Atualmente, a era da informação está cada vez mais presente no dia a dia. Podemos observar as transformações através da tecnologia que permitiram revolucionar nossa forma de pensar e de agir.
Como parte da consequência desse processo, o papel que antes era exclusivamente do vendedor de convencer o cliente já não é mais tão efetivo. Agora, as pessoas estão cada vez com mais pressa e com acesso à informação.
Hoje em dia, existem várias opções de compras e, no contexto digital, é desafiador fazer com que um usuário escolha a sua empresa para fechar negócio.
Por isso, uma agência de Inbound Marketing é a opção mais indicada para te ajudar nessa tarefa!
A nova era exigiu uma nova demanda para criar um modelo que compreendesse essas novas formas de se comunicar, utilizando estratégias de convencimento.
Assim, o Inbound Marketing foi implementado através da proposição de que o marketing é muito mais amigável quando ele não interrompe uma atividade e sim busca atrair o cliente.
Neste artigo, vamos trazer alguns pontos muito interessantes para você se familiarizar com a forma que uma agência de Inbound Marketing funciona.
Assim, ao final deste texto, você será capaz de entender qual é a jornada que a sua estratégia precisa percorrer para conquistar os clientes certos! Vamos lá?
Um pequeno resumo
O conceito usual do marketing sempre se moldou pela estratégia de interromper a atenção do usuário para mostrar produtos ou serviços que seriam viáveis para sua vida.
Contudo, como já abordamos, os tempos mudaram. As transformações digitais moldaram as mudanças no comportamento do consumidor e agora ele se tornou mais ativo e detentor das suas escolhas.
Com a internet, as pessoas deixaram de consumir conteúdos que eram escolhidos pelas emissoras de televisão/rádio. Agora, elas quem escolhem o que desejam assistir, ler e visitar.
Dessa forma, as empresas precisam pensar em novas formas de conquistar e convencer seus clientes. Concorda?
Assim surge a agência de Inbound Marketing! Com equipes que coordenam um conjunto de estratégias para atrair clientes em potenciais e guiá-los até o momento da compra.
Você provavelmente está se perguntando como, não é?
Bom, uma agência de Inbound Marketing parte de um princípio básico. De que as pessoas que possam desenvolver interesse por seu produto ou serviço, não conhecem sua empresa ou muitas vezes não sabem que tem um problema.
Dessa maneira, a sua empresa pode mostrá-las de que é capaz de trazer a solução!
É nessa premissa que a agência de Inbound Marketing age. Identificando quem são essas pessoas e criando estratégias para chegar até elas. Ou melhor, deixar que elas cheguem até você.
Assim, o Inbound Marketing atua em cinco esferas da sua empresa:
- Aumentar a visibilidade da marca;
- Atrair clientes em potencial e os qualificar;
- Diminui o custo de aquisição dos clientes;
- Otimiza o processo de vendas;
- Cria conteúdos e materiais que dão autoridade.
Quer saber mais? Temos outro post que explica mais sobre isso, você pode acessá-lo clicando aqui.
Como é uma agência de Inbound Marketing?
Uma agência de Inbound Marketing precisa ter ciência de que deve montar sua estratégia com o objetivo de ensinar algo a alguém. Isso serve para transmitir credibilidade e autoridade antes de tentar vender algo. Ou seja, se relacionar e depois fazer uma oferta.
Para isso, é fundamental que a agência de Inbound Marketing saiba sobre jornada de compra. Pois nem sempre o lead está no momento certo de efetuar uma.
Assim, é iniciado o processo de criar conteúdos e materiais que possa interessar um determinado perfil de usuário e dessa forma conseguir o contato dele.
Portanto, é necessário atribuir personas e identificar o seu comportamento de compra para conseguir criar e planejar as estratégias de persuasão.
Apenas assim será possível atrair o usuário. Primeiro, começando por educá-lo e iniciar o processo de nutrição. Em seguida, criando um relacionamento entre o consumidor e sua marca. Para, então, despertar o interesse de compra.
