Como o próprio nome já diz, automação de marketing tem a função de automatizar ações e processos, proporcionando eficiência, reduzindo custos e trabalhos manuais. E como isso funciona quando aplicado em Marketing?
A empresa basicamente precisa entender o que seu potencial cliente quer e saber em que momento da jornada de compra ele está. Com isso é possível planejar estratégias personalizadas, oferecendo conteúdo de valor e gerando mais leads qualificados.
- Como a automação de marketing pode te ajudar
- Invista em estratégias eficientes
- Lembre de focar em seus objetivos
Como esse processo pode te ajudar
O primeiro passo para uma empresa aplicar a automação de marketing é pensar em seu objetivo. Sem isso não é possível traçar uma estratégia assertiva que foque resultado que ela busca.
E qual tipo de objetivo e resultado a automação permite alcançar? Muitos, na verdade. Alguns deles são:
Captação de lead qualificado
Converter leads é muito importante, mas é necessário fazer isso da maneira correta. O processo de automação permite segmentar o público para que os resultados sejam mais qualitativos e assertivos, como explica o próximo tópico.
Maior chance de assertividade
A partir do momento que a marca identifica seu público, ela tem a oportunidade de direcionar ações específicas e com grande probabilidade de atingir as pessoas certas, em vez de generalizar e obter resultados menores.
Depois de converter o visitante em lead, é possível obter informações valiosas sobre ele e entender um pouco mais sobre suas buscas, prática que permite investir em estratégias mais efetivas.
Redução de tempo na conversão
Com a automação, o processo que antes era feito manualmente pelos colaboradores passa a ser ágil e efetivo, e isso acaba refletindo também no momento de conversão, onde o potencial cliente sente uma dor e precisa saná-la.
Após ele identificar sua necessidade, o próximo passo é começar a pensar nas soluções. Para isso a marca utiliza o funil de vendas, que mostra em qual estágio de compra o visitante está e possibilita levá-lo para o próximo estágio.
Ajuda a gerenciar as campanhas
Para entender se todo o processo anterior faz sentido dentro da estratégia é necessário acompanhar cada detalhe da campanha. Analisar se o desempenho está sendo positivo ou negativo faz com que a empresa entenda se suas ações foram bem planejadas ou precisam de alterações.
Automação no processo pós-venda
Após o processo de compra do produto ou serviço é importante que a marca se questione sobre os resultados e faça uma análise para saber se é preciso mudar algo ou continuar fazendo o mesmo.
Para fazer essa análise é preciso questionar alguns pontos: Foi eficaz aplicar a automação em determinado ponto? O resultado foi o esperado? Se não, o que fazer para melhorar?
Essas perguntas podem ajudar a empresa no momento de continuar o seu plano de automação já implementado ou alterá-lo de forma que apresente resultados melhores.
Proporciona um relacionamento personalizado
É essencial nutrir o relacionamento com o cliente mesmo após a venda, com isso ele pode sentir uma relação de proximidade com a marca e ainda poderá até fazer a próxima compra no mesmo local.
Invista em estratégias eficientes
Existem algumas formas de alcançar os objetivos descritos acima, uma delas é por meio do inbound marketing. Mas como usar inbound marketing atrelado a estratégia de marketing?
Essa técnica se baseia em atrair leads por meio de conteúdos relevantes em vez de interrompê-los com anúncios ou estratégias invasivas. Suas etapas se baseiam em atrair, converter, relacionar e vender.
Lembre de focar em seus objetivos
Para entender como fazer automação de marketing é preciso definir primeiro os objetivos da empresa e em seguida que tipo de estratégia ela usará. Com essas respostas, o planejamento se torna mais efetivo e veloz.
O inbound marketing é um modo eficiente de atrair o público certo de forma orgânica e com resultados assertivos. Sendo assim, é importante refletir na relevância que a automação de marketing pode oferecer para a empresa.
Conteúdo produzido por Beatriz Trevizoli, Growth Hacker na Ideal Marketing.