No marketing digital, para analisar a performance de uma página, as variáveis que costumam ser levadas em consideração de forma primária são a qualidade do conteúdoa taxa de conversão e, antes de tudo isso, a atração do tráfego.

Você sabe qual a origem das visitas em sua página? Para onde os usuários vão após entrar em contato com seu conteúdo?

Essa é a função da análise de tráfego: ela permite entender o que seus usuários estão buscando, quais são suas intenções, qual a origem de seus acessos e qual caminho seguem a partir da visita à sua página.

Sabendo disso, você consegue otimizar suas ações e montar estratégias que façam sentido para a sua audiência. 

A principal plataforma para obter esses dados é o Google Analytics, contando também com o Google Ads e o Facebook Ads.

Para analisar o tráfego de qualquer página, duas siglas são muito importantes: o SEO (Search Engine Optimization), que otimiza os conteúdos para serem encontrados mais facilmente nos mecanismos de busca, e o CRO (Conversion Rate Optimization), que visa aumentar a porcentagem de visitantes em um site, transformando-os em clientes.

No post de hoje, entenderemos quais são as variáveis do tráfego, como mensurá-lo e aumentá-lo. Acompanhe conosco! 


O que é tráfego? 


Nada mais é do que todos os usuários que visitam a sua página, iniciando uma sessão. Esta se torna uma oportunidade de conversão (de visitante a cliente, por exemplo), que pode ser desenvolvida através de uma estratégia bem definida. 

Ao monitorar o tráfego do seu site, é possível:

  • definir, antecipar e acompanhar tendências;
  • descobrir quais acessos são oriundos de computadores ou de dispositivos móveis;
  • avaliar seu potencial de crescimento;
  • entender as preferências e os comportamentos dos usuários;
  • identificar os conteúdos mais populares;
  • entender quais canais do marketing digital demonstram melhor desempenho;
  • localizar a região de onde seus usuários acessam, explorando oportunidades;
  • ampliar sua presença em um determinado mercado;
  • verificar quais conteúdos são mais interessantes, etc.


Uma forma de monitorar as visitas em sua página é através de parâmetros, que entraremos em maiores detalhes a seguir.


O que são parâmetros?


São pequenos textos que você inclui na sua URL para rastrear o tráfego. Através do seu uso e pela análise das plataformas de métricas, é possível entender qual a origem das visitas em seu site.

No caso de guest posts, ou seja, quando você posta conteúdo de outros sites e eles fazem o mesmo com você, é possível descobrir se os posts que redirecionam ao seu site está efetivamente trazendo leitores.

Os parâmetros são ferramentas que proporcionam:

  • Conhecimento do mercado e dos clientes, ao interpretar os interesses dos clientes, analisar seu comportamento nas páginas visitadas e qual necessidade a sua página preenche. A partir dessa análise, é possível prever como o consumidor se comportará daqui para frente; 
  • Assertividade na tomada de decisões: ao coletar dados e identificar padrões, é possível planejar os próximos passos a partir de decisões mais firmes e bem embasadas, com base em experiências anteriores; 
  • Identificação de problemas: através da análise de dados e métricas, você consegue identificar quais estratégias não estão trazendo os resultados esperados e fazer os ajustes necessários para aumentar o tráfego.


Quais são as fontes de tráfego


Ele pode ser gerado de forma orgânica, ou seja, quando o usuário pesquisa por algo relacionado ao seu conteúdo e, por estar bem posicionado no ranqueamento dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo e Bing, o usuário escolhe seu site de forma natural para encontrar as respostas que busca.

Já o tráfego direto é quando o leitor já tem o hábito de visitá-lo, tendo sua URL salva nas buscas. Ao começar a digitar na barra de pesquisa, seu domínio aparece como sugestão, visitando sua página sem o intermédio dos mecanismos de busca. 

Há o tráfego de referência (referral), que é quando o seu conteúdo é referenciado por outras páginas, blogs, email marketing, etc. Ou seja, o leitor é direcionado ao seu conteúdo por meio de terceiros. Nesse aspecto, também temos o tráfego oriundo de redes sociais.

