, onde você aprende a montar uma campanha simples, até o avançado, com estratégias complexas de segmentação de público e análise de dados.
O melhor de tudo é que são conteúdos práticos e atualizados, para que você esteja sempre à frente nas tendências do mercado. Ou seja, um curso de marketing digital é a oportunidade de sair do zero e se tornar, de fato, um especialista digital!
Por que aprender marketing digital?
A resposta é simples: o mundo está digital! Se você quer se destacar no mercado de trabalho, entender as tendências e ter a chance de alcançar milhões de pessoas, o marketing digital é vital.
Com o crescimento das redes sociais e da internet, empresas de todos os tamanhos estão investindo pesado nesse segmento, e, com isso, a demanda por profissionais qualificados nunca foi tão alta.
Além disso, fazer um curso de marketing digital te dá a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, e nicho. Seja ajudando marcas a se promoverem ou mesmo criando o seu próprio projeto, as possibilidades são infinitas. Então, se você deseja abrir portas para novas oportunidades, aprender mais dessa área é um investimento certeiro para o seu futuro profissional.
Como escolher o curso de marketing digital ideal?
Quando se trata de marketing digital, a quantidade de cursos de marketing digital disponíveis pode até dar uma certa paralisia de escolha, né?
Mas fique tranquilo! Afinal, não existe uma fórmula mágica, mas com algumas dicas certeiras, vai ficar bem mais fácil encontrar o curso de marketing digital perfeito para você. Vamos de checklist?
Objetivo claro
Primeiro de tudo: o que você quer aprender? Quer dar os primeiros passos e entender tudo de marketing digital, ou está mais focado em algo específico como tráfego pago, copywriting, estratégias de SEO, ou inbound marketing?
Se você tem o objetivo claro, fica bem mais fácil de escolher o caminho certo. Então, antes de qualquer coisa, pensa no que você realmente quer conquistar!
Formato e carga horária que cabem na sua rotina
Tem gente que adora uma aula ao vivo, outras preferem ver tudo no seu tempo com cursos gravados. E tem quem curta um curso mais direto ao ponto, sem perder muito tempo.
Então, a pergunta é: qual formato combina mais com você? Vai de aulas mais curtas e intensas ou prefere algo que se adapte aos poucos no seu dia a dia? Lembre-se: o melhor curso é aquele que você consegue encaixar na sua rotina!
Certificação e reconhecimento
Se você está pensando em usar o curso para alavancar sua carreira ou até mesmo buscar novas oportunidades, um certificado de uma instituição reconhecida pode ser o diferencial. Mas atenção: não é só sobre o certificado, mas também sobre o conteúdo de qualidade que você vai aprender ao longo do curso.
Portanto, escolha cursos de plataformas ou empresas que são bem respeitadas no mercado. Isso vai te ajudar não só a aprender, mas a ser visto como um especialista também!
Conteúdo atualizado
Aqui é vital! O marketing digital está sempre evoluindo, com novas ferramentas, táticas e estratégias surgindo o tempo todo.
Por isso, escolha cursos que abordem as tendências mais atuais e falem sobre inovações como inteligência artificial, novas plataformas, e outras tecnologias que estão bombando. Não adianta investir tempo e dinheiro em algo que já ficou obsoleto, certo?
Avaliação do curso de marketing digital
Sabe aquele velho truque de dar uma olhada nas redes sociais ou no Reclame aqui de alguma empresa? Então, essa dica é ouro! Avaliações de alunos e ex-alunos podem te ajudar a saber se o curso realmente cumpre o que promete.
Aí, fica mais fácil evitar a frustração e garantir que você está fazendo a escolha certa. Às vezes, o curso parece maravilhoso no papel, mas os feedbacks podem te dar uma visão real de como ele é na prática.
Os melhores 7 cursos de marketing digital pagos
Curso de marketing digital – ESPM Marketing
A ESPM é referência quando o assunto é marketing. Com um conteúdo robusto, professores experientes e uma pegada mais acadêmica e estratégica, o curso de marketing digital da ESPM é ideal para quem quer um diferencial no currículo e uma formação mais sólida.
Destaques: o curso de marketing digital EAD de extensão da ESPM possui foco em planejamento estratégico, branding e comportamento do consumidor. Ideal para quem quer atuar em grandes empresas ou agências e precisa aprender mais sobre cada conceito de marketing separadamente como e-commerce, mídias sociais, CRM e mais.
Preço: A consultar.
Curso de marketing estratégico – G4 Marketing
Embora o nome do curso seja Marketing Estratégico, ele é uma excelente opção para quem quer aprender a estruturar e impulsionar negócios, especialmente no mundo digital. Desenvolvido pela G4 Educação, o curso é online e voltado para empresários e gestores que desejam aprender estratégias para crescer de forma sólida.
