Como o próprio nome já diz, automação de marketing tem a função de automatizar ações e processos, proporcionando eficiência, reduzindo custos e trabalhos manuais. E como isso funciona quando aplicado em Marketing?

A empresa basicamente precisa entender o que seu potencial cliente quer e saber em que momento da jornada de compra ele está. Com isso é possível planejar estratégias personalizadas, oferecendo conteúdo de valor e gerando mais leads qualificados.

  • Como a automação de marketing pode te ajudar
  • Invista em estratégias eficientes
  • Lembre de focar em seus objetivos

Como esse processo pode te ajudar

O primeiro passo para uma empresa aplicar a automação de marketing é pensar em seu objetivo. Sem isso não é possível traçar uma estratégia assertiva que foque resultado que ela busca.

E qual tipo de objetivo e resultado a automação permite alcançar? Muitos, na verdade. Alguns deles são:

Captação de lead qualificado

Converter leads é muito importante, mas é necessário fazer isso da maneira correta. O processo de automação permite segmentar o público para que os resultados sejam mais qualitativos e assertivos, como explica o próximo tópico.

Maior chance de assertividade

A partir do momento que a marca identifica seu público, ela tem a oportunidade de direcionar ações específicas e com grande probabilidade de atingir as pessoas certas, em vez de generalizar e obter resultados menores.

Depois de converter o visitante em lead, é possível obter informações valiosas sobre ele e entender um pouco mais sobre suas buscas, prática que permite investir em estratégias mais efetivas.

Redução de tempo na conversão

Com a automação, o processo que antes era feito manualmente pelos colaboradores passa a ser ágil e efetivo, e isso acaba refletindo também no momento de conversão, onde o potencial cliente sente uma dor e precisa saná-la.

Após ele identificar sua necessidade, o próximo passo é começar a pensar nas soluções. Para isso a marca utiliza o funil de vendas, que mostra em qual estágio de compra o visitante está e possibilita levá-lo para o próximo estágio.

Ajuda a gerenciar as campanhas

Para entender se todo o processo anterior faz sentido dentro da estratégia é necessário acompanhar cada detalhe da campanha. Analisar se o desempenho está sendo positivo ou negativo faz com que a empresa entenda se suas ações foram bem planejadas ou precisam de alterações.

Automação no processo pós-venda

Após o processo de compra do produto ou serviço é importante que a marca se questione sobre os resultados e faça uma análise para saber se é preciso mudar algo ou continuar fazendo o mesmo.

Para fazer essa análise é preciso questionar alguns pontos: Foi eficaz aplicar a automação em determinado ponto? O resultado foi o esperado? Se não, o que fazer para melhorar?

Essas perguntas podem ajudar a empresa no momento de continuar o seu plano de automação já implementado ou alterá-lo de forma que apresente resultados melhores.

Proporciona um relacionamento personalizado

É essencial nutrir o relacionamento com o cliente mesmo após a venda, com isso ele pode sentir uma relação de proximidade com a marca e ainda poderá até fazer a próxima compra no mesmo local.

Invista em estratégias eficientes

Existem algumas formas de alcançar os objetivos descritos acima, uma delas é por meio do inbound marketing. Mas como usar inbound marketing atrelado a estratégia de marketing?

Essa técnica se baseia em atrair leads por meio de conteúdos relevantes em vez de interrompê-los com anúncios ou estratégias invasivas. Suas etapas se baseiam em atrair, converter, relacionar e vender.

Lembre de focar em seus objetivos

Para entender como fazer automação de marketing é preciso definir primeiro os objetivos da empresa e em seguida que tipo de estratégia ela usará. Com essas respostas, o planejamento se torna mais efetivo e veloz.

O inbound marketing é um modo eficiente de atrair o público certo de forma orgânica e com resultados assertivos. Sendo assim, é importante refletir na relevância que a automação de marketing pode oferecer para a empresa.

Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, Growth Hacker na Ideal Marketing.