plano de mídia

O Guia para criar o Plano de Mídia ideal para sua empresa

Veicular campanhas de sucesso tem se tornado uma tarefa cada dia mais complexa. 

E apenas estar presente em todas as plataformas de forma abrangente, não garante bons resultados.

Pois, a forma de tratar o assunto agora é estratégica. Com isso o plano de mídia é o método que deixa muito mais certeiras essas ações.

Além de garantir o atingimento de melhores resultados. 

Neste blog, você entenderá melhor o que é plano de mídia, como desenvolver essa estratégia para o seu negócio e qual a ideal para sua empresa. Confira!

O que é plano de mídia 

Plano de mídia é a técnica empregada para mapear e orientar os melhores recursos, plataformas e métodos para divulgar campanhas.

Nele precisam constar as formas de comunicação escolhidas para divulgar a mensagem e os canais para atingir o público alvo.

Além dos fatores de mais relevância, como volume de mídia, relação custo benefício e o alcance do trabalho.

A época de transformação digital que vivemos, viabiliza um aumento constante de comunicação e o surgimento de mais plataformas de veiculação de campanhas entre negócios e seus clientes.

E diante de tantas opções, torna-se ainda mais relevante escolher o caminho correto para conduzir as ações de marketing.

Por isso, o plano de mídia é um planejamento que tem como finalidade definir de forma estratégica, os melhores e mais assertivos canais. 

Lembrando que essa visão estratégica é resultado de uma série de fatores que determinam as principais plataformas da campanha e tem como objetivo o sucesso do projeto, ou seja, atingir a meta traçada desde o início.

Por fim, o planejamento de mídia leva em conta aspectos como:

  • Canais que podem captar o público alvo;
  • qual maior volume impactado;
  • melhor custo benefício;
  • horário mais propício para veiculação da campanha;
  • além de outros fatores importantes.

Quais informações ter antes de iniciar um plano de mídia?

Se você quer criar um bom plano de mídia, saiba que é preciso analisar vários aspectos antes de chegar à escolha dos veículos.

Vamos entender quais são?

Mercado

Antes de mais nada é necessária uma boa avaliação do cenário onde a empresa desenvolve suas atividades, identificando as principais oportunidades, como também as ameaças que trazem obstáculos ao negócio.

Assim fica mais fácil a correta escolha dos veículos, pois a análise vai considerar os rumos e comportamentos atuais do mercado.

Entenda mais sobre como fazer um estudo de mercado aqui.

Branding 

O branding precisa ser considerado na construção do plano de mídia.

Pois, mostra com clareza em qual posição se encontra a marca e que imagem a empresa possui no mercado.

Terá que ser feita uma adaptação de acordo com o que a empresa tem a transmitir, seus valores e objetivos desejados pela atual gestão de marca.

Se o momento atual da empresa é o foco no aumento da presença digital, por exemplo, o ideal é que as estratégias de mídia apontem um acréscimo de canais digitais nas suas campanhas.

Público 

É o principal tópico do plano de mídia e define onde o veículo escolhido deve atuar.

A ideia é buscar perfis, identificar personas, definir os canais compatíveis e entender os critérios em detalhes.

Dessa forma você consegue optar pelos processos mais presentes na realidade de seu cliente, como também quais os dias e horários mais propícios para alcançá-los.

Orçamento 

O natural é que o plano de mídia ideal otimize a utilização das verbas da campanha, buscando aproveitá-las da melhor forma possível.

O mais comum é que o profissional de mídia distribua entre os canais que julgar melhores e mais relevantes o valor total dos recursos oriundos do orçamento.

Estratégia 

As estratégias de marketing e comunicação são a base para a construção de um bom plano de mídia.

Tendo em mente os objetivos a serem alcançados com a campanha, defina os principais critérios como:

  • Frequência de veiculação;
  • alcance esperado;
  • continuação das mídias;
  • etc.

Se estiver trabalhando por exemplo numa campanha de lançamento de produto, a regularidade e repetição serão importantes para consolidar a novidade na cabeça do cliente, até atingir a fase de sustentação.

Produto 

Conhecer bem o produto também é fundamental para a estruturação de um bom plano de mídia.

É primordial entender os pontos fortes e identificar oportunidades de melhoria, além das particularidades e performance integral do item ou serviço.

Também será necessário saber como os consumidores fazem uso do produto, qual sua noção de valor, de modo a encontrar as mídias corretas e que estejam em conexão com a demanda. 

Concorrência 

O benchmarking é uma técnica bastante válida no plano de mídia, pois revela em quais mídias seus concorrentes estão investindo e quais são seus resultados.

Sendo assim, é possível buscar a atenção dos consumidores nos mesmos canais ou variar a estratégia para fazer frente a concorrência

Como fazer um plano de mídia efetivo

fazendo plano de midia
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Agora que você já sabe quais critérios precisa levar em consideração na hora de montar um plano de mídias, saiba então como fazer

1. Construa um briefing

O profissional de mídia precisa construir um briefing completo junto ao planejamento, durante as reuniões da pré-campanha.

