A internet é um local de muitas informações soltas, algumas importantes, outras mentirosas, notícias e fake news, atualmente tudo isso se encontra em um local, onde todos têm acesso: o google.

Mas diante de tantos conteúdos o google precisou achar uma forma de nos mostrar a resposta do que buscamos, o que realmente nos interessa e o que pode solucionar o nosso problema. Por isso, ele criou o processo de ranqueamento, onde só vai estar na primeira página o texto que realmente merece.

Dessa forma, todos os conteúdos passam por uma série de avaliações internas até o Google nos informar: quem merece estar no TOPO das buscas!

Se você quer descobrir como se tornar o primeiro link em uma busca ou como gerar leads através do SEO, continue lendo!

O que é o ranqueamento no Google?

Sabe quando você pesquisa alguma coisa no google e ele te informa conteúdos que podem conter a resposta da sua questão?

Por exemplo, se você for agora mesmo no Google e pesquisar “Como manter a produtividade no trabalho home office” ele vai te dar algumas opções de resposta para essa pergunta.

Conteúdos em busca do ranqueamento no google
Conteúdos em busca do ranqueamento no google

Esta ordem a qual ele apresenta os conteúdos é o que chamamos de posições no ranqueamento do google. Ou seja, o ranqueamento nada mais é do que a junção de alguns fatores que colocam aquela página em um melhor posicionamento comparado às demais.

O ranqueamento por busca no google é feito através do SEO que traduzido para o português significa otimização para os fatores de busca. Sendo eles, estratégias que ajudam o seu texto a estarem nas primeiras posições. 

Mais a frente mostraremos os principais fatores para análise de SEO, mas se quiser saber mais sobre isso, temos este conteúdo completo no nosso blog!

Por que se preocupar com o ranqueamento do google?

Ah! Agora que compreendemos o que é, vamos entender o porquê organizar estratégias de ranqueamento são tão importantes para o nosso negócio, confira:

Posicionamento

Você estando na  primeira página vai mostrar para as pessoas que pesquisam determinando assunto (algo que você resolva) que a sua solução pode ser a melhor para ele, eles passam a te conhecer até como uma possível chave para resolver o problema que ele apresenta.

Geração de leads

Sim! As pessoas que entram nos seus links podem ser grandes leads e isso relacionado a uma estratégia bem estruturada de inbound marketing torna ainda mais fácil aquele lead se tornar um cliente e até promoter.

Vamos dar um exemplo para ficar mais claro esses dois pontos?

Vamos supor que eu seja uma empresa de produto de cabelo e vendo para vários tipos de cabelo diferentes.

 Se alguém pesquisa no google “como diminuir o frizz do cabelo cacheado” e eu apresentar  um conteúdo na primeira página que responde exatamente essa questão, isso já vai me posicionar melhor que outros sites quando ela quiser tirar outra dúvida pois a sua resposta já foi muito relevante para ela.

Continuando…

Durante a leitura do  texto apresento o problema, formas para resolver e no final ainda apresento  o meu melhor produto para a solução, um creme para cachos feito para a diminuição de frizz, direciono ela para uma página de vendas que vai falar um pouco mais sobre o produto e no final deixo um link para ela baixar o nosso catálogo e ela se cadastra.

Temos um lead! E se ela comprar o produto, será um cliente que veio através das estratégias de ranqueamento.

14  principais  fatores que influenciam no ranqueamento do Google!

Mas como ficar na primeira página do google? O que o meu site e meu conteúdo precisa ter para alcançar o topo?

Fique tranquilo, querido leitor!

Aqui separamos os 14 principais fatores que influenciam no ranqueamento do google, confira:

#01. Palavra-chave

A palavra-chave ou keyword (em inglês) é o PRINCIPAL de tudo! Todas as páginas do seu site tem que estar de acordo com uma palavra-chave específica.

Essa Keyword pode ser tanto uma palavra quanto uma frase, mas como escolher uma?

Ela deve ser estratégica e escrita da mesma maneira ou semelhante com o que o seu  público coloca no espaço de busca do Google.

Por exemplo: se o seu público pesquisa: “Como manter a produtividade no trabalho home office”   a sua palavra-chave para um post que responda essa questão pode ser “produtividade no trabalho home office”.

Seguindo esse padrão você terá textos estruturados e direcionados para a sua persona.

Além disso, para te ajudar na escolha da palavra-chave existe uma ferramenta chamada SEM RUSH que pesquisa a média de busca de cada palavra e otimiza o texto para ela.

#02. Título

Para otimizar ainda mais o robô do google a considerar o seu texto importante é necessário ter um título que siga mais ou menos este padrão:

  • Palavra-chave;
  • Dois pontos;
  • Gatilho.

Ex: Produtividade no home office: 5 dicas para melhorar a sua rotina de trabalho

Lembre-se: sempre foque na palavra-chave

#03. Meta description

A meta descrição é a pequena prévia do seu texto que fica abaixo do título.

