vendedor fazendo venda pelo whatsapp

Como vender pelo WhatsApp: 4 dicas práticas para ter resultados

Você já percebeu que o processo de vendas tem mudado drasticamente dos últimos tempos, né? 

Ferramentas online como aplicativos, e-commerces e redes sociais tem virado cada vez mais um ponto de referência na jornada de consumo. 

E umas das principais ferramentas é o WhatsApp.

Isso porque hoje o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados, como mostra no gráfico de posicionamento do WhatsApp abaixo. Aí está a sua oportunidade!

evolucao do ranqueamento do whatsapp
Dados por Sensor Tower

Então, se você precisa aumentar as vendas do seu negócio, chegou a hora de aprender como vender pelo WhatsApp. 

Para isso, separei 4 dicas para aplicáveis para começar a faturar o mais rápido possível com essa ferramenta. 

Quer aprender? Continue lendo.

1. Use o WhatsApp Business

Começar é importante, mas sempre com organização, certo?

Para saber como vender pelo WhatsApp vai ser fundamental que você realiza uma separação entre os seus contatos pessoais e profissionais

Por isso o WhatsApp Business foi criado. Todo celular pode possuir um WhatsApp tradicional e um WhatsApp Business, separando esses contatos e mantendo a ordem.

Mas você pode estar se perguntando: qual a diferença entre eles? O Business foi criado para ser uma ferramenta comercial. 

Então, nele você pode:

1. Cadastrar saudações automáticas 

Nem sempre você estará com o celular em mãos quando um possível cliente falar, mas você pode cadastrar uma mensagem de boas-vindas informando que atenderá em breve. 

Também pode adiantar alguma pergunta importante para o início do atendimento ou personalizar da forma que faça mais sentido para o seu negócio. 

Isso te gera um atendimento mais ágil e personalizado. Sem falar que o cliente não ficará esperando muito tempo.

2. Determinar e comunicar ao cliente o horário de atendimento na plataforma 

Muitas vezes na venda pelo WhatsApp ocorrerá de alguém solicitar algo em um horário que não é o de atendimento e isso não precisa ser um problema. 

Pois, a ferramenta possui um recurso onde você pode cadastrar os horários de funcionamento do seu negócio e, fora desse horário, pode cadastrar uma mensagem informativa sobre isso.

3. Cadastrar catálogo de produtos 

Quando você vende algo a alguém, tornar claro os seus produtos e serviços é indispensável. 

Para isso a função “Catálogo de produtos” serve para que você cadastre o seu portfólio e envie de forma simples. 

Mas, você deve caprichar na criação dele para que aqueles que te procuram encontrem clareza no que está sendo vendido via WhatsApp e queiram prosseguir na compra com você.

4. Ter acesso a métricas 

Se você começou a investir nas vendas online então tem que estar sempre atento as métricas

Elas dirão se as estratégicas seguidas estão sendo efetivas ou não, se está gerando engajamento do seu público. 

Para isso, você pode acompanhar a quantidade de mensagens recebidas, enviadas, entregues e respondidas.

Essas são algumas das muitas outras funcionalidades que te mostrarão como vender pelo WhatsApp.

2. Tenha uma boa lista de contatos

Não adianta saber apenas como vender pelo WhatsApp, mas também para quem vender.

Para isso, você precisará ter uma boa lista de contatos.

Isso pode ser feito com uma abordagem direta e indireta.

Abordagem direta

Você integra o modelo de negócio que já possui com o WhatsApp.

Vamos usar um exemplo para que fique mais claro: se você possui uma loja de roupas, ao realizar uma venda em sua loja física você pode pedir o contato do seu cliente.

Depois, realizar uma estratégia de pós-venda com o envio de uma pesquisa de satisfação para ser disparada via WhatsApp, buscando entender como foi a experiência com a sua marca.

Nesse momento, você cria mais um canal de contato com aquele comprador, pode utilizar das listas de transmissão para mantê-lo informado de promoções e produtos que se alinham com o seu perfil.

Com isso, garante a proximidade e o contato mesmo que não seja presencialmente.

Abordagem indireta

Você pode fazer uso de grupos que possuam pessoas com o seu perfil de público-alvo.

Você pode interagir com elas de forma indireta, sem falar diretamente do seu produto e esperar uma venda.

Mas posicionar a sua marca de forma que te busquem.

Além disso, disponibilizar o link do seu WhatsApp quando se faz uso de redes sociais é indispensável para que as pessoas, que estão em busca de comprar, consigam um contato mais rápido e que entrem na sua lista de contatos para serem trabalhados.

Caso você ainda não possua uma estratégia de marketing digital: saiba que esse deve ser o próximo passo.

Essa será uma ótima forma de gerar visibilidade e vendas para o seu negócio.

3. Possua um atendimento ágil

Você também faz parte do time de pessoas que costumam ficar aborrecidas quando querem conversar com alguém, mas essa pessoa demora a lhe responder?

Pois é, a internet tornou as pessoas mais imediatistas.

Mas o que isso quer dizer sobre a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp?

Que você precisa buscar um atendimento ágil e eficiente.

Pois, muitas pessoas, ao buscarem algo e não encontrarem retorno de forma ágil, tendem a buscar outra empresa que possua o mesmo produto/serviço, mas que esteja mais preparada para atender.

Para facilitar e otimizar o processo de venda você deve:

1. Padronizar scripts

Como vendedor, você conhece as dúvidas mais frequentes no processo de compra da sua marca.

Por isso, tenha todas elas mapeadas e já padronize os scripts de atendimento com base nisso.

Você deve criar explicações sobre o seu produto que sejam esclarecedoras suficientes para as dúvidas não surgirem e também ter as respostas para a dúvida padrão.

Fazendo uso também de uma ferramenta de semi automatização do WhatsApp Business.

Isso fará com que, quando o cliente, ao ter alguma dúvida, terá uma resposta de forma rápida e completa.

2. Faça com que a experiência de venda online seja completa

Você deve buscar usar todos os recursos que estão disponíveis na plataforma:

  • Dispor sempre de imagens e vídeos que possa exemplificar algo no que está vendendo;
  • Enviar áudios (não muito longos, por favor) tirando dúvidas mais complexas ou ajudando possíveis compradores que estejam com alguma dificuldade.

Isso te ajudará a deixar o cliente mais próximo e mais engajado na conversa.

4. Use os gatilhos certos

Seu objetivo é claro: vender.

Para isso, você tem que saber conduzir a conversa para que isso se concretize.

Então, explique de forma clara como a pessoa pode fazer para concretizar a venda por ali.

Quais são suas opções de pagamento, como será o modelo de entrega ou de uso daquilo que está sendo adquirido.

Para facilitar a condução, muitas empresas criam um script de qualificação que consiste basicamente em perguntas a serem feitas para identificar se aquela pessoa precisa dos seus serviços e encaminhar ela, de acordo com suas necessidades, para a realização da compra.

Conclusão

A partir da aplicação dessas quatro dicas você já está apto a saber como vender pelo WhatsApp.

Aplique-as o mais rápido possível e realize ajustes de acordo com as lições que for obtendo, esse pode ser um passo primordial para a sua ascensão no mundo virtual e perder tempo não é uma opção a partir de agora, hein?

Caso queira saber mais sobre vendas, separei alguns conteúdos que podem te ajudar:

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SOBRE O AUTOR:

mega
Lucas Trindade
CEO

É responsável em nos guiar para alcançar colinas cada vez maiores! Ama um desafio, e claro, é apaixonado por Inbound Marketing.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.