Você já parou para pensar por que você defende algumas marcas com relação à outras?

Isso ocorre porque você se identifica mais com a proposta de valor de algumas empresas do que de outras.

Uma pessoa não irá comprar apenas um objeto de uma empresa, mas sim o que ele representa. 

Por isso, definir uma boa Proposta de Valor para o seu negócio é essencial para que os clientes optem pela sua marca.

Nesse post, você entenderá melhor o que é uma proposta de valor, por que ela tem um papel essencial no posicionamento da sua marca

Também vai saber como elaborar uma proposta que fortalecerá a marca da sua empresa.

O que é uma proposta de valor?

A proposta de valor é um conceito do marketing responsável por comunicar ao público os principais diferenciais de uma empresa .

Portanto, é através dela que você irá fortalecer a sua marca e dizer “Eu ofereço isso, através desses valores, para entregar essa lista de benefícios. E é por isso que a minha empresa é a melhor solução para essa grande dor que você carrega”.

Então, em uma proposta de valor, é importante conter:

  • A dor do cliente e a solução necessária;
  •  Como a sua empresa é capacitada para resolver o problema mencionado;
  • O que é o seu produto/serviço;
  • Os benefícios do seu produto/serviço.

Por que uma empresa precisa de uma proposta de valor?

Um negócio precisa de um ótimo posicionamento no mercado e na mente do seu público para poder prosperar.

Se você quiser que as pessoas realmente engajem com a sua marca , indiquem o seu produto/serviço e atravessem grandes distâncias para comprarem sua solução, você precisa de pessoas que entendam o seu valor. 

Porém, muitas empresas não sabem como fazer isso da melhor forma. 

E pensando nisso, detalhei quais são os elementos que uma proposta de valor deve ter e separei uma metodologia certeira de como criar uma proposta de valor exclusiva, verdadeira e que engaje.  

Modelo ideal de uma proposta de valor

Uma proposta de valor deve passar uma mensagem de forma clara e oferecer ao leitor informações que ele realmente necessita.

Para que isso seja feito da melhor forma, é importante seguir uma estrutura padrão que torne a leitura mais prática e intuitiva.

Essa estrutura contém os seguintes elementos: 

  • Título;
  • Subtítulo;
  • Bulletpoints; 
  • Elemento visual.

Título

O título é a parte com o maior destaque .

É importante que você coloque frases impactantes que captem a atenção do leitor, gerem interesse e façam ele continuar lendo a sua proposta.

Além disso, ele deve ser sucinto e ter, no máximo, 2 frases.

Também, deve deixar claro o que o seu negócio faz e destacar o principal benefício que ele entrega.

Subtítulo

No subtítulo, o conteúdo do título será melhor detalhado, oferecendo informações específicas sobre a sua empresa.

Nessa parte você irá falar com maior precisão o que seu negócio faz, para quem o produto/serviço é destinado, quais são os seus benefícios e por que vocês fazem o que fazem. 

Além disso, ele deve ter, no máximo, 3 linhas.

Bulletpoints

Os bulletpoints são tópicos em destaque no texto .

Eles irão captar a atenção do leitor e é por isso que você deve aproveitar para listar os principais benefícios e características do seu produto neles .

Por isso, esses benefícios devem estar sempre relacionados com a real necessidade da pessoa que o seu produto irá ajudar.

Elemento visual

O objetivo do elemento visual é ilustrar o que está escrito no restante da proposta de valor.

Como dizem: “uma imagem vale mais que mil palavras”

Então, use imagens e vídeos de forma que passem da melhor maneira a mensagem que a sua empresa quer passar.

4 passos para criar uma proposta de valor que convença seu cliente

1. Descubra o porquê

Você sabe qual é o propósito da sua empresa? Você sabe porquê a sua empresa existe e por que ela faz o que faz?

Para definir a proposta de valor do seu negócio, primeiro você deve responder à essas perguntas.

Uma maneira efetiva para conseguir essa resposta é utilizar a ferramenta “Círculo Dourado”, desenvolvida por Simon Sinek.

Entenda mais sobre o Golden Circle no vídeo abaixo.

https://embed.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_actionTed Talks sobre Golden Circle

Com essa ferramenta, você conseguirá enxergar o valor de um novo produto, ideia ou negócio, o que vai te direcionar a responder a grande pergunta: “Qual o real propósito do meu negócio?”. 

2. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de você começar a definir o valor do seu produto/serviço, é importante entender o mercado no qual ele está inserido.

Para isso, é importante:

Investigar o seu público-alvo

Você precisa conhecer o seu potencial cliente e entender bem as suas necessidades, dores e desejos.

Conhecendo o seu público, você também descobrirá qual é a melhor forma de se comunicar com ele.

Crie uma persona

Crie um personagem fictício para representar o público que você quer atingir.

Ao criar a persona , você conseguirá entender o que o seu consumidor busca e o que ele valoriza de forma mais detalhada.

Investigue os seus concorrentes

Também é preciso investigar a sua concorrência a fundo para descobrir o que você pode ter de diferencial.

A proposta de valor dirá exatamente como você ganha destaque frente à concorrência e, para definir isso, é necessário entender bem qual o valor que eles oferecem para os consumidores.

