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ROI: Entenda se seus investimentos dão retorno

O que é ROI?

O ROI, do inglês Retorno sobre o Investimento, é a métrica usada para identificar se um investimento está tendo um bom desempenho ou não.

Já no marketing, usamos essa métrica para entender se uma campanha está indo bem, seja ela paga, de e-mail ou até mesmo do marketing de conteúdo.

Então, quer descobrir se o investimento em marketing da sua empresa está dando resultados reais? Continue lendo.

Diferença de ROI e ROAS

É muito comum confundir essas siglas e não entender qual é o papel de cada uma. Então vamos desmistificar isso de uma vez.

ROI

Como já explicamos, essa métrica é usada para entender, de forma geral, quais foram os resultados obtidos de determinados investimentos.

Então, essa métrica não se limita a um fator apenas, ela abrange vários outros, o que faz ela ser uma métrica mais global.

ROAS

Já o ROAS é uma métrica construída especificamente para avaliar os resultados de campanhas publicitárias pagas.

É como se fosse um ROI, só que apenas direcionado para anúncios pagos.

Ela pode ser usada por qualquer empresa de qualquer porte e é principalmente importante para agências que precisam comprovar o retorno dos investimentos publicitários.

Alguns exemplos de canais que usam o ROAS são:

  • Google Ads
  • Facebook Anúncios
  • Bing Ads
  • Linkedin Ads

O cálculo do ROAS é feito assim:

formula do roas

Qual a importância do Retorno Sobre Investimento?

O ROI é importante para o empreendedor entender quais caminhos seu negócio deve seguir, uma vez que ela indica o que está dando resultado ou não.

Auxiliando também na definição de metas para a empresa e para seus times.

Ou como diria William Deming, “O que não é medido, não é gerenciado”.

Além disso o ROI pode ajudar empresas que buscam aportes de investidores.

Pois, essa métrica ajudará os investidores a entenderem se seu negócio ganhando ou perdendo dinheiro, auxiliando na tomada de decisão deles.

Como calcular o retorno sobre investimento?

Apesar da sua importância, o cálculo ROI é bem simples:

cálculo roi
Cálculo ROI

Exemplo prático:

Sua empresa teve uma receita este mês 1000 reais e para faturar isso precisou gastar 200 reais.

Então o cálculo ROI ficaria:

  • ROI = (1000 – 200) / 200 x 100
  • ROI = 400

Portanto, sua empresa neste mês teve um retorno de 400% do investimento inicial feito.

Simples, não?

Mas, o que são custos?

Entenda por custo todo o investimento necessário ligado diretamente a produção do seu serviço ou produto.

Exemplos:

  • Matéria-prima
  • Mão de obra
  • Embalagens
  • Softwares

no marketing os custos podem ser:

Esses custos serão levados em conta na hora de calcular o seu ROI.

Dessa forma conseguimos separar qual foi o retorno real vindo da equipe de marketing da sua empresa ou até da agência que foi contratada.

Como calcular o ROI no Excel?

O cálculo no excel é simples e não possui segredo. Mas preparei um passo a passo mais didático para você.

1. Insira a receita e os custos

inserindo receita e custos do roi no excel

Aqui coloquei de forma simplificada, mas caso queira deixar mais detalhada a sua planilha de receitas e custos, basta criar linhas específicas para cada uma delas, como custos de mão de obra, etc.

2. Insira a fórmula na coluna ROI baseada no cálculo da métrica

colocando a fórmula do roi no excel

Para iniciar uma fórmula no Excel, sempre coloque o símbolo = no começo.

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Aqui é importante lembrar também que, para fazermos uma conta com mais de uma operação, precisamos colocar uma delas entre parênteses.

Por esse motivo coloquei a receita (A4) menos os custos (B4) entre parênteses para depois dividir novamente pelo custo (A4), seguindo a fórmula do ROI que apresentei lá em cima.

3. Multiplique por 100 adicionando o asterisco

multiplicando a fórmula do roi por 100 para ter a porcentagem

Para finalizar, basta multiplicar por 100 que teremos o resultado já convertido em porcentagem.

