Não é segredo para ninguém que marcas autênticas, com uma comunicação bem elaborada saem na frente da concorrência.
Isso porque quanto mais próxima dos clientes uma marca é, maior será o seu poder de convencimento, e, claro, de vendas!
E é justamente por essa razão que a equipe de vendas de uma empresa deve estar sempre preparada para encantar os leads que chegam e os converterem em clientes reais.
Por isso, uma boa abordagem faz toda a diferença.
Não sabe como colocar essa ideia em prática? Então leia o próximo tópico.
E como aplicar a abordagem de vendas?
#01. Esteja sempre disposto a ouvir
No primeiro contato com o cliente, muitos vendedores cometem o erro de subestimar a inteligência do cliente e acabam querendo empurrar produtos ou serviços a todo custo.
Porém, quem já passou por essa situação sabe o quanto é desesperador ser abordado por um vendedor que não entende suas necessidades e só tem um propósito único: lucro.
Diante disso, o mais importante é entender o timing do cliente para, assim, entender qual é o momento adequado para tentar finalizar a venda.
#02. Não venda apenas um produto ou serviço, ofereça soluções!
Ao realizar um processo de venda com um cliente que demonstrou certo interesse em um produto, o vendedor não deve esquecer jamais que aliada a essa venda está uma necessidade.
Por isso, na hora de vender não oferece apenas um produto, como também soluções.
Parece confuso?
Mas não é. Por exemplo, uma loja de biquínis que vai vender suas mercadorias no meio digital não deve divulgar apenas descrever a composição do tecido que essas peças são feitas.
É preciso ir além. Mostrar o caimento desse biquíni, como ele realça o tom de pele de algumas pessoas ou como ele é versátil para usar em outras ocasiões.
Ou seja, tudo aquilo que evidencia e desperta a necessidade do cliente para a realização da compra.
Afinal, o Marketing que empurra apenas produtos morreu há um bom tempo e, com certeza, não vai voltar.
#03. Saiba qual é o seu diferencial
O que a sua empresa tem de diferente? O que ela oferece que se distancia de outras da área?
A resposta não precisa ser nada mirabolante. Mas, para conquistar o cliente, o vendedor precisa ter todas as respostas na ponta da língua.
Afinal, é isso que o fará escolher a sua empresa e não outra.
#04. Faça perguntas abertas
Essa técnica ajuda bastante os vendedores a entender, de maneira mais aprofundada, as necessidades do cliente.
Afinal, quando as perguntas não são desse tipo, é bem comum que os clientes respondam tudo de forma bem monossilábica, com simples “sim” ou “não”. O que acaba tornando a conversa nada agradável para os dois lados.
Por isso, as perguntas abertas são excelentes opções para quebrar o gelo.
#05. Diversifique as abordagens
Chega de abordar o mesmo roteiro de perguntas para todo cliente que surgir. Isso além de atrapalhar a sua dinâmica de vendas, também não passa um ar de exclusividade.
Por isso, mude a abordagem quando necessário, sempre utilizando argumentos válidos e não apenas jogando informações para os clientes.
Depois dos testes não esqueça de mostrar os resultados para o restante da equipe. Isso fará com que mais pessoas entendam os benefícios dessa técnica.
Além, de claro, ser possível que surjam ainda mais ideias para diversificar.
#06. Não desperdice o tempo do cliente
Ninguém merece processos de vendas cansativos e insistentes. Isso só gera insatisfação e afasta os clientes.
Um bom exemplo disso são as vendas de serviços de telefonia. Ninguém quer recebê-las.
Diante disso, ofereça ao cliente a segurança de que o tempo investido nesse processo de venda não é em vão. E que muito pelo contrário, trará muitos benefícios.
#07. Atenção a forma como você expressa
Utilize sempre um vocabulário mais alegre e próximo ao cliente, isso fará com que ele sinta-se mais confortável e aberto para dialogar com você.
Além disso, outra dica é evitar palavras negativas, exemplo: “Como não?” “Pois não?”.
Afinal, a ideia é que a comunicação seja sempre positiva entre ambas as partes. E, para completar essa aproximação, não esqueça de sorrir para o cliente e nem de mostrar disposição para resolver os problemas que ele relatar.
Muitos consumidores se tornam promotores das marcas justamente pelo atendimento próximo e humanizado que elas oferecem.
#08. Se a venda for apenas no meio digital , aproveite as oportunidades
O meio digital muitas vezes é o principal caminho das empresas para captar clientes. E, por ser tão amplo, é preciso estar atento aos detalhes para não perder as oportunidades de vista.
No caso de sites, por exemplo, é sempre importante mantê-lo atualizado, intuitivo e responsivo para que o cliente não desista de finalizar a compra. Afinal, na internet tudo é muito rápido. E, assim como no meio presencial, a concorrência também é alta.
Além de ter um visual agradável, é importante que o site também ofereça ferramentas de chats onlines para facilitar a vida do cliente caso surja alguma dúvida.
Em relação às redes sociais, o princípio é o mesmo. Mantenha os perfis da sua empresa atualizados e não esqueça nunca de apresentar novidades e benefícios do seu produto/serviço.
Ah, e não se esqueça de ficar sempre de olho nos chats, para não deixar nenhum cliente ir embora por falta de informações.
Além disso, não faça comunicações invasivas, como e-mails marketings para lista comprada. Isso não trará resultado algum, pois o público não está qualificado.
Técnicas como inbound marketing também são super importantes para oferecer conteúdos de qualidade aos clientes do funil de vendas.
#09. Teste diferentes horários para fazer contato
Primeiramente é importante esclarecer que não há regras para qual horário é o melhor para entrar em contato com os leads.
Por isso, teste sempre horários diferentes. Ligou três vezes para o contato e ele não atendeu?
Teste no próximo dia e em outro horário. Isso será fundamental para saber se o lead apenas estava ocupado ou se a ligação não é a forma mais eficaz para convertê-lo.
Caso chegue a segunda conclusão, não perca tempo! Teste outros canais. Como já abordamos nos tópicos anteriores, existem vários outros, inclusive no meio digital.
#10. Ofereça incentivos
Utilizou todas as técnicas possíveis, enxerga alto potencial de compra no potencial cliente, mas ele ainda não está 100% convertido?
Então por que não oferecer algum benefício, como desconto ou voucher nesse início?
Isso desperta a sensação de exclusividade, como também leva a pessoa que recebe os benefícios a uma situação de convencimento maior.
Afinal, nada melhor para o consumidor do que se sentir importante, né?
Porém, antes de sair oferecendo vantagens para todo mundo, é importante que o vendedor esteja alinhado com o financeiro da empresa para saber se a ação é realmente possível sem impactar negativamente o fluxo de caixa.
Pois se leva prejuízo para a empresa, o melhor é guardar a opção para oportunidades futuras.
E para finalizar…
E então, gostou dessas dicas de abordagem de vendas?
É sempre importante ressaltar que nada deve ser tomado como regra e que tudo deve ser testado e aplicado sempre.
Afinal, esse é o caminho que muitas empresas referências no mercado percorreram para alcançar o sucesso.
E não se esqueça: o não sempre fará parte do caminho, pois ele é fundamental para testar o que não está dando certo e, assim, melhorar os todos os processos.
Sucesso!