A produção de conteúdo digital está crescendo progressivamente, em um mundo cada vez mais digital, sendo provavelmente um assunto bem recorrente em sua rotina, não é mesmo? 

Sabemos que os hábitos dos consumidores mudam constantemente, eles não querem mais apenas consumir um produto mas sim, criar uma ligação com a marca, sendo a produção de conteúdo uma forma de criar esse laço através da criação de diferentes materiais, como, ebooks, vídeos, podcasts e textos. 

Se você busca potencializar a eficiência das suas ações e criar campanhas mais assertivas, certamente já deve ter ouvido falar sobre o Marketing de Conteúdo , certo? Ele é essencial para alcançar os resultados que você tanto sonha entrelaçado a um baixo custo, mas para isso, você precisa entender como funciona a produção de conteúdo. 

O que você acha de desvendar todos os mistérios para criar o conteúdo dos sonhos e impulsionar a sua empresa? Neste texto, nós iremos te contar!

O que é a produção de conteúdo?

A produção de conteúdo significa, o ato de criar materiais com o intuito de agregar valor para um determinado público, atraindo de forma orgânica consumidores em potencial para sua empresa. O objetivo central é tornar a sua empresa referência no seu nicho de mercado.

Benefícios da produção de conteúdo 

  1. Fácil implementação com alto retorno do investimento

É uma estratégia de certo modo barata, que para você começar não precisa de um grande orçamento. Ela pode gerar até três vezes mais retorno do que a metodologia tradicional.

  1. Gera valor para o seu público 

Um conteúdo de qualidade é aquele que oferece valor para o público, sendo uma ótima opção para atrair, capturar, nutrir e/ou educar os seus leads.  Se o conteúdo for útil, o consumidor olhará com mais atenção para a empresa.

  1. Aumenta o alcance da sua empresa 

Por se tratar de uma estratégia no meio digital ele irá chegar mais fácil para as pessoas que realmente tem interesse sobre aquele assunto, trazendo leads qualificados passíveis de conversão. 

  1. Gera autoridade para a marca

Por produzir conteúdos sobre o seu segmento de mercado, você irá chamar atenção como especialista no assunto, se tornando uma referência na sua área. 

  1. Facilidade para mensurar dados

Resultados online são mais fáceis de mensurar do que materiais de mídia off. A partir dessa mensuração de dados você saberá o que está dando certo e errado para melhorar sua estratégia.

  1. Publicidade Espontânea

Conteúdos de valor geram mais compartilhamento de forma espontânea, pois os usuários costumam compartilhar bons conteúdos aumentando o alcance da sua marca. 

  1. Integração com outras estratégias

Para impulsionar seus resultados você pode integrar estratégias de produção de conteúdo com outros objetivos para sua marca, como converter leads para um evento que você irá realizar ou aumentar seu número de seguidores no Instagram. 

Formatos de conteúdo

Para produzir bons conteúdos é essencial utilizar o formato que mais se adéqua para a realidade do seu público, podendo variar de acordo com o seu desejo. Confira a seguir os principais formatos:

#01. Blog Post

Eles são o mais comum, sendo considerado a porta de entrada para o marketing digital.

#02. Podcast

Cada vez mais em alta ao redor do mundo, os podcasts podem ser um bom formato de conteúdo, pois através dele você pode produzir debates sobre diversos assuntos com convidados especiais para trazer mais informação para o seu consumidor.

#03. Infográfico

Ótimos para transmitir mensagens úteis de forma otimizada e visual, chamando a atenção do leitor com uma imagem chamativa e dados relevantes.

#04. Ebooks

Por possuir mais caracteres que um blog é ótimo para se aprofundar em um assunto de valor para as personas e converter cada vez mais leads de maneira orgânica para a sua marca. 

#05. Memes

Esse formato pode ser excelente para chamar a atenção, porém, tudo depende do seu nicho de mercado e do seu público-alvo, pois, utilizar um meme jovial do twitter não faria sentido para o seu objetivo final.

Como produzir bons conteúdos e impulsionar sua empresa? 

