A internet é um local de muitas informações soltas, algumas importantes, outras mentirosas, notícias e fake news, atualmente tudo isso se encontra em um local, onde todos têm acesso: o google.
Mas diante de tantos conteúdos o google precisou achar uma forma de nos mostrar a resposta do que buscamos, o que realmente nos interessa e o que pode solucionar o nosso problema. Por isso, ele criou o processo de ranqueamento, onde só vai estar na primeira página o texto que realmente merece.
Dessa forma, todos os conteúdos passam por uma série de avaliações internas até o Google nos informar: quem merece estar no TOPO das buscas!
Se você quer descobrir como se tornar o primeiro link em uma busca ou como gerar leads através do SEO, continue lendo!
O que é o ranqueamento no Google?
Sabe quando você pesquisa alguma coisa no google e ele te informa conteúdos que podem conter a resposta da sua questão?
Por exemplo, se você for agora mesmo no Google e pesquisar “Como manter a produtividade no trabalho home office” ele vai te dar algumas opções de resposta para essa pergunta.
Esta ordem a qual ele apresenta os conteúdos é o que chamamos de posições no ranqueamento do google. Ou seja, o ranqueamento nada mais é do que a junção de alguns fatores que colocam aquela página em um melhor posicionamento comparado às demais.
O ranqueamento por busca no google é feito através do SEO que traduzido para o português significa otimização para os fatores de busca. Sendo eles, estratégias que ajudam o seu texto a estarem nas primeiras posições.
Mais a frente mostraremos os principais fatores para análise de SEO, mas se quiser saber mais sobre isso, temos este conteúdo completo no nosso blog!
Por que se preocupar com o ranqueamento do google?
Ah! Agora que compreendemos o que é, vamos entender o porquê organizar estratégias de ranqueamento são tão importantes para o nosso negócio, confira:
Posicionamento
Você estando na primeira página vai mostrar para as pessoas que pesquisam determinando assunto (algo que você resolva) que a sua solução pode ser a melhor para ele, eles passam a te conhecer até como uma possível chave para resolver o problema que ele apresenta.
Geração de leads
Sim! As pessoas que entram nos seus links podem ser grandes leads e isso relacionado a uma estratégia bem estruturada de inbound marketing torna ainda mais fácil aquele lead se tornar um cliente e até promoter.
Vamos dar um exemplo para ficar mais claro esses dois pontos?
Vamos supor que eu seja uma empresa de produto de cabelo e vendo para vários tipos de cabelo diferentes.
Se alguém pesquisa no google “como diminuir o frizz do cabelo cacheado” e eu apresentar um conteúdo na primeira página que responde exatamente essa questão, isso já vai me posicionar melhor que outros sites quando ela quiser tirar outra dúvida pois a sua resposta já foi muito relevante para ela.
Continuando…
Durante a leitura do texto apresento o problema, formas para resolver e no final ainda apresento o meu melhor produto para a solução, um creme para cachos feito para a diminuição de frizz, direciono ela para uma página de vendas que vai falar um pouco mais sobre o produto e no final deixo um link para ela baixar o nosso catálogo e ela se cadastra.
Temos um lead! E se ela comprar o produto, será um cliente que veio através das estratégias de ranqueamento.
14 principais fatores que influenciam no ranqueamento do Google!
Mas como ficar na primeira página do google? O que o meu site e meu conteúdo precisa ter para alcançar o topo?
Fique tranquilo, querido leitor!
Aqui separamos os 14 principais fatores que influenciam no ranqueamento do google, confira:
#01. Palavra-chave
A palavra-chave ou keyword (em inglês) é o PRINCIPAL de tudo! Todas as páginas do seu site tem que estar de acordo com uma palavra-chave específica.
Essa Keyword pode ser tanto uma palavra quanto uma frase, mas como escolher uma?
Ela deve ser estratégica e escrita da mesma maneira ou semelhante com o que o seu público coloca no espaço de busca do Google.
Por exemplo: se o seu público pesquisa: “Como manter a produtividade no trabalho home office” a sua palavra-chave para um post que responda essa questão pode ser “produtividade no trabalho home office”.
Seguindo esse padrão você terá textos estruturados e direcionados para a sua persona.
Além disso, para te ajudar na escolha da palavra-chave existe uma ferramenta chamada SEM RUSH que pesquisa a média de busca de cada palavra e otimiza o texto para ela.
#02. Título
Para otimizar ainda mais o robô do google a considerar o seu texto importante é necessário ter um título que siga mais ou menos este padrão:
- Palavra-chave;
- Dois pontos;
- Gatilho.
Ex: Produtividade no home office: 5 dicas para melhorar a sua rotina de trabalho
Lembre-se: sempre foque na palavra-chave
#03. Meta description
A meta descrição é a pequena prévia do seu texto que fica abaixo do título.