Destaques: apesar de não ser 100% um curso de marketing digital, possuindo um foco mais amplo, ele aborda conceitos indispensáveis como growth, marketing e branding, necessários para expandir negócios de forma eficiente, tanto no ambiente digital quanto no offline.
Vale adicionar que o curso conta com nomes prestigiados do marketing nacional, como Marcela Rezende e Vitor Peçanha!
Preço: em até 12 vezes de R$166,41 (sem juros).
Marketing Estratégico – Insper
Assim como o ponto anterior, o curso de Marketing Estratégico do Insper possui uma estrutura que abrange o marketing digital e tradicional. Assim, ele é uma excelente escolha para quem deseja entender o marketing digital em um contexto mais amplo de negócios e inovação.
Com uma abordagem voltada para o pensamento estratégico e análise de mercado, o curso capacita profissionais a alinhar o marketing ao plano estratégico da empresa, abordando canais e ferramentas importantes, além de estratégias de análise, entre outros conceitos.
Destaques: o curso é presencial e possui um conteúdo denso e aprofundado, abordando tópicos como segmentação, posicionamento, análise de mercado e gestão de marcas. Ideal para gestores, empreendedores e analistas que buscam uma compreensão estratégica do marketing, aplicável tanto no ambiente digital quanto no tradicional.
Preço: R$11.300,00.
Curso de formação em marketing digital – Alura
Sem dúvidas, a Alura é uma escolha e tanto para quem quer se especializar em diversas áreas da informática e comunicação, possuindo inclusive curso de marketing digital de nível básico e avançado.
O curso de marketing digital oferece uma formação completa, abordando SEO, Google Ads, social media, email marketing e muito mais. Portanto, se você está começando ou quer aprofundar seus conhecimentos, a Alura possui um plano excepcional, com uma estrutura de 8 cursos, além de material de apoio como artigos, vídeos extras e mais.
Destaques: Um dos maiores destaques da plataforma são os planos que dão acesso a diversos cursos, suporte direto na comunidade e conteúdo sempre atualizado.
Preço: Planos a partir de R$ 109,00/mês
Curso de marketing digital – EBAC
A EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia) é outra plataforma bastante querida dentro do escopo de educação EAD, incluindo webinars, cursos profissionalizantes e de graduação com foco na área de informática, comunicação e design.
Dessa forma, a EBAC oferece o curso de marketing digital com uma pegada prática e imersiva. Sendo uma ótima aposta para quem quer aprender de forma dinâmica e interativa, o curso aborda projetos reais e oferece mentoria com profissionais do mercado.
Com isso, o aluno não só aprende os conceitos necessários, mas também aplica diretamente o conhecimento adquirido em situações reais, o que ajuda a consolidar o aprendizado.
Destaques: aulas interativas, foco em resultados e forte presença de mercado internacional. O curso possui 31 módulos e ainda o plus de orientar o aluno a montar seu primeiro portfólio
.Preço: em até 23 vezes de R$ 192,25.
Curso de marketing digital – Descomplica
Se você está começando nessa área ou quer entender o básico rapidamente, o Descomplica é uma excelente opção! Com uma linguagem simples e direta, o curso de marketing digital foi feito para quem precisa de um aprendizado prático, sem enrolação, mas ainda assim, com certificado.
Dessa forma, o curso de marketing digital tem um formato de graduação EAD, com foco em consolidar o conhecimento essencial de maneira prática, garantindo que o aluno saia apto para aplicar as estratégias no mercado.
Destaques: O curso, além de ser destaque no MEC, oferece didática simples, com professores especialistas, além de um excelente custo-benefício.
Mais que isso, conta com certificados trimestrais, personal professor (assistente de estudos com IA para tirar dúvidas a qualquer hora) entre outros suportes que colaboram para garantir aquele diferencial no seu currículo.
.Preço: R$ 179,00 por mês.
Os melhores 15 cursos de marketing digital gratuitos
Tá sem grana agora, mas quer começar a estudar hoje mesmo? A gente te entende. E tem uma boa notícia: existem ótimos cursos de marketing digital gratuitos por aí, com conteúdo de respeito e um bom certificado.
Separamos uma lista especial no blog da Colina com plataformas variadas. Vamos conferir algumas delas:
Marketing digital RD University
Se você quer aprender a atrair e engajar clientes online, o curso de Marketing Digital da RD University é a oportunidade perfeita! Com esse curso, você vai aprender a criar estratégias eficazes que não só atraem potenciais clientes, mas também os educam e guiam até o momento da compra.
