Pessoa fazendo o cálculo da taxa de conversão

Saiba como fazer o cálculo da taxa de conversão do seu site

Quando se cria um site, muitas pessoas não sabem como medir e otimizar os resultados gerados por ele. É exatamente aí que a taxa de conversão entra, ajudando você a realizar esse cálculo da taxa de conversão de forma simplificada.

Esse mecanismo é amplamente utilizado em diferentes estratégias de marketing, mostrando se o investimento em links patrocinados, e-mail marketing, redes sociais ou em outras plataformas estão dando o resultado esperado.

No caso dos sites, as possibilidades são gigantescas. A taxa de conversão possibilita medir diferentes dados das páginas da internet, algo essencial quando se deseja ter uma noção das estratégias que foram lançadas. Por exemplo, um e-commerce consegue calcular a taxa de conversão das vendas de forma periódica, verificando se as vendas estão seguindo o caminho esperado.

Caso você queira aprender como fazer o cálculo da taxa de conversão do seu site, saiba que esse é o conteúdo certo. Se você possui um site e ainda não sabe como realizar o cálculo da taxa de conversão, nós vamos te ajudar!

Boa leitura!

Primeiramente, o que é taxa de conversão?

Quando se lança uma estratégia de marketing digital, é esperado que os usuários executem algumas ações a fim de garantir algum propósito da empresa. Cada vez que as ações são executadas por esses usuários, acontece o que chamamos de conversão.

Desta maneira, a taxa de conversão de um site é justamente a relação entre o número de visitas que o site vem gerando e o número de ações realizadas pelos usuários. Essas ações podem ser consideradas a concretização de uma compra, a busca por um contato da sua empresa ou até mesmo a geração de um lead.

Ou seja, a taxa de conversão possibilita acompanhar o quanto a audiência do site está contribuindo para gerar resultados para a empresa, convertendo a visita em ações. Com o crescimento do marketing digital, esse mecanismo ganhou ainda mais importância, sendo utilizado por empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Mas você já se perguntou de onde vem os dados utilizados na taxa de conversão? Pois bem, eles são fornecidos por métricas conhecidas no mercado, como o Google Analytics, uma ferramenta que acompanha e fornece uma série de informações sobre o desempenho dos sites.

Por que acompanhar a taxa de conversão é tão importante?

Acompanhar a taxa de conversão é uma tarefa importante pois ajuda a entender se os investimentos estão gerando as ações esperadas, ou melhor, dando os resultados esperados.

Com isso, é possível focar em estratégias que estão dando mais retorno, fazendo as empresas lucrarem mais sem que os custos sejam maiores. Quando é observado que determinada estratégia não está dando os resultados esperados, elas são eliminadas ou aprimoradas, evitando prejuízos.

Os planejamentos dos esforços também são realizados com mais segurança, permitindo saber se os objetivos foram atingidos posteriormente. É exatamente por isso que a taxa de conversão ajuda no processo de investimento.

É possível, por exemplo, criar uma Landing Page de uma determinada promoção e impulsionar posteriormente em algumas plataformas. A partir de então, as pessoas vão acessar a página e, quando houver interesse pelo tema, vão preencher um formulário que será elaborado de acordo com a estratégia da organização. É aí que a conversão acontece!

Além disso, a taxa de conversão é um índice muito confiável quando calculado da forma correta. Ela ajuda a mostrar o real desempenho do seu site, sendo o primeiro passo para verificar os problemas e corrigi-los. As estratégias que estão funcionando bem também podem ser melhoradas, deixando o processo ainda mais adequado.

Agora deu para compreender o quanto estamos tratando de um mecanismo importante, não é verdade? Se o site não estiver maduro e eficiente o suficiente, com certeza os resultados das taxas de conversões serão afetados.

Afinal, como calcular a taxa de conversão do meu site?

Para definir a taxa de conversão, primeiramente é necessário definir a ação que você espera que o seu visitante execute no site.

Dentre as possibilidades, as mais buscadas são: concretização de uma compra na loja virtual, agendamento de algum serviço, solicitação de algum contato, download de e-books ou materiais específicos, assinatura do newsletter por e-mail, etc. Essa definição pode ser nomeada por “ação primária”

Após ter em mãos a quantidade de ações primárias concretizadas no site em um determinado período, chegou o momento de buscar a quantidade total de visitas desse mesmo período.

O cálculo é feito da seguinte forma: taxa de conversão = (número de ações realizadas/total de usuários que visitaram a página no mesmo período) x 100.

Por exemplo, digamos que uma Landing Page no seu site recebeu 25.000 visitantes, mas obteve somente 13.000 preenchimentos do formulário no mesmo período. Para começar, você deve realizar a divisão de 13.000 para 25.000, o que equivale a 0,52. Após isso, o resultado é multiplicado por 100, chegando ao resultado de 52, ou seja, a taxa de conversão de Landing Page é de 52%.

Para saber se a taxa de conversão do seu site é boa, algumas informações precisam ser consideradas. As metas dessas taxas variam quando alguns fatores são levantados, como os hábitos do público-alvo, a localização geográfica, as características da ação primária e muitos outros dados.

Mas, para uma meta ser trabalhada da forma correta, ela precisa ser pensada de forma justa e totalmente realista, o que não significa que metas desafiadoras precisam ser rejeitadas. Conhecendo a empresa, bem como alguns hábitos comportamentais das pessoas que acessam o conteúdo da marca, ficará bem mais fácil construir uma meta adequada.

Uma coisa é certa: quanto mais informações você conseguir sobre o público-alvo, mais fácil será elaborar uma estratégia.

Como melhorar a taxa de conversão do meu site?

Agora que você já sabe como calcular a taxa de conversão do seu site, separamos algumas dicas que vão servir para ajudar a melhorar essa taxa.

Confira:

  • Busque facilitar a ação primária: por desempenhar um papel fundamental quando se deseja conquistar os objetivos de conversões no site, a ação primária precisa ser simplificada ao máximo. Dificultar o acesso à ação primária, encher o visitante de informações ou colocar dados incompletos são alguns pontos que dificultam a ação primária.
  • Deixe seu site otimizado para dispositivos móveis: o acesso a páginas da internet por dispositivos móveis é algo que vem crescendo de forma constante. Desta maneira, é fundamental que a experiência por esses dispositivos não deixem a desejar em nenhum momento. Para não correr esse risco, é recomendado ficar sempre atento para saber se tudo está funcionando da forma certa.
  • Tente priorizar a UX (User Experience): A UX, ou experiência do usuário em tradução livre, é um termo utilizado para se referir ao nível de satisfação do usuário, bem como ao processo de utilização vivenciado por ele dentro do seu site. Questões como a redução de etapas para executar determinadas ações, textos claramente visíveis e design adequado para ajudar o visitante a encontrar alguns caminhos são algumas coisas que precisam ser levadas em consideração quando se deseja melhorar essa experiência.

Essas são algumas dicas simples que vão ajudar você a melhorar a taxa de conversão do seu site. Além de tudo isso, muitas outras coisas podem interferir na taxa, principalmente problemas de navegação, dificuldades de acesso e caminhos difíceis para executar determinadas ações.

Quando o assunto é taxa de conversão, a Colina Tech possui um amplo conhecimento sobre o assunto, implementando e acompanhando diversas técnicas eficientes. Caso você queira entrar em contato com alguém da nossa equipe para tirar dúvidas ou conseguir mais informações, basta dar um clique aqui.

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SOBRE O AUTOR:

Ígor Almeida

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ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.