É possível que você já tenha escutado que o Inside Sales representa cerca de 30% das vendas realizadas pelo mundo.
Mas você deve se perguntar: o que afinal de contas é Inside Sales? Nesse post vamos te explicar um pouco mais e ainda te ajudar a implementar essa estratégia na sua empresa.
Traduzindo Inside Sales para o Português, visualizamos como Vendas Internas , que significa vendas feitas através de mecanismos de comunicação a distância como telefone, e-mail, videoconferência e mídias sociais.
Ou seja, tudo aquilo que não necessita especificamente de locomoção e contato pessoal para se concretizar.
Podemos dizer que este tipo de estratégia é utilizada para diversas formas de vendas, sejam elas de empresas B2C ou B2B.
Pois, com a facilidade que ela proporciona, todos os mercados estão analisando a possibilidade de sua implementação e é sobre isso que vamos falar mais a frente.
Existem muitas vantagens em construir um bom Inside Sales na sua empresa. Podemos citar aqui algumas delas que farão com que você tenha uma boa perspectiva.
Se você ou o seu time de vendas precisa se locomover até o seu possível cliente, isso irá causar uma certa perda de tempo (em relação aos minutos do dia).
Pensando por esse lado, podemos abordar a quantidade de reuniões presenciais que você pode fazer durante o dia, que é bem menor do que a possibilidade apresentada no Inside Sales .
Além disso, existem muitas outras distrações pelo caminho que podem gerar uma certa falta de foco , até mesmo durante a reunião.
O investimento que você faz para chegar até o seu cliente, que pode ser com o custo da gasolina, da alimentação, ou de passagem e hospedagem, se for fora da sua cidade, entre outros que podem surgir como imprevistos nessa caminhada.
Além disso, é possível considerar uma certa personalização a cada reunião, tendo a possibilidade de mostrar alguns aspectos visuais que ajudarão a convencer aquele cliente a fechar uma parceria com a sua empresa.
Então podemos entender que as Vendas Internas (Inside Sales) podem aumentar significamente a produtividade da sua equipe, economizando tempo e investimento.
Já falamos um pouco sobre Inside Sales e com isso também não podemos deixar de pontuar sobre o Outside Sales, que são Vendas Externas .
Dessa forma podemos citá-la em dois aspectos:
E assim como mencionado mais acima, a grande desvantagem neste tipo de vendas é o volume baixo de clientes em potencial que você consegue atingir e o tempo que você perde com deslocamento e/ou esperando para ser atendido.
A primeira circunstância para a avaliação é sobre a quantidade de dinheiro que entra e que sai da sua empresa. Então, podemos colocar aqui como primeira característica a redução de custos .
A segunda característica que podemos colocar como importante é a percepção de que toda a sua equipe poderá trabalhar de forma conjunta, formando uma linha de raciocínio muito mais parecida e replicável.
Ou seja, os seus processos de vendas ficam mais eficientes e controlados .
A terceira característica é possibilidade de abarcar outros nichos e/ou mercados mais distantes, pois com o Inside Sales você tem a possibilidade de investir em um desconhecido de forma controlada e com isso entender mais sobre o seu próprio mercado e as inúmeras possibilidades de expansão.
Afinal, o mercado é um enorme oceano azul.
Entendido que Inside Sales é uma metodologia, vamos dar algumas dicas de como implementá-lo de forma correta e assertiva na sua empresa.
1° Passo: entenda que para que essa metodologia de vendas seja aplicada de forma consistente é preciso de um tempo de adaptação. A sua equipe vai precisar entender todo o processo até dominá-lo por completo.
2° Passo: antes de começar é preciso que a sua equipe seja ensinada sobre todos os aspectos de vendas, principalmente sobre a nova abordagem do Inside Sales .
Além disso, é preciso que a capacitação seja constante, para que esse conceito seja aprimorado , para que ninguém se perca dentro dele, para que seja uma equipe muito alinhada e que conquiste bons resultados.
3° Passo: ter as melhores ferramentas e conteúdos para auxiliar toda a equipe na hora de qualificar e converter um lead.
4° Passo: assim como em outros modos de vendas, a sua equipe precisa estar em permanente aprendizado, fazendo uma avaliação constante dos mecanismos utilizados, para saber a efetividade de cada um deles e de como o seu lead se comporta através delas.
Aqui conseguimos entender um pouco mais sobre como funciona o Inside Sales e como podemos implementá-lo de forma eficiente.
Mas não se esqueça que o resultado final é um processo e dentro dele a peça fundamental é ter uma equipe engajada .
Então, não deixe de mantê-los sempre atualizados e, principalmente, motivados. Esse será o seu grande diferencial.
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