Como já informado, a formação é totalmente online e gratuita, com certificação ao final. Com carga horária de 3 horas, e dividida em 11 módulos, o curso inclui questionários, garantindo que você absorva e aplique tudo o que aprender.
Noções básicas de redes sociais – Google
Se você quer entender o papel indispensável das redes sociais no seu negócio e como utilizá-las de maneira estratégica, o curso de marketing digital gratuito do Google é a escolha certa!
Ao longo de 26 tópicos e um número amplo de lições, você aprenderá a escolher as redes sociais adequadas para o seu público-alvo, como expandir sua presença digital e, claro, o que fazer nessas redes para gerar engajamento e resultados reais.
O curso também abrange temas como análise de dados, criação de conteúdos relevantes, e como usar cada rede de forma eficiente.
Curso intensivo de SEO – SEMrush com Brian Dean
SEO (Search Engine Optimization) é o segredo para aparecer nas pesquisas do Google e aumentar a visibilidade do seu site! E, se você quer dominar as técnicas de SEO, o curso intensivo da SEMrush com Brian Dean é um bom início.
Brian Dean, renomado especialista em SEO, revisita os fundamentos dessa área e ensina o passo a passo para melhorar seu posicionamento nos motores de busca.
Vale adicionar que este curso está disponível apenas na língua inglesa, mas possui legendas em português.
Analytics para iniciantes – Google
Se você quer entender os dados do seu site e monitorar como suas campanhas estão performando, esse curso é indispensável.
O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital, e esse curso te ensina desde criar sua conta até analisar suas primeiras campanhas. O melhor? Ele tem legendado em português e é 100% gratuito.
Marketing digital para o empreendedor – Sebrae
Esse curso de marketing digital é ideal para quem quer alavancar o seu negócio por meio de estratégias de marketing digital.
Nesse sentido, o Sebrae ensina como construir e monitorar sua estratégia, além de entender as métricas e acompanhar os resultados. A carga horária é de 2 horas, e o certificado é digital com verificação de autenticidade.
Inbound Marketing – HubSpot
A HubSpot não poderia ficar de fora dessa lista. O curso de Inbound Marketing da HubSpot Academy vai te ensinar tudo sobre criação de conteúdo, promoção nas mídias sociais, conversão de leads e muito mais.
E, claro, tudo online e gratuito, com 10 módulos em vídeo, a possibilidade de se juntar a comunidade da plataforma para discussões enriquecedoras, e a certificação HubSpot, que é significativamente reconhecida no mercado.
Curso de Marketing Digital: Fundamentos – Kultivi
Se você está começando agora no universo do marketing digital, o curso de Marketing Digital – Fundamentos da Kultivi pode ser uma excelente opção.
Esse curso online procura te proporcionar uma base sólida para você começar a entender as ferramentas e estratégias mais utilizadas no marketing digital.
Assim, ele aborda desde o básico, como a definição do público-alvo e a criação de anúncios, até o uso de diferentes plataformas para expandir seu negócio.
Vale adicionar que a plataforma que oferece o curso, a Kultivi, oferece um formato acessível e sem custos, com acesso vitalício e certificado gratuito.
Curso de Marketing Digital – Coursera
A Coursera oferece o curso de Marketing Digital, ideal para quem deseja aprender com a qualidade de uma instituição já bastante conhecida.
Este curso abrange fundamentos do marketing digital, sendo também uma ótima escolha para iniciantes. Com 5 módulos e um conteúdo que aborda estratégias de marketing digital em diversos contextos, você aprenderá a trabalhar no seu próprio ritmo, com treinamento adequado e, claro, um certificado de conclusão compartilhável.
Introdução ao Marketing Digital – EBAC
Embora a EBAC já tenha sido mencionada nas opções de cursos pagos, com a disponibilidade de uma alternativa mais avançada e completa na área de marketing digital, o curso de Introdução ao Marketing Digital é um excelente ponto de partida para quem quer entrar nesse campo, mas sem se comprometer com cursos pagos logo de cara.
Dessa forma, ele é uma ótima opção para entender os conceitos básicos, como CRM, SEO e Google Ads, sem precisar fazer um grande investimento inicial. A plataforma também oferece acesso a uma comunidade de estudantes e tutores, o que facilita o aprendizado colaborativo.
Tráfego Pago para Iniciantes – Mirago
O curso de Tráfego Pago para Iniciantes, oferecido pela Mirago, é focado especificamente em anúncios pagos e em como utilizá-los para atrair tráfego qualificado para o seu site ou e-commerce.