O tráfego pago também é muito importante e utilizado, sendo gerado através de anúncios e campanhas pagas.

Todos os cliques nesses anúncios possuem um valor: embora seja ótimo – e possivelmente caro – possuir uma grande quantidade de usuários a partir do tráfego pago, a página deve se manter principalmente através do tráfego orgânico, indicando a qualidade do seu conteúdo e a espontaneidade da sua atração de tráfego. 


Que aspectos uma análise de tráfego pode me ajudar a entender?

  • O número de novos contatos;
  • o número de novas sessões (visitantes únicos em seu site, que pode ter várias sessões ou acessos);
  • taxas de conversão (de sessões para contatos, de contatos para clientes, etc.);
  • taxa de rejeição (porcentagem de usuários que abandonaram o site após visualizarem apenas uma página);
  • número de visualizações de página;
  • duração da sessão;
  • cliques em calls to action, entre outros.


O que posso fazer para aumentar o tráfego do meu site? 

  • Seja persuasivo, especialmente em landing pages, ou seja, aquelas páginas onde os clientes chegam de forma primária. Já que toda a página tem um objetivo, desejando que o usuário realize uma ação, deixe claro o que sua página espera que o visitante faça através de uma call to action, ou seja, um convite para deixar seu email, baixar um material, falar com alguém da equipe, etc.
  • Produza conteúdos relevantes: Ao elaborar um material de qualidade e que chame a atenção do usuário, ele será convidado a ler seus posts, que podem ser conectados a outros conteúdos em seu site, fazendo com que o usuário permaneça por mais tempo na sua página. Crie conteúdos originais, inovadores e interessantes. 
  • Utilize as técnicas de SEO: Estas ações e estratégias visam aumentar o desempenho do site através do tráfego orgânico direcionado por mecanismos de busca. Para subir no ranking de resultados de pesquisa do Google (e do Bing, Yahoo, etc.), lembre-se de possuir uma title tag, uma meta description, ter uma página em HTTPS, utilizar palavras-chave, etc. Você pode saber mais sobre SEO aqui.
  • Invista na responsividade e velocidade da página: Ela deve ser aberta facilmente e com rapidez em todos os dispositivos: computadores, tablets e smartphones. Há grandes chances de um visitante desistir da sua página caso ela não carregue rapidamente ou não esteja otimizada para o dispositivo através do qual ele está acessando.

Que ferramentas podem me ajudar nessa análise? 


Aqui na Colina Tech, trabalhamos com algumas ferramentas que são nossas parceiras e em cujo serviço confiamos e recomendamos.

RD Station Marketing, por exemplo, oferece informações de marketing e vendas através de um software que conta com funcionalidades simples, modelos para as estratégias de marketing que podem ser personalizados e permitem aumentar as conversões e guiar leads para a ação desejada, automatizando diversas tarefas.

Além disso, o software captura informações que permitem um conhecimento mais aprofundado do seu público, identificando aqueles clientes com maior potencial de compra e entrando em contato com eles.

Já a ActiveCampaign “recepciona” os visitantes, encontra os mais engajados, obtém informações de outras plataformas e automatiza o marketing de uma maneira geral.

Também é capaz de monitorar sites, rastrear as visitas por meio da anexação de parâmetros nas URLs e vinculá-las ao registro de contatos. Isso permite realizar uma segmentação, entendendo com quais canais de publicidade, campanhas, palavras-chave e conteúdos um usuário interagiu. Dessa forma, é possível mensurar a eficácia das campanhas de marketing. 


Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para aumentar o número de visitas em seu site e orientar suas estratégias de conversão. Aqui no blog da Colina Tech, temos diversos conteúdos super interessantes que podem te ajudar a tornar sua página mais atrativa para que alcance seus objetivos com maior facilidade. Confira nossos posts e entre em contato para podermos te ajudar!