O Instagram a cada dia se tornou uma das redes sociais mais poderosas de negócios e networking.
Quer uma prova disso?
Hoje existem pessoas que tem como profissão o uso/gerenciamento dessa plataforma e existem muitos negócios que faturam exclusivamente devido a essa rede social.
Além de, sempre estar na média dos top 10 apps gratuitos na loja da Play Store, por exemplo. Mostrando quão relevante ele é.
Hoje todas as grandes marcas investem na realização de um bom posicionamento de marketing digital nessa rede, e as marcas em crescimento buscam ganhar visibilidade.
Mas claro, nesse processo de construção da relevância surgem muitos questionamentos do tipo:
- Como crescer no Instagram?
- Quais táticas devo utilizar?
Foi para te ajudar nesse processo de construção que trouxe 4 táticas para você começar hoje a transformação no Insta da sua empresa.
Vamos conferir?
1. Garanta a constância das suas publicações
Você quer crescer no Instagram, mas só realiza publicações quando lembra ou quando está menos atarefado?
Isso não pode acontecer e vou te explicar o por que: o algoritmo do Instagram considera a consistência de publicações como um parâmetro chave para distribuição do conteúdo de uma conta.
Além disso, quanto mais você consegue engajar os usuários, mais o seu post tenderá a ganhar mais relevância e suas publicações tenderão a aparecer mais na parte superior do feed dos seus seguidores.
Incrível, né?
Abaixo, no post do @andrepatrociniobr , CEO da Etus, você conseguirá ver como funciona o algoritmo passo a passo.
Mas entendemos que muitas vezes postar com constância é uma dificuldade.
Até porque, além de se preocupar com a quantidade de posts realizados, você tem que se importar com a qualidade .
Pois, se você fizer posts desinteressantes e com conteúdo pobre, isso fará com que seu público não interaja tanto e dai você estará fugindo de ter uma estratégia que gere resultados.
Para isso, trago duas possibilidades boas e importantes para você:
- Caso seja acessível, coloque suas redes sociais na mão de uma empresa especialista .
Pois, rles saberão criar uma estratégia que combine quantidade + qualidade dos posts e terão o trabalho focado na melhoria da sua rede social; - Se não faz sentido para a sua realidade, use ferramentas para te ajudar a manter a constância nas publicações.
Hoje existem inúmeras ferramentas focadas em marketing digital que te ajudam no agendamento de publicações, no planejamento delas, e isso pode fazer com que você consiga construir uma boa estratégia de forma mais simples.
A Resultados Digitais escreveu um blogpost sobre Calendário editorial que pode te ajudar bastante a dar o primeiro passo.
2. Utilize os vídeos ao seu favor
Inicialmente imagens eram o principal foco de posts no Instagram.
Mas, com o passar do tempo as atualizações da plataforma fizeram com que os vídeos se tornassem fortes aliados para o crescimento.
Hoje, o vídeo é o formato mais consumido na internet, segundo relatório da Cisco , e a tendência é aumentar cada vez mais.
Prova disso? A criação do IGTV.
Antes o Instagram só possuía espaço para publicação de vídeos de até 60 segundos.
Já hoje possui esse recurso onde os criadores de conteúdos podem usar a sua criatividade com vídeos mais extensos.
Então, se quer saber como crescer no Instagram, uma grande aposta são os vídeos.
Para utilizar mais os vídeos ao seu favor, você possui três opções para explorar:
- Produção de stories em vídeo;
- Publicação de vídeos de até 1 minuto no feed;
- Criação de conteúdos para o IGTV.
Você pode escolher um para dar mais ênfase (e a análise do seu público alvo será importante para entender com qual desses recursos eles mais interagem) e usar constantemente.
Mas, lembre-se de buscar mesclar para conseguir fazer um bom proveito de todos: a estratégia de vídeo faz com que você consiga interagir mais com o usuário e isso torna sua linguagem mais próxima de quem está desfrutando dos seus posts.
3. Faça o uso inteligente de hashtags
Para você que deseja alcançar mais pessoas e consequentemente ganhar seguidores, as hashtags podem te ajudar bastante nisso quando utilizadas da forma certa.
Se você não está familiarizado com esse conceito, as hashtags nada mais são do que a união de uma ou mais palavras com o símbolo da cerquilha (#), ou também famoso como jogo da velha.
A utilização das hashtags certas podem te ajudar a interagir com um público que está em busca de algo que você oferece.
Por exemplo: a Colina Tech é uma agência de marketing digital e utiliza, em suas publicações hashtags como: #marketingdigital #inboundmarketing.
As nossas publicações serão mostradas juntamente a outras publicações que usem essa mesma hashtag.
Desse modo, se alguém no Instagram estiver buscando saber mais sobre a sua área de atuação, poderá te encontrar sem ainda conhecer a sua empresa.
Não sabe qual hashtag colocar ainda e se ela terá realmente efeito?
Use a ferramenta Hashtagify , que, apesar de em sua versão gratuita dar apenas dados do Twitter, você conseguirá ter um bom norte do que usar no Instagram.
Com ela você consegue dados como: popularidade da hashtag, tendência no mês e tendência do seu uso na semana.
Além disso, você conseguirá encontrar hashtags relacionados para aumentar ainda mais o alcance do seu post.
Como nesse exemplo abaixo, onde achamos essas hashtags correlatas para #inboundmarketing.
Mas fique atento: as hastags precisam estar de acordo com o nicho que você quer atingir .
O uso de hashtags populares pode até te levar a muitas pessoas, mas esse provavelmente não será o seu público alvo nem terá interesse em continuar consumindo seu conteúdo.
Logo não fará sentido para uma tática de conseguir mais seguidores.
4. Realize sempre a avalição de suas métricas
No menu do seu Instagram, a aba informações é extremamente rica para te ajudar a usar o Instagram de forma mais assertiva.
Ela é dividida em conteúdo, atividade e público e te apresenta métricas nesses três eixos para te ajudar a entender como usar melhor a sua conta.
Mas por que isso é importante para crescer no Instagram?
É simples. Saber o público que mais consome os seus conteúdos e os horários e dias da semana que existem mais interação te ajuda a publicar/interagir nos momentos mais propícios.
Isso aumenta as suas chances de melhorar o alcance das publicações e gerar mais engajamento.
Por exemplo: as lives estão em alta, mas em que horário a sua live pode ter o maior aproveitamento do público?
Essa análise pode te ajudar na tomada de decisão do melhor horário para realiza-la.
Além disso, você pode até mesmo buscar parcerias que façam sentido de acordo com o seu público.
Outras contas que já possuem maior relevância e que atendem um nicho parecido com o seu podem te ajudar a alcançar mais pessoas por meio delas.
Seja por meio de promoções, marcações em publicações, conteúdos compartilhados, entre outras.
Não subestime as parcerias. Hoje elas são extremamente utilizadas, nós da Colina Tech já até produzimos um blogpost que fala sobre influenciadores digitais.
Conclusão
Com essas 4 táticas você pode traçar agora com crescer no instagram.
Inicie por meio dessas ações que os primeiros resultados começarão a surtir e a partir disso você pode traçar estratégias mais complexas de crescimento.