Se você chegou até aqui e já conhece os principais formatos, deve estar se perguntando como produzir bons conteúdos que levem sua empresa ao topo, né? Confira a seguir 👇🏻

Produção Terceirizada

Se a sua empresa  já tem um bom orçamento para começar – ou deseja melhorar – contratar uma empresa especializada para produzir seus conteúdos é uma ótima opção. Além da empresa montar uma estratégia personalizada para sua persona, você irá otimizar o seu tempo e focar nas demandas que realmente são da área de conhecimento, estando pronto para receber e nutrir os leads que converteram. 

Produção Interna 

Outra opção é criar uma área dentro da sua empresa com pessoas especializadas na criação desses modelos de conteúdo. Além disso, pode haver sinergia com todas as áreas da empresa para ser montado um conteúdo de muito valor.

Produção Terceirizada e Interna

E por que não juntar as duas ideias para criar o melhor conteúdo de todos? Pode se ter uma equipe pensante na sua empresa com foco na estratégia e uma empresa voltada apenas para executar as ideias e cuidar da parte criativa. 

Como criar um conteúdo de valor?

Certamente, agora chegou o momento final, onde você irá descobrir as melhores dicas para adotar essa estratégia de uma vez por todas na sua empresa e garantir que ela te leve ao topo. Agora que você sabe os formatos de conteúdo e como executá-lo, está na hora de desvendar os segredos finais  para criar o conteúdo dos sonhos! 

#01. Conheça o seu público 

Para gerar bons resultados é preciso conhecer para quem você está comunicando, pensando nisso, é essencial desenvolver personas para a sua empresa.

#02. Produza conteúdos com frequência

O segredo para fidelizar os clientes é ter constância e frequência na produção, o que não significa criar todos os dias, mas sim ter um calendário de postagens bem definido. 

#03. Tenha objetivos claros

Defina metas a serem seguidas para criar de forma estratégica e acompanhar elas através das métricas.

#04. Entenda sobre SEO

SEO (Search Engine Optimization) serve para deixar literalmente o seu conteúdo no topo do google, então é essencial, aprender sobre essa técnica para aumentar o seu número de cliques.

#05. Utilize Copys nos títulos

Um título atrativo que chama atenção é a garantia de conversão.  Ele precisa conter o assunto principal que você irá tratar de uma forma chamativa que desperte a curiosidade.

#06. Inove nos formatos

Não limite sua estratégia a apenas um formato de conteúdo. Use e abuse dos mais diversos formatos e teste o que mais gera valor para o seu público para continuar seguindo essa estratégia.

#07. Crie conteúdos específicos para cada plataforma

Pode parecer simples e fácil apenas replicar o conteúdo em cada rede social, porém, o ideal é adequá-los, afinal, o YouTube é mais focado em vídeos, o twitter textos curtos e o Instagram mais visual. 

#08. Qualidade em primeiro lugar

Não adianta criar por criar, você precisa focar muito na qualidade, pois é a partir de um bom conteúdo que você vai virar autoridade no segmento.

#09. Tenha uma mente aberta

Mantenha a mente aberta para nunca ficar sem ideias e sempre pensar como você pode estar agregando valor para o seu consumidor.

#10. Acompanhe as métricas

A melhor forma de saber se o seu conteúdo está sendo o sucesso é acompanhando os resultados metrificados, isso vai desde ao número de curtidas como de cliques. Aprenda sobre métricas e fique sempre um passo à frente.

A produção de conteúdo é uma ótima forma de criar uma relação mais amigável com o consumidor, fortalecendo a autoridade da marca e fidelizando o cliente.

Agora que você já desvendou os segredos para criar os conteúdos dos sonhos é hora de dar o próximo passo para aplicar na prática, e sabe o melhor de tudo? Nós podemos te ajudar!

Somos uma agência especialista em Inbound Marketing e queremos levar você ao TOPO , seja qual for o seu objetivo, nós te garantimos que os seus resultados serão alcançados. 

Pronto para começar essa escalada?