Escalar é um dos termos mais utilizados no universo de startups e o grande sonho dos empreendedores que lideram essas empresas. Por isso, entenda como o marketing digital pode colaborar com o aumento das vendas de modo mais rápido, eficiente e mensurável.
Mas afinal, o que é uma startup?
A palavra startup comumente está acompanhada de dúvidas quanto a sua real definição, o termo representa empresas inovadoras que tem em seu core a resolução de problemas da sociedade aliada a tecnologia que possibilita alcançar um grande impacto econômico com custos bem menores se comparadas a empresas tradicionais.
Porém, o termo realmente é amplo e não existe uma definição totalmente amarrada, onde trago também uma definição extraída do livro best-seller Lean Startup
A startup is a human institution designed to deliver a new product or service under conditions of extreme uncertainty. Eric Ries
Então, se o modelo de negócio da sua empresa se adéqua a esses conceitos, podemos considerar startup.
Escalando uma startup
Startups desde a sua formação visam atingir um modelo de crescimento que seja constante e replicável através de uma proposta de valor que solucione uma dor do mercado atingindo o sonhado crescimento exponencial .
Através desse modelo, ela consegue causar impacto positivo na economia devido a sua capacidade de ter a sua solução sendo replicada e utilizada em massa sem necessitar aumentar proporcionalmente os custos com a sua operação, quebrando barreiras tradicionais como logística e tempo de modo acelerado, ganhando assim escala.
Startups e hipóteses para o negócio
Hipótese de valor
É o momento que as startups analisam se o produto/serviço realmente entregam valor aos seus clientes. A hipótese precisa ser testada e validada , para saber se ela de fato é atrativa para os seus clientes.
Hipótese de crescimento
É o momento que as startups visam entender como os novos clientes chegaram até a sua solução. É nesse estágio que deve ser pensado na melhoria das estratégias de marketing visando melhores resultados.
Marketing digital para startups
O marketing é um dos pilares fundamentais para toda empresa que busca atingir um posicionamento no mercado e aumentar os seus resultados em vendas.
Ao longo dos anos, diversas estratégias de marketing se consolidam no mercado e vem sendo amplamente utilizadas, sendo estratégias tradicionais, como investimento em mídia offline ou digitais, como o investimento em mídia paga.
Por terem em seu core o uso da tecnologia ao seu favor, as startups possuem maior facilidade de adesão a estratégias de marketing digital, como o uso do marketing de conteúdo para geração de leads e de tráfego pago para validação de ideias e aceleração nos resultados de conversão.
Estratégias de marketing digital proporcionam maior clareza na definição de objetivos e no acompanhamento do alcance dos resultados dos seus investimentos.
E para startups que iniciam com um orçamento enxuto, o marketing digital se mostra como grande aliado.
Estratégias de marketing digital para startups
Podemos destacar algumas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas em startups:
- Buyer personas;
- Marketing de conteúdo;
- Tráfego pago;
- Mídias sociais;
- Growth hacking.
Buyer personas
Uma buyer person a é uma representação fictícia, porém baseada em dados reais que trazem características e informações relevantes dos seus clientes para o seu negócio.
A partir da persona, a empresa conseguirá desenvolver estratégias de marketing de conteúdo que entreguem informações relevantes para o seu público, além de gerar insumos para o uso em estratégias de tráfego pago.
Marketing de conteúdo
Uma estratégia de marketing de conteúdo tem como objetivo a entrega de conteúdos de valor para os usuários dos seus canais de comunicação, como: redes sociais, blogs e lista de e-mail marketing.
Além de educar o seu público-alvo , o marketing de conteúdo possibilita a construção da autoridade da marca no mercado, geração de leads/oportunidades de vendas, dentre outros.
Tráfego pago
Estratégias de Tráfego pago são desenvolvidas nas mais diversas plataformas e canais de comunicação na web, onde podemos citar os links patrocinados do Google, Facebook e Instagram.
De acordo com o modelo de negócio da sua startup, terão plataformas mais interessantes para que você desenvolva e invista nessas campanhas digitais, pensando sempre em como atingir o seu público alvo/buyer personas.
Com a campanha idealizada, você poderá parametrizar com diversas características como: localização, idade, segmento, assuntos de interesse, palavras-chave, dentre outros. Garantindo uma entrega muito mais assertiva e principalmente, mensurável!
Mídias sociais
As mídias sociais ao longo dos anos ganharam força em todo o mundo, com plataformas que proporcionam uma melhor experiência do usuário tendo uma inteligência artificial cada vez mais assertiva, proporcionando facilidades no uso.
Com isso, as redes sociais entraram no dia a dia das pessoas e no cotidiano do brasileiro não seria diferente. Hoje em dia são quase que inseparáveis, sejam elas utilizadas com fins de interação social, negócios ou entretenimento.
A partir do estudo colaborativo entre a Hootsuite e We Are Social, empresas de referência mundial no assunto, constatamos que o Brasil está na posição 2 do ranking de países que mais passam tempo utilizando redes sociais no mundo.
Sendo assim, estar presente e ativo nestas plataformas se mostram essenciais para que o seu negócio se desenvolva, relacionando-se e adquirindo novos clientes.
Growth hacking
O Growth Hacking ganhou destaque nos últimos anos por ter sido uma prática utilizada por startups que se tornaram empresas de sucesso, como: LinkedIn e Airbnb.
Com o Growth Hacking , estratégias de crescimento são traçadas a partir da análise das métricas obtidas em diferentes plataformas sociais, gerando insights que são aplicados nas estratégias, gerando novas métricas e uma nova análise.
Através desse ciclo de análise-aplicação, o growth visa alcançar práticas mais eficientes na estratégia de crescimento do negócio, partindo do seu pensamento voltado a hipóteses, gerando um aprendizado constante.
Cases de sucesso de marketing digital aplicado em startups
Conta Azul
A Conta Azul é uma startup fundada em 2011 e que já ofereceu seu software de gestão na nuvem para mais de 800 mil clientes, tendo como foco micro e pequenas empresas.
Através da sua estratégia de marketing de conteúdo bem planejada e executada, a Conta Azul adotou desde o seu início o uso de um blog educativo, gerando conteúdos que atraem novos clientes e geram leads qualificados, onde em campanha, alcançaram mais de 5 mil leads.
Resultados Digitais
A Resultados Digitais, também chamada de RD, é uma startup catarinense sediada em Florianópolis. A RD tem o Inbound Marketing como seu Core Business, tendo a empresa sido uma das precursoras do uso da metodologia no País.
Com o Inbound, a RD focou as suas ações em produções de conteúdo via Blog, ofertando materiais ricos e fazendo valer o produto que vende, o RD Station, plataforma de gestão de marketing digital focada em Inbound Marketing.
A cada ano a RD se reinventa e se estabelece como empresa de alto crescimento no Brasil, realizando o maior evento de marketing digital do país e expandindo as suas operações para a américa latina após o recebimento de um novo aporte na casa dos R$ 200 milhões em rodada de investimentos em 2019.
Conclusão
Escalar uma startup não é nada fácil. Porém, esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a te orientar em qual caminho seguir e como o marketing digital pode agir para que isso aconteça.