Dia após dia o mercado empreendedor cresce de maneira exponencial. Empresas dos mais diversos nichos, produtos e serviços estão surgindo, inclusive concorrentes diretos do seu negócio. E aí, como se destacar e garantir que a SUA marca seja autoridade no assunto? Tenho uma das respostas pra você: MARKETING DE CONTEÚDO.
Não é novidade que o processo tradicional de vendas está cada vez mais fadado ao fracasso. As formas como você ou sua marca irão chegar até o consumidor estão em constante progresso. Sendo assim, você não quer permanecer na mesmice e deixar de trazer resultados positivos para o seu negócio, não é mesmo?!
Então, qual seria a melhor estratégia para gerar o interesse do meu público no meu serviço ou produto e, consequentemente, estar cada vez mais próximo do consumidor?
Bem, senta aí, pega um cafézinho, e vamos falar um pouco sobre MARKETING DE CONTEÚDO.
MAS O QUE SERIA “MARKETING DE CONTEÚDO?”
Essa prática foi desenvolvida com o intuito de inovar a forma de abordagem e superar as tradicionais estratégias de marketing que eram feitas, muitas vezes, de forma incisiva e nada agradável.
As empresas estão cada dia mais investindo no marketing de conteúdo com o intuito de facilitar a captação de leads e manter um relacionamento para além do processo de compra e venda. É uma via de mão dupla na qual ambos ganham. A empresa com a venda e o consumidor com a informação.
Esse tipo de estratégia pode ser feita por meio de post blogs, e-books, material rico (planilhas e infográficos), vídeos e tudo aquilo que venha agregar ao consumidor. Aprofundarei um pouquinho mais a frente, aguenta aí!
Mas, de forma bem macro, o marketing de conteúdo pode ser definido como uma maneira estratégica de agregar valor a sua marca. Portanto, diferentemente da publicidade/marketing convencional, ele vem com o intuito de somar à experiência do consumidor de forma enriquecedora durante toda a jornada do cliente para que ele seja nutrido com conteúdos de relevância.
BENEFÍCIOS DO MARKETING DE CONTEÚDO
Para começo de conversa, o marketing de conteúdo está presente em toda a jornada de compra do cliente, tendo um papel relevante e específico em cada etapa do funil de vendas.
1- Quando falamos do topo do funil, falamos da etapa de atração e conscientização. O conteúdo gerado precisa despertar no possível consumidor a necessidade de resolver alguma dor que ele esteja passando. Por isso, nessa etapa, o marketing de conteúdo deve focar na persona de seu interesse e, baseado nisso, gerar conteúdos rápidos e objetivos que sanem as possíveis dúvidas que o consumidor venha a ter.
Exemplos de materiais que podem ser explorados nessa etapa: blog posts, vídeos e redes sociais.
2 – Já no meio do funil, na etapa de consideração, o cliente já está ciente de que possui um problema a ser resolvido. Assim, o seu dever é produzir um material que mostre a ele como resolver essa dor. É importante que mantenhamos sempre a objetividade no conteúdo criado, pois se o material for prolixo, raso e redundante, serão grandes as chances de não conversão.
Por isso, agregue à experiência do seu possível cliente dicas valiosas e textos informativos. É aqui que você iniciará uma relação de confiança, então NÃO VACILE!
Exemplos de materiais que podem ser explorados nessa etapa: blog posts, ebooks, infográficos.
3 – Chegamos na parte mais decisiva do processo: o fundo do funil, ou etapa de decisão. Consciência do problema gerada, consideração de resolução feita, agora é de sua responsabilidade mostrar que o SEU NEGÓCIO possui a solução ideal para atende-lo. Nessa etapa do funil o cliente já é um lead qualificado, sendo assim é preciso estreitar ainda mais os laços com ele.
MAS COMO?
Por meio de mais conteúdo rico e relevante! Utilize os canais em que ele se cadastrou para enviar esse material e encantar seu lead sempre focando na solução do problema e nos diferenciais da sua empresa.
Exemplos de materiais que podem ser explorados nessa etapa: cases e depoimentos de clientes seus.
4 – Funil finalizado agora é hora de ENCANTAR! Incentive e invista no relacionamento da marca com seu cliente. Essa etapa é extremamente importante para o aumento do Lifetime Value (LTV) , além de fazer com que o seu consumidor se torne um promotor da sua empresa.
Exemplos de materiais que podem ser explorados nessa etapa: newsletters.
E É SÓ ISSO?
Você tava achando pouco? Mas não é só isso não! Abaixo estão mais alguns benefícios pontuais e super importantes para o aumento da performance da sua empresa gerados pelo investimento em marketing de conteúdo:
1 – Aumenta o tráfego do seu site e impulsiona a geração de leads: seu maior canal de vendas e captação de leads.
2 – Gera autoridade e consciência de marca: as pessoas são muito mais propensas a fecharem vendas com marcas que já são familiares e possui uma boa reputação.
3 – Educa o mercado: o consumidor chegará a compra sabendo o que de fato é o seu produto ou serviço, assim, aumentando as chances de venda.
4 – Aumenta o LTV (Lifetime Value) e reduz o CAC (Custo de Aquisição Por Cliente): nutrindo o seu cliente com conteúdo de relevância, você garante mais tempo com ele dentro do seu negócio e diminui os esforços para ir atrás de novos clientes.
5 – E por fim: GERA VENDAS!
A venda é apenas uma consequência de todo esse processo!
Depois de tudo isso você ainda possui dúvidas que o marketing de conteúdo é uma ferramenta indispensável para alavancar seu negócio e vendas? Então, dá uma olhada nesse conteúdo massa da Rock Content ou entra em contato que a gente bate mais um papo.