Inside Sales: Guia prático de implementação

É possível que você já tenha escutado que o Inside Sales representa cerca de 30% das vendas realizadas pelo mundo.

Mas você deve se perguntar: o que afinal de contas é Inside Sales? Nesse post vamos te explicar um pouco mais e ainda te ajudar a implementar essa estratégia na sua empresa.

O que é Inside Sales?

Traduzindo Inside Sales para o Português, visualizamos como Vendas Internas , que significa vendas feitas através de mecanismos de comunicação a distância como telefone, e-mail, videoconferência e mídias sociais.

Ou seja, tudo aquilo que não necessita especificamente de locomoção e contato pessoal para se concretizar. 

Podemos dizer que este tipo de estratégia é utilizada para diversas formas de vendas, sejam elas de empresas B2C ou B2B

Pois, com a facilidade que ela proporciona, todos os mercados estão analisando a possibilidade de sua implementação e é sobre isso que vamos falar mais a frente. 

Quais as vantagens do Inside Sales?

Existem muitas vantagens em construir um bom Inside Sales na sua empresa. Podemos citar aqui algumas delas que farão com que você tenha uma boa perspectiva.

Economia de tempo 

Se você ou o seu time de vendas precisa se locomover até o seu possível cliente, isso irá causar uma certa perda de tempo (em relação aos minutos do dia). 

Pensando por esse lado, podemos abordar a quantidade de reuniões presenciais que você pode fazer durante o dia, que é bem menor do que a possibilidade apresentada no Inside Sales

Ganho de foco

Além disso, existem muitas outras distrações pelo caminho que podem gerar uma certa falta de foco , até mesmo durante a reunião.

Otimização de custos

O investimento que você faz para chegar até o seu cliente, que pode ser com o custo da gasolina, da alimentação, ou de passagem e hospedagem, se for fora da sua cidade, entre outros que podem surgir como imprevistos nessa caminhada. 

Além disso, é possível considerar uma certa personalização a cada reunião, tendo a possibilidade de mostrar alguns aspectos visuais que ajudarão a convencer aquele cliente a fechar uma parceria com a sua empresa. 

Então podemos entender que as Vendas Internas (Inside Sales) podem aumentar significamente a produtividade da sua equipe, economizando tempo e investimento. 

Inside x outside

Já falamos um pouco sobre Inside Sales e com isso também não podemos deixar de pontuar sobre o Outside Sales, que são Vendas Externas

Dessa forma podemos citá-la em dois aspectos:

  • Porta a porta: quando o vendedor sai a procura de alguns clientes mapeados, antes mesmo de qualquer contato prévio, e sem deixar que uma porta (um possível cliente) seja atingido, pois, cada porta tem a sua resposta em particular;  
  • Agendada: quando existe esse mapeamento e um contato anterior para marcar as reuniões e montar a sua agenda de forma estratégica, com clientes próximos um do outro;

E assim como mencionado mais acima, a grande desvantagem neste tipo de vendas é o volume baixo de clientes em potencial que você consegue atingir e o tempo que você perde com deslocamento e/ou esperando para ser atendido. 

Como saber se preciso das Vendas Internas?

A primeira circunstância para a avaliação é sobre a quantidade de dinheiro que entra e que sai da sua empresa. Então, podemos colocar aqui como primeira característica a redução de custos

A segunda característica que podemos colocar como importante é a percepção de que toda a sua equipe poderá trabalhar de forma conjunta, formando uma linha de raciocínio muito mais parecida e replicável.

Ou seja, os seus processos de vendas ficam mais eficientes e controlados

A terceira característica é possibilidade de abarcar outros nichos e/ou mercados mais distantes, pois com o Inside Sales você tem a possibilidade de investir em um desconhecido de forma controlada e com isso entender mais sobre o seu próprio mercado e as inúmeras possibilidades de expansão. 

Afinal, o mercado é um enorme oceano azul. 

Como implementar o Inside Sales em meu negócio?

Entendido que Inside Sales é uma metodologia, vamos dar algumas dicas de como implementá-lo de forma correta e assertiva na sua empresa. 

1° Passo: entenda que para que essa metodologia de vendas seja aplicada de forma consistente é preciso de um tempo de adaptação. A sua equipe vai precisar entender todo o processo até dominá-lo por completo.

2° Passo: antes de começar é preciso que a sua equipe seja ensinada sobre todos os aspectos de vendas, principalmente sobre a nova abordagem do Inside Sales .

Além disso, é preciso que a capacitação seja constante, para que esse conceito seja aprimorado , para que ninguém se perca dentro dele, para que seja uma equipe muito alinhada e que conquiste bons resultados.

3° Passo: ter as melhores ferramentas e conteúdos para auxiliar toda a equipe na hora de qualificar e converter um lead

4° Passo: assim como em outros modos de vendas, a sua equipe precisa estar em permanente aprendizado, fazendo uma avaliação constante dos mecanismos utilizados, para saber a efetividade de cada um deles e de como o seu lead se comporta através delas. 

Conclusão

Aqui conseguimos entender um pouco mais sobre como funciona o Inside Sales e como podemos implementá-lo de forma eficiente. 

Mas não se esqueça que o resultado final é um processo e dentro dele a peça fundamental é ter uma equipe engajada

Então, não deixe de mantê-los sempre atualizados e, principalmente, motivados. Esse será o seu grande diferencial. 

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