CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta valiosa que, quando bem gerida, pode ser um game changer para qualquer empresa. 


Uma organização de CRM eficiente permite que você conheça seu cliente em um nível mais profundootimize sua estratégia de marketing e consequentemente melhore suas vendas.


Na Colina Tech, compreendemos a importância de uma gestão de CRM eficaz e, por isso, compartilhamos 5 dicas essenciais para organizar e segmentar seu CRM, potencializando seus resultados. Vamos lá?


O que é CRM? 


O Customer Relationship Management, conhecido como CRM, é uma abordagem fundamental para o sucesso empresarial na era moderna


Em sua essência, o CRM é a sigla que representa a gestão de relacionamento com o cliente, uma estratégia que busca aprimorar a forma como as empresas interagem com seus clientes


Imagine sua empresa como um quebra-cabeça, onde os clientes são as peças vitais que formam a imagem completa do seu sucesso. O CRM age como a cola que mantém essas peças unidas e permite que você as posicione de maneira mais eficiente. 


Não é apenas uma tecnologia, mas uma filosofia que coloca o cliente no centro de todas as operações de negócios. Vamos explorar como essa abordagem pode ser um diferencial significativo para empresas de todos os tamanhos, melhorando as vendas e a satisfação do cliente.


5 dicas de como organizar seu CRM

1. Mapeie o processo comercial da sua empresa


É importante que esteja bem claro como se dá o processo comercial da sua empresa
, desde o primeiro contato com o cliente até o momento em que a venda é efetivada. Para isso, é recomendável se utilizar de um modelo Kanban:


processo comercial varia de segmento para segmento, de empresa para empresa, mas é preciso que através do seu CRM seja possível sua empresa:

  1. Manter o primeiro contato de maneira rápida;
  2. Qualificar bem o lead;
  3. Formular uma proposta adequada a necessidade do lead;
  4. Manter um bom follow-up (acompanhamento) após o envio da proposta;
  5. Caso o lead seja qualificado mas no momento não se interessou pela proposta, mantenha-o armazenado em sua base de dados para manter contato futuro após um período determinado.


2. Defina e padronize categorias


Depois de mapear o processo comercial, é importante escolher a melhor ferramenta de CRM para gerenciá-lo.

Leve em consideração seu modelo de negócio (B2B ou B2C), número de vendedores internos e externos, entre outros fatores, além de avaliar funcionalidades que podem impulsionar a performance da equipe.

Uma excelente opção para empresas que trabalham com vendas B2B é o Agendor, CRM de Vendas brasileiro com mais de 10 anos de mercado e mais de 10 mil empresas em sua base de clientes. 


Com foco em equipes de vendas consultivas, o CRM do Agendor atende tanto gestores comerciais quanto vendedores externos e internos, trazendo praticidade e agilidade para todas as etapas do processo comercial.

Conheça melhor o Agendor e as suas principais funcionalidades:

3. Priorize a atualização contínua

O mercado muda, assim como os comportamentos e preferências dos consumidores. 


Portanto, manter as informações do seu CRM sempre atualizadas é fundamental. Incentive sua equipe a registrar todas as interações com os clientes e a atualizar periodicamente seus dados. 


Uma informação desatualizada pode levar a tomadas de decisões equivocadas e oportunidades perdidas.

4. Integre com outras ferramentas


O poder do seu CRM é ampliado quando integrado a outras ferramentas de marketing e vendas


Por exemplo, se você possui um lead quente, mas que por algum motivo rejeitou sua proposta comercial, você pode avançar o lead para uma etapa no CRM onde ele receberá um fluxo de e-mails automático, o que faz manter o contato com o cliente e aumentar sua possibilidade de vir realizar a compra futuramente.

5. Treine sua equipe 

A melhor ferramenta é tão boa quanto as pessoas que a utilizam. Portanto, invista no treinamento da sua equipe


Garanta que eles compreendam a importância de manter o CRM organizado, conheçam as melhores práticas de registro e segmentação e estejam equipados para usar a ferramenta ao seu máximo potencial.

Conclusão

Organizar e segmentar eficientemente seu CRM não é apenas uma tarefa administrativa, mas uma estratégia essencial para otimizar seus esforços de marketing e vendas. 


Ao implementar essas dicas, você estará mais bem preparado para entender seu cliente, antecipar suas necessidades e oferecer soluções personalizadas que resultarão em vendas mais eficazes.


Aqui na Colina Tech, estamos sempre à disposição para ajudá-lo a potencializar seus resultados com estratégias e soluções inovadoras. Entre em contato e descubra como podemos colaborar para o crescimento do seu negócio!