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Rebranding: entenda o que é, quando aplicar + 3 exemplos

O consumidor se transformou ao longo dos anos.

Atualmente, o lead busca na internet sobre a empresa, comentários e avaliações antes de realizar a compra.

Nesse momento, cada contato com o potencial cliente é levado em consideração.

Segundo dados da RD Summit 2019, 89% dos consumidores não voltam após um único contato ruim.

A identidade da empresa é consequência de estratégias de marketing relacionadas a consolidar e garantir um bom posicionamento.

Esse conjunto de estratégias é o que chamamos de branding, termo que significa o gerenciamento de uma marca para torna-la cada vez mais presente no mercado.

Porém, com a realidade em constante mudança, muitas vezes é preciso fazer um rebranding da sua marca para que ela se comunique melhor com seu cliente.

Neste post, vou te mostrar exatamente o que é o rebranding e como ele pode ser usado para ressignificar a sua marca.

Vamos lá?

Mas o que seria o Rebranding?

O Rebranding é a união de estratégias para renovar o posicionamento, conceito, identidade visual e linguística de uma marca.

O conceito de rebranding envolve mecanismos além de técnicas de marketing para a mudança externa da marca, como a mensagem é passada ao público, como também, o engajamento interno da empresa.

Dos colaboradores a diretores, todos precisam acreditar no novo propósito da organização e tornar verdadeiros embaixadores da marca.

Um processo de Rebranding de sucesso também envolve analisar a percepção dos clientes sobre a marca.

Isso porque, as empresas devem estar focadas em trazer relevância ao público e identificar novas tendências no mercado.

Quando aplicar o Rebranding?

Agora que você já entende a importância e o significado de branding, é necessário analisar se sua empresa realmente está preparada para esse processo.

Como dito anteriormente, o rebranding envolve mudanças internas e externas de sua empresa, com resultados a longo prazo.

Dessa forma, uma organização pode optar por iniciar essa renovação quando:

Mudança de público alvo

Uma organização pode realizar rebranding quando o público alvo se modificou ao longo dos anos, ou até mesmo, quando se está produzindo novos produtos e serviços que abrange um nicho maior de consumidores.

Esta situação é comum em empresas tradicionais, em que o consumidor mudou o seu comportamento devido à transformação digital, logo, a marca precisa se adequar.

Sabemos também que após a crise da Covid-19 a percepção de compra e venda mudou drasticamente, então é necessário avaliar se os conceitos da marca estão acompanhando tais alterações.

Mudança na missão e valores

Quando a empresa renova a missão, valores e finalidade de existência.

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O processo de rebranding vem para auxiliar a empresa a colocar esses conceitos em harmonia para alcançar os objetivos.

Dessa maneira, se a comunicação visual e linguística não está alinhada com o novo propósito da organização, é preciso readequar esses elementos.

Logo, o Rebranding de sucesso é planejado para interagir verdadeiramente com os clientes, para que essa mudança faça sentido tanto para o público quanto para a cultura da empresa.

Como fazer o Rebranding?

Após compreender os motivos que levam uma marca a realizar Rebranding, podemos discutir estratégias para sua empresa aplicar essa renovação, sendo elas:

Análise

O primeiro passo é realizar uma análise profunda e crítica para planejar o desenvolvimento da renovação.

Esse processo constitui refletir sobre a cultura da organização, analisar o mercado atual, tendências no segmento e até mesmo formas de comunicação utilizadas.

Ao final desse momento, os responsáveis devem chegar à conclusão de qual posicionamento e identidade desejam implementar.

Identidade visual

Com a mudança de cenário, esse é o momento em que os designs irão ressignificar a identidade da marca.

É essencial que todos os elementos visuais estejam alinhados com os novos propósitos da organização, sendo possível sua realização sem alterar a essência da mesma.

Nesse momento, é valido se aprofundar em conceitos de Neuromarketing para validar as mudanças diante o comportamento humano.

Não é apenas sobre escolher uma identidade agradável aos olhos, mas é preciso analisar e se basear em informações para essa tomada de decisão.

Acompanhe o público

Toda a mudança, tanto visual, quanto estratégica, da marca precisa estar acompanhada de divulgações direcionadas ao público alvo.

Logo, é necessário investir em canais de relevância para os clientes, como forma de expor as mudanças e ter a presença ativa dos consumidores nesses canais.

3 exemplos de sucesso de Rebranding

Após toda a explanação sobre Rebranding, nada melhor do que conhecer cases de sucesso dessa estratégia.

Como:

Subway

A estratégia de marca da Subway no Brasil era utilizar o conceito Fresh Forward e garantir uma experiência moderna e confortável ao cliente.

Sendo assim, as mudanças aconteceram dentro das lojas com cores vibrantes e utilização de logotipos.

Mastecard

Conhecida mundialmente, a Mastecard investiu no Rebranding para se comunicar melhor com o mundo digital, mostrando-se mais moderna e contemporânea.

Essa mudança ocorreu na identidade visual mais simples e adequada ao mundo online.

Latam

O processo de mudança ocorreu devido a fusão das empresas LAN e TAM.

O Rebranding foi utilizado a partir de mudanças completas na comunicação e posicionamento das empresas, que resultou no desenvolvimento de uma marca forte na aviação mundial.

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SOBRE O AUTOR:

mega
Lucas Trindade
CEO

É responsável em nos guiar para alcançar colinas cada vez maiores! Ama um desafio, e claro, é apaixonado por Inbound Marketing.

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.