golden circle sendo usado

Círculo Dourado: descubra com usar para vender melhor

E se eu te dissesse que seus clientes não procuram apenas o seu produto ou serviço? Calma, eu vou te explicar direitinho.

Com certeza você consegue citar pelo menos 5 marcas que ofereçam os mesmos produtos, como computadores ou calculadoras.

Mas, o que faz aquela primeira aparecer no seu imaginário? Ou, ter resultados mais positivos do que as demais? 

Comunicação é a resposta dessas perguntas! Não é só o que comunicamos, mas como nos comunicamos. 

A partir do Círculo Dourado, organizações conseguem se destacar no mercado e não apenas conquistar, como fidelizar, mais clientes. 

Por isso, hoje vamos te explicar o que é essa ferramenta, como funciona e como aplicar no seu negócio, que pode te ajudar a vender melhor a sua ideia.

O que é o Círculo Dourado?

O Círculo Dourado, ou Golden Circle, foi um conceito criado pelo palestrante Simon Sinek, que explicou como a forma que as empresas se comunicam influenciam diretamente nos seus resultados. 

O Círculo funciona como um alvo, com três perguntas de dentro para fora:

  • Por quê?
  • Como?
  • O que? 

Segundo sua teoria, todas as empresas sabem o que fazem, algumas sabem como, mas apenas algumas sabem o porquê. 

Por isso, vamos entender agora o que cada um desses elementos significa nessa ferramenta.

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Imagem por Jornada Empreendedora

O que?

É o produto final que a empresa entrega aos seus clientes, é o aparelho de TV, o celular, o computador e até mesmo a planilha de precificação. 

Como?

É a tecnologia por trás do que é entregue, o que te fez chegar até o produto que você entregou, por exemplo, os estudos sobre a matéria-prima escolhida para o vestido ou eletrônico. 

Por quê?

A motivação por trás da produção daquele produto ou serviço, o valor que a marca quer entregar ao consumidor além do produto ou serviço.

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Como funciona o Golden Circle na prática?

Vejamos, qual desses anúncios parece mais atrativo para você?

“Esse é o nosso novo smartphone, com ele é possível fazer ligações e vídeo chamadas, escutar música, ler um livro e muito mais! É possível também passar sua agenda e ter um aviso sempre que tiver um compromisso próximo!”

Até que parece interessante. Mas e esse aqui?:

“Buscando uma nova forma de se conectar com as pessoas que você ama? Ouvir a voz de quem está distante durante o dia? Viver um dia sem preocupações de que vá esquecer seus compromissos? Muito mais do que isso, apresentamos o nosso novo smartphone. A resposta as conexões que sua vida merece!”

Mais atrativo, né? 

Apesar de falarem sobre o mesmo produto, a comunicação do segundo, diferente do primeiro, segue de dentro para fora do Círculo. 

O “porquê” fala mais alto que “o quê”, isto é, não compramos um celular por ele fazer ligações, mas por nos manter próximo das pessoas que amamos. 

Sentiu a diferença? 

Como aplicar o Círculo Dourado na comunicação da minha empresa?

Se sua empresa tem como objetivo apenas vender, desculpe te informar, mas isso não vai ser suficiente para mantê-la com sucesso. 

Ou pelo menos não terá tanto sucesso quanto suas concorrentes que olham além. 

Pois, sua marca deve acreditar em algo, ter uma motivação maior para manter suas atividades. O financeiro deve ser a consequência, não a causa. 

Então, tudo começa respondendo:

  • No que acreditamos?
  • Qual a grande motivação para estarmos fazendo o que fazemos? 

A partir disso, escolha um time que se sinta motivado com o sonho da organização e apaixonado por isso.

Sua comunicação deve falar sobre o seu porquê, alcançando pessoas que acreditem no que sua empresa é, muito além do que ela pode oferecer. 

Ficou interessado no Círculo Dourado? Confira o TEDTalk com o próprio Simon Sinek que fala sobre o assunto:

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SOBRE O AUTOR:

luiza soares
Luiza Soares
Redatora

Admiradora das palavras e do poder da comunicação, Luiza ama o poder da escrita, mesmo tendo certeza que nunca irá dominá-la por completo. Atuando como redatora na Colina, ela usa as palavras como agente de resultado para os clientes.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.