Os negócios realizados pela internet exigem que as empresas busquem utilizar sites seguros para a sua realização. Mas como identificar um site completamente seguro, para pesquisa ou até mesmo para uma compra, se muitas vezes o movimento e as mudanças tecnológicas camuflam, essa segurança com um design aparentemente “confiável”, vários sites?
No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o e-commerce movimentou cerca de R$ 89,9 bilhões, fazendo com que muitas empresas migrem seus negócios, para o digital e tenham como objetivo a criação de um site, para aumentar as suas vendas. Entretanto, por mais que essas empresas tomem cuidado ao modelarem seus sites, muitos clientes são pouco ou nada cuidadosos na hora de comprar, principalmente durante momentos de oferta, ou durante um primeiro contato com o digital. Caindo em armadilhas, quase que frequentemente.
Por isso, faz-se necessário, ater-se a alguns sinais, para reconhecer sites seguros, evitando assim prejuízos e “dores de cabeça”. A seguir indicaremos alguns passos para você não cair em armadilhas e reconhecer sites seguros e não seguros.
#01. O site possui o Certificado SSL?
Item de segurança fundamental o Certificado SSL (Secure Sockets Layer, ou certificado digital) é uma tecnologia global de segurança padrão, que permite a seguridade da comunicação entre um navegador da internet e servidor da web, reduzindo o risco de roubo ou adulteração de informações. Pode ser observado na barra de endereços de seu navegador, através de um ícone de um pequeno cadeado, antes do endereço de sites ou blogs. Ao clicar nele você será informado através de uma mensagem se “a conexão do site é segura”.
Nesse cenário de conexão segura, existe, então, uma empresa garantindo a comunicação entre você e a companhia responsável pelo site, em que você está, de modo que esta comunicação não será interceptada ou modificada, durante a navegação. Caso você esteja fazendo uma compra, por exemplo, ao informar seus dados a uma empresa, com a Certificação SSL, os dados informados não serão copiados, sem que você ou a companhia percebesse a ação dos hackers.
Outra forma de identificar a Certificação SSL é a presença da letra “S” ao fim da sigla http. Por tanto fique atento à certificação.
#02. Verifique se o design do site possui um tema moderno
Um cuidado que parece meio bobo, mas não é, é o design/tema do site que podem te guiar na hora de identificar se um site é seguro ou não, mas como? Sites são feitos através de códigos e com o passar do tempo, se não atualizados essas configurações tornam-se antigas deixando o site vulnerável. Por isso esteja sempre atento ao tema utilizado.
#03. Que tal usar ferramentas de segurança para avaliar o site?
Caso você possua um sistema de proteção antivírus em seu computador, você pode verificar com esse programa se o site no qual você está navegando é seguro ou não. Geralmente essas ferramentas chegam até a impedir a sua navegação em determinados sites quando não existe Certificado de Segurança ou até mesmo quando esse certificado está vencido. Mas antes de escolher por um antivírus você também pode pesquisar sobre a empresa na internet, verificando informações, ou escolher o modo de Navegação Segura do Google, evitando assim que você caia em armadilhas.
#04. Preste muita atenção na URL do site e fuja de spams
Uma atitude simples, pode evitar que você caia em um golpe, cheque ao entrar em todo e qualquer site, se não existe uma letra faltando no endereço do site, ou se até mesmo no próprio site se existem erros graves de gramática. Outra “cilada” pode ser por exemplo a troca de letras por número semelhantes, por isso, sempre confira o endereço do site antes de qualquer coisa. Uma troca muito corriqueira é a do “O” e do “0”, por exemplo: “colinatech.com.br por c0linatech.com.br” e isso pode acontecer até mesmo naqueles sites mais conhecidos de notícias, que estamos acostumados a navegar e muitas vezes nem checamos mais, como por exemplo o globo.com, por isso esteja sempre atento.
Sabe aqueles itens que ficam piscando sem parar, ou aquela página repleta de banners, com diversos pop-ups aparecendo, com promessas exageradas de produtos com preços muito baixos? A presença disso indica, de forma clássica, que esse site, o qual você está acessando, não é nada seguro, por isso ao entrar em um site e verificar a presença desses banners, fuja sem pensar duas vezes.
#05. Fique atento aos selos de segurança e descubra o dono do site
Muitas empresas certificam seus sites com selos de segurança verídicos e seguros. Entretanto, programas de edição de imagens muitas vezes facilitam a inserção de selos falsos nas páginas. Por isso, verifique a quantidade e autenticidade desses selos, clicando neles e verificando se você será direcionado a empresa que o emitiu, ou até mesmo pesquisando sobre determinada certificação no google.
Outro cuidado que você pode e deve tomar é verificar o dono do site. Todo site está obrigatoriamente registrado no nome de uma pessoa, seja ela física ou jurídica e empresas como a Registro BR, permitem que você verifique essa informação.
#06. Consulte a política de privacidade do site
Fazendo isso você irá descobrir quais dados serão coletados e armazenados e para quais fins esses dados serão utilizados, assegurando a você que o site está funcionando de acordo com a lei de regulamentos do local onde ele atua.
#07. Verifique os dados da empresa
Ainda não tem certeza da segurança do site ou da existência da empresa? Ligue ou cheque os demais dados fornecidos na página, como redes sociais, email, telefone e endereço. Caso nada disso exista ou se a comunicação através da ligação, por exemplo, for bastante informal, pense duas vezes ou desista da compra. Afinal essa não deve ser a primeira checagem a se fazer.
Passo Bônus: Não confie em redirecionamentos que lhe enviam para um site completamente diferente e suspeito daquele que você acessou anteriormente. Esse redirecionamento, pode indicar que o site anterior era falso ou que ele foi atacado por um malware levando códigos ocultos em suas páginas. E esteja atento aos alertas emitidos pelas ferramentas de busca, sempre que pesquisar algo na internet, as ferramentas de busca exibem alertas ao lado de links, com “este site pode ter sido invadido” ou “este site não é seguro” ou “voltar para navegação segura”.
Outra forma de verificação que pode ser feita, em sites de compra, por exemplo, pode ser a “famosa” verificação do reclame aqui, isto é, você pode pesquisar sobre a empresa e verificar o que outros usuários/consumidores relatam da experiência com aquele site durante e pós compra.
Ao acessar suas redes sociais também tome cuidado com anúncios de sites de marcas/empresas confiáveis, com promoções absurdas, esses anúncios mesmo que contenham algumas informações verídicas podem te direcionar a outro site, com um design/tema semelhante ao original.
Agora que você já sabe como verificar a segurança de um site, aproveite para navegar e comprar sem medo de cair em golpes, fazendo este passo a passo:
Entre no site desejado e verifique a presença de banners ou outros sinais de alertas mais clássicos. Não identificou a presença de nada disso? Verifique a Certificação SSL do Site e preste atenção ao seu URL, não encontrou nada de estranho? Cheque mais algumas informações e parta para a compra segura.
E para finalizar…
Já virou expert em site e agora sabe como acessá-lo de maneira segura?! 😄
Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor, mas se você ainda ficou com alguma dúvida, ou queira otimizar o seu site e levá-lo para o caminho do sucesso, entre em contato com um de nossos especialistas e se surpreenda com as nossas estratégias de marketing!