Marketing de conteúdo: A estratégia certa para gerar interesse

Dia após dia o mercado empreendedor cresce de maneira exponencial. Empresas dos  mais diversos nichos, produtos e serviços estão surgindo, inclusive concorrentes diretos do seu negócio. E aí, como se destacar e garantir que a SUA marca seja autoridade no assunto? Tenho uma das respostas pra você: MARKETING DE CONTEÚDO.

Não é novidade que o processo tradicional de vendas está cada vez mais fadado ao fracasso. As formas como você ou sua marca irão chegar até o consumidor estão em constante progresso. Sendo assim, você não quer permanecer na mesmice e deixar de trazer resultados positivos para o seu negócio, não é mesmo?!

Então, qual seria a melhor estratégia para gerar o interesse do meu público no meu serviço ou produto e, consequentemente, estar cada vez mais próximo do consumidor?

Bem, senta aí, pega um cafézinho, e vamos falar um pouco sobre MARKETING DE CONTEÚDO.

MAS O QUE SERIA “MARKETING DE CONTEÚDO?”

1. marketing de conte%C3%BAdo

Essa prática foi desenvolvida com o intuito de inovar a forma de abordagem e superar as tradicionais estratégias de marketing que eram feitas, muitas vezes, de forma incisiva e nada agradável.

As empresas estão cada dia mais investindo no marketing de conteúdo com o intuito de facilitar a captação de leads e manter um relacionamento para além do processo de compra e venda. É uma via de mão dupla na qual ambos ganham. A empresa com a venda e o consumidor com a informação.

Esse tipo de estratégia pode ser feita por meio de post blogs, e-books, material rico (planilhas e infográficos), vídeos e tudo aquilo que venha agregar ao consumidor. Aprofundarei um pouquinho mais a frente, aguenta aí!

Mas, de forma bem macro, o marketing de conteúdo pode ser definido como uma maneira estratégica de agregar valor a sua marca. Portanto, diferentemente da publicidade/marketing convencional, ele vem com o intuito de somar à experiência do consumidor de forma enriquecedora durante toda a jornada do cliente para que ele seja nutrido com conteúdos de relevância.

BENEFÍCIOS DO MARKETING DE CONTEÚDO

Para começo de conversa, o marketing de conteúdo está presente em toda a jornada de compra do cliente, tendo um papel relevante e específico em cada etapa do funil de vendas.

1- Quando falamos do topo do funil, falamos da etapa de atração e conscientização. O conteúdo gerado precisa despertar no possível consumidor a necessidade de resolver alguma dor que ele esteja passando. Por isso, nessa etapa, o marketing de conteúdo deve focar na persona de seu interesse e, baseado nisso, gerar conteúdos rápidos e objetivos que sanem as possíveis dúvidas que o consumidor venha a ter.

Exemplos de materiais que podem ser explorados nessa etapa: blog posts, vídeos e redes sociais.

2 – Já no meio do funil, na etapa de consideração, o cliente já está ciente de que possui um problema a ser resolvido. Assim, o seu dever é produzir um material que mostre a ele como resolver essa dor. É importante que mantenhamos sempre a objetividade no conteúdo criado, pois se o material for prolixo, raso e redundante, serão grandes as chances de não conversão.

Por isso, agregue à experiência do seu possível cliente dicas valiosas e textos informativos. É aqui que você iniciará uma relação de confiança, então NÃO VACILE!

Exemplos de materiais que podem ser explorados nessa etapa: blog posts, ebooks, infográficos.

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3 – Chegamos na parte mais decisiva do processo: o fundo do funil, ou etapa de decisão. Consciência do problema gerada, consideração de resolução feita, agora é de sua responsabilidade mostrar que o SEU NEGÓCIO possui a solução ideal para atende-lo. Nessa etapa do funil o cliente já é um lead qualificado, sendo assim é preciso estreitar ainda mais os laços com ele.

MAS COMO?

Por meio de mais conteúdo rico e relevante! Utilize os canais em que ele se cadastrou para enviar esse material e encantar seu lead sempre focando na solução do problema e nos diferenciais da sua empresa.

Exemplos de materiais que podem ser explorados nessa etapa: cases e depoimentos de clientes seus.

4 – Funil finalizado agora é hora de ENCANTAR! Incentive e invista no relacionamento da marca com seu cliente. Essa etapa é extremamente importante

para o aumento do Lifetime Value (LTV) , além de fazer com que o seu consumidor se torne um promotor da sua empresa.

Exemplos de materiais que podem ser explorados nessa etapa: newsletters.

E É SÓ ISSO?

2. marketing de conte%C3%BAdo

Você tava achando pouco? Mas não é só isso não! Abaixo estão mais alguns benefícios pontuais e super importantes para o aumento da performance da sua empresa gerados pelo investimento em marketing de conteúdo:

beneficios marketing de conte%C3%BAdo

1 – Aumenta o tráfego do seu site e impulsiona a geração de leads: seu maior canal de vendas e captação de leads.

2 – Gera autoridade e consciência de marca: as pessoas são muito mais propensas a fecharem vendas com marcas que já são familiares e possui uma boa reputação.

3 – Educa o mercado: o consumidor chegará a compra sabendo o que de fato é o seu produto ou serviço, assim, aumentando as chances de venda.

4 – Aumenta o LTV (Lifetime Value) e reduz o CAC (Custo de Aquisição Por Cliente): nutrindo o seu cliente com conteúdo de relevância, você garante mais tempo com ele dentro do seu negócio e diminui os esforços para ir atrás de novos clientes.

5 – E por fim: GERA VENDAS!  

A venda é apenas uma consequência de todo esse processo!

Depois de tudo isso você ainda possui dúvidas que o marketing de conteúdo é uma ferramenta indispensável para alavancar seu negócio e vendas? Então, dá uma olhada nesse conteúdo massa da Rock Content ou entra em contato que a gente bate mais um papo.

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SOBRE O AUTOR:

Clara Nunes
Executiva de contas

“Claroca” é responsável por encantar nossos clientes, com sua simpatia e sempre pensando a frente, consegue garantir os resultados e ainda dá seu toque especial!

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.