Com 2 horas de conteúdo, esse curso é voltado para iniciantes que desejam aprender a criar suas primeiras campanhas no Google Ads e Meta Ads (Facebook/Instagram). Ele também disponibiliza um certificado ao final.
Curso de Marketing Digital, da Avançar+
O curso de Marketing Digital gratuito da Avançar+ é uma boa aposta para quem deseja começar ou aprimorar seus conhecimentos nesse campo.
A plataforma oferece um curso gratuito e com certificado, abrangendo os conceitos fundamentais da área, como estratégias de marketing, definição de nicho e como utilizar as ferramentas digitais para alavancar negócios.
Com módulos focados em ensinar o básico para que você consiga aplicar imediatamente o que aprendeu, esse curso é perfeito para quem quer iniciar sua jornada de forma rápida e eficiente.
Marketing de Conteúdo – Rock Content
Já bastante conhecido no campo, não tem como deixar de fora o curso de Marketing de Conteúdo oferecido pela Rock Content!
Afinal, criar conteúdo relevante e valioso para o público é um ponto imprescindível para engajar potenciais clientes, atrair visitantes e criar uma conexão real com eles. Neste curso, você vai aprender as principais estratégias de marketing de conteúdo, que, por sua vez, são necessárias para a criação de campanhas eficazes, que gerem resultados mensuráveis.
Vale adicionar que a Rock Content é uma plataforma renomada, especializada nesse tipo de marketing, e oferece cursos que refletem sua expertise no setor.
SEO com IA – Escola de SEO
A Escola de SEO oferece, atualizado para 2025, o curso SEO com IA: Do Básico ao Avançado. Sendo esta a 4ª turma, o curso aborda como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para otimizar estratégias de SEO, um dos pilares mais importantes do marketing digital.
Com isso, a proposta é ensinar técnicas inovadoras que unem SEO com as tecnologias emergentes de IA, oferecendo uma nova abordagem para quem já está familiarizado com o básico e quer avançar no tema.
Excel na Prática – Fundação Bradesco
Se você quer se destacar no mercado de trabalho e melhorar suas habilidades de gestão de dados e análise de informações, o curso de Excel na Prática da Fundação Bradesco é uma excelente escolha.
É importante ressaltar que o Excel é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo corporativo, e saber utilizá-lo com maestria pode fazer toda a diferença no seu desempenho profissional.
Com uma carga horária de 16 horas e um nível iniciante, o curso oferece uma abordagem prática para que você consiga aplicar os conceitos aprendidos de forma imediata, criando planilhas personalizadas e otimizando seu trabalho com fórmulas e funções.
Inteligência Artificial para Pequenas e Médias Empresas – Fundação Bradesco
A Fundação Bradesco também oferece o curso de Inteligência Artificial para Pequenas e Médias Empresas, ideal para quem quer entender como a IA pode ser aplicada no seu negócio.
Com uma duração de 4 horas e um nível iniciante, o curso te ensina a usar a inteligência artificial para automatizar processos, otimizar decisões e melhorar a experiência do cliente.
Esse é um fator que pode ser um diferencial em qualquer currículo, visto que a IA é uma tecnologia crescente no mundo dos negócios. Assim, ao aprender a utilizar essa tecnologia, você pode contribuir para uma tomada de decisões mais inteligentes, aumentar a produtividade da sua empresa, e, claro, expandir seu conhecimento.
E agora, por onde começar?
Seja curso de férias, graduação, extensão, com ou sem certificados, o mais importante é dar o primeiro passo. Afinal, o que conta é a sua vontade de aprender e evoluir.
Com o marketing digital cada vez mais presente nas empresas e na vida das pessoas, se capacitar nessa área é abrir portas para novas oportunidades, salários melhores e até empreender com mais segurança.
Mas lembre-se: os cursos são só uma parte da jornada! Além deles, há livros, podcasts, artigos e muitos outros formatos de conteúdo que podem te ajudar a expandir seus conhecimentos. Esses materiais são uma excelente maneira de complementar o aprendizado, aprofundar conceitos e se manter atualizado nas últimas tendências do mercado.
Portanto, tá querendo mais conteúdo sobre marketing digital? Fica tranquilo que a gente tem tudo o que você precisa! Aqui na Colina, temos uma seção recheada de artigos, tutoriais e materiais exclusivos para você seguir evoluindo, além de episódios ricos de podcast e web stories para aquela revisada rápida!
Se você curte aprender sobre SEO, tráfego pago, criação de conteúdo e outras estratégias de marketing digital, vai encontrar bastante coisa legal por aqui. Então, que tal dar uma espiada nos materiais que preparamos para te ajudar a subir ao topo?