3. Liste os elementos de valor

O que o seu público alvo mais valoriza?

Você precisa entender bem o que um consumidor valoriza em uma marca para conseguir criar uma proposta de valor que gere impacto.

Em 2016, a firma de consultoria Bain & Company fez uma pesquisa que mostrou 30 elementos de valor do consumidor.

Esses elementos se agrupam em quatro tipos de necessidades:

  • Funcional;
  • Emocional;
  • Mudança de vida;
  • Impacto social.

Se essas necessidades forem combinadas do jeito certo, elas podem aumentar a lealdade do consumidor à marca.

4. Use o Canvas de Proposta de Valor

Para elaborar a sua proposta de valor, é interessante responder algumas perguntas-chave que você pode encontrar no Canvas abaixo:

Essa ferramenta vai te ajudar a criar e posicionar produtos/serviços em torno do que o cliente realmente valoriza e precisa.

Mas o que você deve preencher em cada um desses tópicos?

Proposta de Valor

Produtos e serviços: descreva detalhadamente o produto ou serviço que está oferecendo. Fale um pouco sobre a qualidade, a função e as características.

Criadores de ganho: liste todos os benefícios e ganhos que o seu produto ou serviço proporciona – o diferencial.

Aliviam as dores: diga como o seu produto/serviço alivia a dor do consumidor.

Perfil do Cliente

Tarefa do cliente: explique o que o cliente está tentando fazer, quais problemas está tentando resolver e quais necessidades precisa satisfazer.

Dores: liste as emoções negativas, os riscos, as experiências ruins e os obstáculos enfrentados pelo consumidor quando tenta fazer a tarefa relacionada com a solução que a sua empresa oferece.

Ganhos: liste os benefícios esperados e desejados pelo cliente ao adquirir o seu produto ou serviço.

Para preencher esse quadro, você pode responder à essas perguntas: como o produto/serviço faz o consumidor se sentir? O que ele permite que o consumidor faça?

Quais as características de uma boa proposta de valor?

Agora que você já sabe o passo-a-passo de como criar uma proposta de valor, precisamos saber como analisar se ela é boa ou não.

Uma proposta de valor possui aspectos fundamentais para ser competente no momento em que chega até o consumidor.

Se ela seguir essas diretrizes, podemos dizer que ela tem uma base sólida e é capaz de engajar e aproximar a marca do consumidor.

Clareza

O consumidor precisa entender de forma rápida e clara , qual é a missão da sua empresa ao ofertar aquele produto ou serviço.

Dessa forma, você irá transmitir a sua mensagem com maior facilidade e o consumidor verá que o seu negócio teve a preocupação de ser direto e objetivo ao falar dos seus valores – o que gera mais transparência.

Linguagem

É fundamental que a sua proposta seja escrita com uma linguagem adequada ao seu público-alvo.

Isso irá aproximar o consumidor da sua marca e fará com que ele engaje com a sua proposta de valor, pois ele verá que a sua empresa realmente entende o seu público.

Transparência

A sua proposta deve ser bem sincera com relação ao que a empresa faz e acredita.

Para isso, é importante que você descreva o seu produto/serviço e os seus benefícios de forma objetiva e verdadeira .

Esses aspectos vão deixaro consumidor mais seguro, pois ele irá entender que receberá exatamente o que a empresa diz.

transparência gera confiança , e isso aproxima o consumidor da marca.

Direcionamento

É importante que a sua proposta direcione o consumidor para o que ele vai encontrar depois que fizer o contato com a empresa e adquirir o produto/serviço.

Então, é essencial mostrar os diferenciais , os benefícios e as vantagens que o consumidor terá com a compra.

Exemplo de proposta de valor

Proposta de valor do Slack

Slack é uma ferramenta de produtividade e comunicação.

É bem simples de usar, apesar de ser robusta o suficiente para que grandes equipes trabalhem em projetos complexos.

O que diferencia o Slack dos outros milhares aplicativos de produtividade e comunicação?

A proposta de valor deles tem como foco deixar as jornadas de trabalho mais simples, prazerosas e produtivas.

Apesar de isso ser bastante parecido com as propostas de seus concorrentes, o Slack oferece diversos benefícios que dão suporte ao valor de facilitar a comunicação de equipes.

Um benefício do Slack é:

“Slack: todas as suas ferramentas em um só lugar”

O aplicativo possibilita que o usuário faça diversas integrações com outras ferramentas e plataformas, centralizando as informações dos times.

E como a proposta de valor do Slack fica em um modelo?

Modelo de Proposta de Valor do Slack

Título: Torne sua vida profissional mais simples, agradável e produtiva.

Subtítulo: O Slack é um espaço de colaboração que reúne as pessoas, as informações e as ferramentas certas para fazer um trabalho.

Das empresas da Fortuna 100 aos armazéns de esquina, milhões de pessoas usam o Slack para se conectar com equipes, unificar sistemas e impulsionar os negócios.

Bulletpoints:

  • Suas conversas organizadas
  • Todas as ferramentas em um só lugar
  • Pesquise o seu arquivo inteiro

Conclusão

Uma boa proposta de valor irá dar a sua empresa o destaque que ela merece no mercado.

Então, agora que você já sabe como criar uma proposta de valor matadora, tá na hora de criar a sua.