Uma análise de mercado, informações da empresa, objetivos de marketing, dados da concorrência e comunicação, são ferramentas essenciais para o direcionamento do plano de mídia e devem constar no briefing.

Boa parte desses dados chegam do planejamento e vão ser a base para a construção dos objetivos e estratégias de mídia.

2. Escolha os veículos 

Para maior assertividade na escolha, é preciso haver sintonia entre os objetivos, verba disponível e o tempo de duração da campanha com o tipo de veículos online e offline.

Normalmente já existe uma relação entre os profissionais da área com as várias mídias que estão sempre trocando experiências, aumentando a coleção e agregando valor às campanhas.

3. Faça um calendário 

A representação visual mais importante do plano de mídia, mostra todos os veículos envolvidos, suas respectivas datas, períodos, conteúdos e horários para inserção.

Todos os participantes precisam observar o alcance da campanha, todos os esforços comprometidos e a correta distribuição dos canais.

4. Acompanhe os resultados

Ao contrário do que se podia pensar, o trabalho de mídia não termina depois que o plano está pronto.

Quando começa a veiculação o foco tem de estar nos possíveis ajustes para o alcance dos melhores resultados.

Principalmente nas mídias digitais, é mais fácil acompanhar o andamento com as ferramentas de analytics, possibilitando a correção de formatos e estratégias para deixar a campanha mais positiva.

Como iniciar nas redes sociais 

Marcar presença nas redes sociais não determina mais qualquer privilégio para nenhuma empresa.

As organizações que enxergam o real valor dessa ferramenta se mantém em evidência nas mídias.

Mais que isso, as utilizam para se comunicar diretamente com seus clientes e como forma de promover a marca, os produtos comercializados, os conteúdos e o serviços oferecidos.

Por essa razão e para não deixar a concorrência se distanciar, as empresas estão criando seus perfis para estabelecerem relações mais próximas com os seus clientes.

No entanto, acabam cometendo erros como não definir uma estratégia clara para a abordagem ou não promover um correto gerenciamento de redes sociais.

redes sociais
Foto de Pixabay no Pexels

Para quem está iniciando nos meios digitais, não é fácil escolher qual o conteúdo deverá ser publicado.

Bem como entender se a perspectiva será com uma linguagem mais leve ou mais formal, quais indicadores serão mensurados e qual a frequência ideal para as postagens dos conteúdos.

Por isso, é preciso decidir inicialmente em quais redes sociais vai compensar o seu ramo de atividade estar presente.

O Instagram e o Facebook devem ser considerados como essenciais em razão de sua dimensão e alcance de pessoas.

Se você trabalha com e-commerce de confecções, por exemplo, o Pinterest poderá ser alternativa rentável, diferente, por exemplo, de uma empresa que executa serviços corporativos.

Ou seja, o fundamental é escolher bem a estratégia a ser usada nas redes sociais, evitando estar presente sem saber como lidar bem com a ferramenta.

Como fazer  um planejamento de redes sociais

Trabalhar com redes sociais não é atividade simples. Não basta apenas produzir conteúdos atrativos para tudo dar certo.

A acirrada concorrência das plataformas abertas, várias ferramentas e mecanismos trazem dificuldades para escolher a melhor estratégia.

Outra dificuldade é encontrar os usuários que muitas vezes estão apenas em um canal.

Com tantos obstáculos, fica a pergunta: como obter presença digital num mercado tão concorrido? É simples a resposta: um bom planejamento.

Mas, por onde começar? antes de tudo construir uma base sólida para dar suporte a sua performance nas redes sociais.

Veja abaixo um passo a passo para desenvolver um planejamento correto:

  1. Determinar os objetivos e os indicadores de performance;
  2. Reconhecer qual o público alvo;
  3. Escolher corretamente em quais redes sociais atuar;
  4. Estabelecer a frequência das postagens;
  5. Estipular e organizar um cronograma;
  6. Monitorar as ações e fazer testes;
  7. Analisar os resultados obtidos.

Conclusão

Como visto, é essencial que você tenha um plano de mídia estabelecido na sua empresa.

Ele vai certamente colaborar para que suas estratégias de marketing e seus conteúdos sejam postados de forma mais assertiva e rentável.

Com esse guia, expomos de maneira clara os rumos e direções a serem seguidos visando o sucesso do projeto.

Qualquer dúvida entre em contato conosco. 

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SOBRE O AUTOR:

raissa
Raíssa Filgueira
Redatora

Leitura e escrita sempre foram uma paixão para Raíssa. Hoje atuando como redatora na Colina, se sente realizada em ajudar os clientes a chegar ao topo por meio de seu amor pelas letras.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.