O que não pode faltar nessa parte é:
- Palavra-chave;
- Uma pequena resposta;
- Uma pergunta que engaje a pessoa a ler o seu texto.
#04. Primeiro parágrafo do texto
Poucas pessoas sabem, mas é a principal parte do seu texto, é nele que você precisa captar o leitor para ele continuar lendo, então sempre busque interagir com o leitor ou mostrar dados para apresentar a importância daquele assunto.
Ah! E não esqueça, também utilize a palavra-chave
#05. Links(externos/ internos)
O conteúdo precisa conversar com outros conteúdos, por isso, é sempre importante trazer outros links:
- Links internos: São outros links do seu próprio site, ele pode ser outro conteúdo, ou uma landing page, mas precisa seguir uma ordem, para que o robô do google entenda uma conexão entre os seus conteúdos.
- Links externos: utilizados principalmente para TRAZER AUTORIDADE para o seu post, o ideal é utilizar de grandes sites que sejam bem ranqueados e de parceiros do seu negócio para ter uma integração.
#06. Uso de imagens e vídeos
Utilize conteúdo visual dentro do seu texto para torná-lo mais dinâmico, além disso, salve-os com a sua palavra-chave, pois caso alguém busque através do campo de imagens no google também encontrará o seu conteúdo.
Outra coisa importante é tomar cuidado com os materiais que utiliza, não pegue qualquer foto da internet pois precisará de direitos autorais e pode comprometer o seu negócio a uma multa. Pensando nisso, existem algumas plataformas que disponibilizam imagens seguras para baixar, como: Shutterstock e Freepik.
#07. Organização do conteúdo
Sim, a organização do seu texto é primordial.
Se você parar para analisar esse texto que está lendo está separado por títulos e subtítulos por isso a sua leitura está sendo dinâmica.
Existe um padrão de Headlines interessantes para se cadastrar no google, por isso, sempre procure ter subtítulos e se puder ainda desmembrá-los em headlines ainda menores.
#08. Posição da página no site
Por incrível que pareça, se o seu conteúdo estiver mais perto da home, mais fácil será de ranquear.
O robô do google sempre tenta fazer um percurso no site para entender por onde o lead precisa passar até chegar em determinado conteúdo e se esse percurso for complicado o seu posicionamento no ranking cai.
#09. Mobile
Agora vamos para os aspectos mais relacionados a estruturas do que a conteúdo.
O primeiro deles é o mobile-friendly, atualmente muitas pessoas acessam os conteúdos através do celular, por isso é tão importante manter o seu site preparado para ser visto pelo smartphone e pelo computador sem apresentar problemas.
#10. Velocidade no carregamento
Sabe quando entramos em um site e demos um tempão para poder carregar todo o conteúdo? Isso estressa né? e às vezes até nos faz desistir de ler aquele conteúdo.
O tempo ideal de carregamento de uma página é de até 2 segundos.
#11. Comprimento do conteúdo
Isso mesmo, o tamanho do conteúdo importa.
O mínimo de palavras é de 300 palavras, mas se colocar só isso, fica muito pequeno.
O padrão ideal para textos e páginas normais são de 900-1500 palavras e para textos estruturais, ou seja, conteúdos que o seu negócio é especialista e que você utiliza para ser a base de o resto, deve conter em média 2000 a 3000 palavras.
#12. Tempo de permanência na página
O robô do google faz uma média de quanto tempo as pessoas que entram no seu conteúdo passa, essa métrica é importante para entender se seu conteúdo atingiu a expectativa do leitor e ele leu muito ou se nas primeiras linhas ele já saiu e foi buscar outro.
Dessa forma, o tempo de permanência é ideal para o robô entender se o seu conteúdo é relevante ou não.
#13. Profundidade do conteúdo
Se o seu conteúdo for muito raso em conteúdo, sem explicações bem feitas e “enchendo muita linguiça” ele estará muito mais abaixo no ranqueamento do que um conteúdo que explica de maneira clara e detalhada, com uma linguagem que qualquer pessoa entende sobre o assunto.
#14. Segurança da página
Aqui está a grande importância de ter um site com HTTPS, o sistema de segurança na página que entrega ainda mais credibilidade ao usuário.
São muitos fatores que influenciam e tudo isso pode dificultar o processo de implantação de uma boa estrutura de ranqueamento.
Mas temos uma ótima notícia para você que chegou até aqui: Nós podemos te ajudar!
Somos uma agência de inbound marketing em deixar seu conteúdo no TOPO do google e com ele ainda gerar muitos leads!
Se você busca vender online, gerar leads, ter posicionamento virtual e divulgar o seu negócio, tenha certeza que o ranqueamento no google é o seu combustível e nós somos o motor!
Vamos ao topo? Fale com um de nossos especialistas!