Exemplo de meta descrição para ranqueamento no google
Exemplo de meta descrição para ranqueamento no google

O que não pode faltar nessa parte é:

  • Palavra-chave;
  • Uma pequena resposta;
  • Uma pergunta que engaje a pessoa a ler o seu texto.

#04. Primeiro parágrafo do texto

Poucas pessoas sabem, mas é a principal parte do seu texto, é nele que você precisa captar o leitor para ele continuar lendo, então sempre busque interagir com o leitor ou mostrar dados para apresentar a importância daquele assunto.

Ah! E não esqueça, também utilize a palavra-chave

#05. Links(externos/ internos)

O conteúdo precisa conversar com outros conteúdos, por isso, é sempre importante trazer outros links:

  • Links internos: São outros links do seu próprio site, ele pode ser outro conteúdo, ou uma landing page, mas precisa seguir uma ordem, para que o robô do google entenda uma conexão entre os seus conteúdos.
  • Links externos: utilizados principalmente para TRAZER AUTORIDADE para o seu post, o ideal é  utilizar de grandes sites que sejam bem ranqueados e de parceiros do seu negócio para ter uma integração.

#06. Uso de imagens e vídeos

Utilize conteúdo visual dentro do seu texto para torná-lo mais dinâmico, além disso, salve-os com a sua palavra-chave, pois caso alguém busque através do campo de imagens no google também encontrará o seu conteúdo.

Outra coisa importante é tomar cuidado com os materiais que utiliza, não pegue qualquer foto da internet pois precisará de direitos autorais e pode comprometer o seu negócio a uma multa. Pensando nisso, existem algumas plataformas que disponibilizam imagens seguras para baixar, como: Shutterstock e Freepik.

#07. Organização do conteúdo

Sim, a organização do seu texto é primordial.

Se você parar para analisar esse texto que está lendo está separado por títulos e subtítulos por isso a sua leitura está sendo dinâmica.

Existe um padrão de Headlines interessantes para se cadastrar no google, por isso, sempre procure ter subtítulos e se puder ainda desmembrá-los em headlines ainda menores.

#08. Posição da página no site

Por incrível que pareça, se o seu conteúdo estiver mais perto da home, mais fácil será de ranquear.

O robô do google sempre tenta fazer um percurso no site para entender por onde o lead precisa passar até chegar em determinado conteúdo e se esse percurso for complicado o seu posicionamento no ranking cai.

#09. Mobile 

Agora vamos para os aspectos mais relacionados a estruturas do que a conteúdo.

O primeiro deles é o mobile-friendly, atualmente muitas pessoas acessam os conteúdos através do celular, por isso é tão importante manter o seu site preparado para ser visto pelo smartphone e pelo computador sem apresentar problemas. 

#10. Velocidade no carregamento 

Sabe quando entramos em um site e demos um tempão para poder carregar todo o conteúdo? Isso estressa né? e às vezes até nos faz desistir de ler aquele conteúdo.

O tempo ideal de carregamento de uma página é de até 2 segundos.

#11. Comprimento do conteúdo

Isso mesmo, o tamanho do conteúdo importa.

O mínimo de palavras é de 300 palavras, mas se colocar só isso, fica muito pequeno.

O padrão ideal para textos e páginas normais são de 900-1500 palavras e para textos estruturais, ou seja, conteúdos que o seu negócio é especialista e que você utiliza para ser a base de o resto, deve conter em média 2000 a 3000 palavras.

#12. Tempo de permanência na página

O robô do google faz uma média de quanto tempo as pessoas que entram no seu conteúdo passa, essa métrica é importante para entender se seu conteúdo atingiu a expectativa do leitor e ele leu muito ou se nas primeiras linhas ele já saiu e foi buscar outro.

Dessa forma, o tempo de permanência é ideal para o robô entender se o seu conteúdo é relevante ou não.

#13. Profundidade do conteúdo

Se o seu conteúdo for muito raso em conteúdo, sem explicações bem feitas e “enchendo muita linguiça”  ele estará muito mais abaixo no ranqueamento do que um conteúdo que explica de maneira clara e detalhada, com uma linguagem  que qualquer pessoa entende sobre o assunto.

#14. Segurança da página

Aqui está a grande importância de ter um site com HTTPS, o sistema de segurança na página que entrega ainda mais credibilidade ao usuário.

São muitos fatores que influenciam e tudo isso pode dificultar o processo de implantação de uma boa estrutura de ranqueamento.

Mas temos uma ótima  notícia para você que chegou até aqui: Nós podemos te ajudar!

Somos uma agência de inbound marketing em deixar seu conteúdo no TOPO do google e com ele ainda gerar muitos leads!

Se você busca vender online, gerar leads, ter posicionamento virtual e divulgar o seu negócio, tenha certeza que o ranqueamento no google é o seu combustível e nós somos o motor!

Vamos ao topo? Fale com um de nossos especialistas!