busca organica

Busca Orgânica: descubra o que é e como pode melhorar seu ROI

A internet virou um acervo gigantesco de informações, né? Hoje possuímos diversas fontes de pesquisa independente do assunto que estamos buscando.

Você já parou para pensar como o Google escolhe os conteúdos mais relevantes, dentre tantos que existem, para te entregar quando você faz uma pesquisa?

Pois é! Existe todo um algoritmo envolvido nesse processo de entrega de resultados que leva em consideração muitas variáveis importantíssimas a nível de marketing digital.

Você sabia disso?

Se não, é bom ter cuidado! Sua marca/empresa já possui uma boa estratégia de posicionamento no Google para que seja vista como relevante e estar presente nas buscas?

Caso você não realize ações com esse intuito e nem tenha conhecimento sobre como o funcionamento da busca no Google pode ajudar sua empresa, não se preocupe.

Escrevi esse blogpost para que você aprenda alguns conceitos relevantes e identifique formas de melhorar seu retorno por meio dessas ações de marketing digital.

O que é busca orgânica?

Quando uma busca é realizada no Google, existem dois tipos de resultados.

Aqueles que estão no topo são sinalizados como anúncios, onde foi realizado investimento por parte da marca em links patrocinados.

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Assim, esses links seriam entregues a mais pessoas porque se encontram no topo das páginas de busca.

Busca orgânica

Busca orgânica, por sua vez, está logo abaixo e são os resultados naturais da busca.

resultado de busca orgânica

Ou seja, eles aparecem para você porque o Google classificou aquele conteúdo como relevante de acordo com o que foi colocado na sua pesquisa, sem que seja necessário investir para aparecer ali.

O Google, como ferramenta responsável por 93% de todo o tráfego da internet.

Possuindo diversos mecanismos para fazer com que, dentre vários conteúdos sobre o mesmo assunto, o melhor sobre aquele termo buscado apareça.

Essa relevância é percebida assim:

Quanto mais bem ranqueado, ou seja, quanto mais em cima seu conteúdo estiver, mais relevante ele está se tornando para aquele termo buscado, e assim, consequentemente, mais pessoas terão acesso a ele.

E, a maioria dos cliques, para ser mais preciso, 60% deles, vão para os 3 primeiros resultados.

Daí você já sabe a importância de ter uma boa quantidade de páginas ranqueando nas primeiras posições.

Mas como conquistar as primeiras posições?

Existem uma série de fatores que são levados em consideração entre os mecanismos de busca do Google e, para alcançar a primeira página, ou até as primeiras posições, precisamos usar o SEO.

O que é SEO?

O SEO nada mais é do que um conjunto de otimizações que devem ser feitas em seu site para que ele consiga alcançar essas desejadas primeiras posições.


Se quiser aprender mais a fundo, sugiro escutar nosso podcast sobre como montar uma estratégia de SEO do zero.


Estudo e desenvolvimento de estratégias de SEO são uma das principais estratégias de marketing digital em empresas que alcançaram a relevância e exige a necessidade de uma série de ações e domínio sobre certos conteúdos.

Para você ter uma noção do quão importante é essa estratégia, ela representa um mercado com um valor estimado de cerca de U$ 70 bilhões.

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E um dos principais elementos que toda estratégia de SEO deve focar é nas palavras-chave.

Pra que servem as palavras-chave?

Quando você busca se destacar por meio de busca orgânica, precisa manter uma produção de conteúdo de qualidade e ter sempre definido, para cada conteúdo, uma palavra-chave foco.

Mas o que é a palavra-chave?

Basicamente é o termo de busca que os usuários fazem durante uma pesquisa em algum mecanismo de busca, como o Google, Bing, Yahoo, etc.

Mas, para achar a palavra-chave temos que observar todo um contexto, que vai desde entender a jornada de compra, que te ajudará a entender quais palavras usar.

Até mesmo alguns fatores mais quantitativos, como:

  • Volume de busca
  • Dificuldade de ranqueamento

Então, se você hoje possui uma produção de conteúdo sem se manter atento a isso você pode estar criando conteúdos para termos que não tem tanta procura ou que são difíceis demais de ranquear.

Daí a importância de uma estratégia de SEO bem definida. Só assim você conseguirá alcançar resultados bons na busca orgânica.

Como seu ROI pode melhorar a partir da busca orgânica?

Quando trata-se de estratégias em marketing digital, investimentos nos diversos canais precisam ser feitos e a quantidade varia com a realidade de cada negócio.

Por isso, conhecer o seu ROI (return on investment) faz com que você entenda como está o retorno de acordo com o valor que tem investido em cada canal.

Essa é a melhor parte do digital: praticamente tudo pode ser mensurado.

Mas onde entra a busca orgânica nisso? 🤔

Se você quer aparecer nas buscas rápido, você precisará desembolsar um valor para investir nos links patrocinados, com falei lá em cima.

Mas, se quer uma estratégia mais robusta, de médio e longo prazo, e que te poupe grandes investimentos, o canal orgânico é a melhor opção.

Uma vez que, quando você conquista boas posições, entrarão no seu site diversos usuários, que podem ter uma maior chance de comprar algo seu.

E, no final do dia, você terá um ROI bem maior, justamente porque seu investimento foi menor e as compras feitas foram maiores.

Não é a toa que é um mercado bilionário.

Conclusão

Chegou o momento de voltar esforços para estratégias de otimização do seu site e conteúdo.

Esse será um verdadeiro projeto onde você deve buscar profissionais qualificados e que entendam do assunto, além de ter uma visão clara de onde quer levar a sua marca com isso.

O bom posicionamento digital não é mais um diferencial, e sim um atributo básico de competitividade.

Empresas bem posicionadas mostram que estão atualizadas, por dentro das tendências e de inovações, e isso faz com que se tornem mais atrativas e bem vistas aos olhos de um potencial comprador.

Se você não for achado, ou seja, aquilo que você produz não consegue chegar até o público que possui um problema que você é capaz de resolver, isso vai te fazer perder grandes oportunidades de negócios.

Caso você tenha dúvidas sobre como iniciar uma estratégia de melhoria na busca orgânica nós da Colin Tech temos outro blog onde falamos como otimizar o seu site através de técnicas de SEO.

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SOBRE O AUTOR:

lucas vieira
Lucas Vieira
Analista de Inbound Marketing

Com um pé nos dados e outro no marketing, Lucas adora entender o comportamento no ambiente online para trazer melhorias no relacionamento do cliente com a empresa.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.