E se eu te dissesse que seus clientes não procuram apenas o seu produto ou serviço? Calma, eu vou te explicar direitinho.
Com certeza você consegue citar pelo menos 5 marcas que ofereçam os mesmos produtos, como computadores ou calculadoras.
Mas, o que faz aquela primeira aparecer no seu imaginário? Ou, ter resultados mais positivos do que as demais?
Comunicação é a resposta dessas perguntas! Não é só o que comunicamos, mas como nos comunicamos.
A partir do Círculo Dourado , organizações conseguem se destacar no mercado e não apenas conquistar, como fidelizar, mais clientes.
Por isso, hoje vamos te explicar o que é essa ferramenta, como funciona e como aplicar no seu negócio, que pode te ajudar a vender melhor a sua ideia.
O que é o Círculo Dourado?
O Círculo Dourado, ou Golden Circle, foi um conceito criado pelo palestrante Simon Sinek, que explicou como a forma que as empresas se comunicam influenciam diretamente nos seus resultados.
O Círculo funciona como um alvo, com três perguntas de dentro para fora:
- Por quê?
- Como?
- O que?
Segundo sua teoria, todas as empresas sabem o que fazem, algumas sabem como, mas apenas algumas sabem o porquê.
Por isso, vamos entender agora o que cada um desses elementos significa nessa ferramenta.
O que?
É o produto final que a empresa entrega aos seus clientes, é o aparelho de TV, o celular, o computador e até mesmo a planilha de precificação.
Como?
É a tecnologia por trás do que é entregue, o que te fez chegar até o produto que você entregou, por exemplo, os estudos sobre a matéria-prima escolhida para o vestido ou eletrônico.
Por quê?
A motivação por trás da produção daquele produto ou serviço, o valor que a marca quer entregar ao consumidor além do produto ou serviço.
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Como funciona o Golden Circle na prática?
Vejamos, qual desses anúncios parece mais atrativo para você?
“Esse é o nosso novo smartphone, com ele é possível fazer ligações e vídeo chamadas, escutar música, ler um livro e muito mais! É possível também passar sua agenda e ter um aviso sempre que tiver um compromisso próximo!”
Até que parece interessante. Mas e esse aqui?:
“Buscando uma nova forma de se conectar com as pessoas que você ama? Ouvir a voz de quem está distante durante o dia? Viver um dia sem preocupações de que vá esquecer seus compromissos? Muito mais do que isso, apresentamos o nosso novo smartphone. A resposta as conexões que sua vida merece!”
Mais atrativo, né?
Apesar de falarem sobre o mesmo produto, a comunicação do segundo, diferente do primeiro, segue de dentro para fora do Círculo.
O “porquê” fala mais alto que “o quê”, isto é, não compramos um celular por ele fazer ligações, mas por nos manter próximo das pessoas que amamos.
Sentiu a diferença?
Como aplicar o Círculo Dourado na comunicação da minha empresa?
Se sua empresa tem como objetivo apenas vender, desculpe te informar, mas isso não vai ser suficiente para mantê-la com sucesso.
Ou pelo menos não terá tanto sucesso quanto suas concorrentes que olham além.
Pois, sua marca deve acreditar em algo, ter uma motivação maior para manter suas atividades. O financeiro deve ser a consequência, não a causa.
Então, tudo começa respondendo:
- No que acreditamos?
- Qual a grande motivação para estarmos fazendo o que fazemos?
A partir disso, escolha um time que se sinta motivado com o sonho da organização e apaixonado por isso.
Sua comunicação deve falar sobre o seu porquê, alcançando pessoas que acreditem no que sua empresa é, muito além do que ela pode oferecer.