Depois, é necessário deixá-lo confiante para seguir com os próximos passos do funil de vendas até fechar negócio com a sua empresa.
O funil de vendas é dividido da seguinte forma:
1. Topo de funil: onde é trabalhado a visibilidade da sua marca, apresentando para clientes em potencial e trabalhando a confiança. É também onde se entrega materiais que ajudem os possíveis clientes a identificar problemas e convertê-los em leads;
2. Meio de funil: aqui é onde vamos focar na conversão, mostrar possíveis soluções para os problemas dos leads e evitar que eles tenham possíveis objeções em adquirir o produto ou serviço.
3. Fundo de funil: Por fim, convertemos os leads qualificados para o processo de compra, eles já vão estar qualificados para fechar negócio;
Temos outro post que explica direitinho o que o funil de vendas bem aqui.
Afinal, como funciona na prática?
Para explicar como uma agência de Inbound Marketing funciona na prática, devemos dividir o Inbound em quatro grupos. Dessa maneira, cada um trabalha em uma parte específica do processo:
1. Etapa de atração : onde atraímos leads para o seu site ou redes sociais;
2. Etapa de conversão : converter o máximo de visitantes em leads, transformando eles em oportunidades de venda;
3. Etapa de relacionamento : onde vamos nutrir os leads com conteúdos até que ele esteja pronto para receber uma proposta e fechar negócio.
4. Etapa de análise : onde vamos gerar análises e ajustar a estratégia de acordo com o resultado.
Durante essas etapas, devemos preparar a jornada do usuário até ele efetuar a compra e fazer a análise de dados.
- Atração
Voltando para a primeira etapa, o foco é criar algo que realmente possa interessar ao seu público. Em vez de atirar para todos os lados atrás de várias pessoas que podem ou não se interessar por sua empresa.
Como uma agência de Inbound Marketing faz isso? Através de blogs de conteúdos , links patrocinados, redes sociais e SEO .
O site da sua empresa possui uma função maior do que um mero cartão de visitas. Afinal, do que adianta você ter um site com um design atrativo se ele não tem público?
- Conversão
Essa etapa se trata de transformar o usuário em lead. Então, precisamos que ele nos forneça informações e em troca podemos oferecer algum conteúdo de valor gratuitamente.
Assim, pode ser realizada através de Landing Pages de conversão , CRO ou avaliações gratuitas.
- Relacionamento
Na etapa de relacionamento, uma agência de Inbound Marketing irá preparar o lead para que ele esteja pronto para receber uma proposta e fechar negócio.
Para isso, é preciso que ele passe por um percurso respeitando estágios, onde é alimentado com conteúdos até a etapa de decisão de compra.
Algumas ferramentas que podemos utilizar nessa questão é: Automação de marketing, e-mail marketing e nutrição de leads.
- Análise
Após a concretização da venda, existem algumas ferramentas que podem auxiliar na jornada de contato com o vendedor, como Lead scoring, Inbound Sales e CRM.
Além disso, é necessário também avaliar todos os resultados para comprovar o retorno de investimento. Obviamente, baseado em números reais que estarão sendo coletados durante todo o processo.
Portanto, é importante monitorar as interações do seu público em suas plataformas de contato.
Assim, uma agência de Inbound Marketing irá analisar sites, posts, redes sociais e/ou campanhas. O monitoramento é importante para direcionar os esforços do seu time em como solucionar e otimizar esse processo de Inbound.
O Web Analytics é uma ferramenta bastante útil para avaliar essas métricas.
Conclusão
Então, se assustou com a quantidade de ferramentas utilizadas? É por isso que uma agência de Inbound Marketing deve trabalhar em equipe. Com pessoas responsáveis por cada etapa e possibilitando personalizar as demandas de acordo com cada cliente.
Agora que você já sabe como funciona uma agência e o valor que ela pode trazer para sua empresa além de retorno de investimento, por que não entra em contato sem compromisso com um de nossos especialistas?