Como analisar os resultados do ROI?

Não adianta termos o resultados e não sabermos como usar ele a favor da gente, não é?

Para simplificar o entendimento, vamos continuar com o exemplo do faturamento de dois meses de uma loja de calçados.

No primeiro mês a loja teve 20 mil reais de receita e 12 mil reais de custos.

  • ROI = (20000 – 12000) / 12000 x 100
  • ROI = 66,66%

Já no segundo mês a mesma loja de calçados teve de receita 45 mil reais e manteve os mesmos 12 mil de custos.

  • ROI = (45000 – 12000) / 12000 x 100
  • ROI = 275%

Apesar dos resultados do ROI positivos nos dois meses, que é quando estão acima de zero, o do segundo mês teve um retorno bem maior.

Portanto, essa loja de calçados deveria observar fatores como:

  • Quais canais de venda a loja usou no mês com os resultados melhores?
  • Qual produto teve maior quantidade de venda?
  • Foi um mês atípico por causa de algum evento?
  • O que devo continuar fazendo para esse resultado se manter?

Independente dos resultados você terá um número para trabalhar. 

Então pense o que foi feito e compare com desempenhos anteriores, da concorrência ou até entre canais de venda para entender qual teve maior efetividade.

Qual a diferença entre ROI e Payback?

O conceito de ROI e Payback são confundidos frequentemente, afinal, os dois falam do retorno dos investimentos feitos.

A principal diferença entre eles é que um calcula o tempo de retorno do aporte enquanto o outro calcula o quanto teve de retorno.

Então, o que é payback?

O payback é a quantidade de tempo que um investimento deve retornar. Pode ser medido em meses ou até anos.

Assim, caso você queira saber em quanto tempo aquele investimento deve retornar, devemos fazer o cálculo do payback:

  • Payback = investimento inicial / economia obtida

Exemplo prático:

Imagine que a empresa de calçados falada anteriormente tem um custo mensal de 6000 reais com vendedores. 

Porém, a empresa decide investir em um totem onde seus clientes podem fazer as compras e pesquisar produtos diretamente nele. Mas o valor de investimento desse totem é de 25 mil reais.

Porém, este aparelho vai permitir reduzir o custo da empresa com vendedores para apenas 1000 reais. Sobrando como lucro 5000 reais.

  • Payback = 25000 / 5000
  • Payback = 5

Ou seja, o investimento retornaria em 5 meses

Com essa medida sua empresa consegue entender em quanto tempo conseguirá pagar o investimento, facilitando a tomada de decisão.

2 desvantagens do ROI que você precisa estar atento

Apesar de ser uma métrica bastante usada pelos empreendedores, ainda existem desvantagens no seu uso também.

  • Não te entrega o contexto completo
  • Não considera inflação

1. Não te entrega o contexto completo

Se sua empresa teve um retorno de 200% e outra empresa de 10%, não significa que seu negócio teve um resultado melhor.

Temos que levar em consideração o quanto foi investido, em quê foi investido. Isso o ROI não mostra por completo.

Então é importante se atentar a este fator.

2. Não considera a inflação

Principalmente em investimento de longo prazo, é comum que os valores sejam alterados por causa da inflação.

Porém, o ROI não leva em consideração esse fator e os 200% de retorno que seu investimento teve pode não ser necessariamente isso.

1 giphy

Portanto, leve sempre em consideração esse fator e nunca deixe de analisar frequentemente essa métrica junto a sua estratégia.

Conclusão

O ROI é uma métrica bastante usada por várias empresas em diversos setores, inclusive no de marketing.

Com ela é possível mensurar e ter uma real ideia de onde e como aplicar seus investimentos da melhor forma e continuar com campanhas de marketing que realmente funcionam.

Apesar disso, preste sempre atenção nas limitações dessa métrica para que ela seja usada da melhor forma em seu negócio.

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SOBRE O AUTOR:

lucas vieira
Lucas Vieira
Analista de Inbound Marketing

Com um pé nos dados e outro no marketing, Lucas adora entender o comportamento no ambiente online para trazer melhorias no relacionamento do cliente com a empresa.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.