Se você tem um negócio ou trabalha diretamente com vendas, sabe que o marketing está presente em todas as tomadas de decisões. Também sabe que não é fácil escolher uma boa estratégia de vendas, especialmente para o digital.
O Data Driven Marketing é uma estratégia que já rendeu grandes resultados às marcas gigantes no passado, e hoje, é vista como indispensável para o alcance dos resultados.
Quer entender mais sobre essa estratégia? Nesse artigo vamos abordar sobre sua definição e as principais vantagens para utilizá-la.
O que você vai aprender neste conteúdo:
– O que é o Data Driven Marketing?;
– Quais são as principais vantagens da estratégia?;
– Cases de sucesso;
– O que esperar da estratégia no futuro?
[Leia também nosso artigo: Análise de concorrentes: saiba como fazer e seus benefícios para uma estratégia comercial]
O que é o Data Driven Marketing?
O Data Driven Marketing, como seu nome sugere, é uma ferramenta estratégica que utiliza dados coletados sobre preferências, comportamentos e históricos dos seus clientes para desenvolver uma comunicação e o seu direcionamento de forma mais assertiva.
Dessa forma, as campanhas ganham relevância, por serem entregues de maneira mais precisa para quem já é, ou pode se tornar, o potencial cliente do seu produto ou serviço. Além disso, é possível acompanhar o desempenho das campanhas, permitindo realizar ajustes de otimização.
No cenário atual, em que as ferramentas digitais fazem parte do nosso dia a dia, existem plataformas que possibilitam todo o processo de coleta de dados e personalização do público ideal que as campanhas irão alcançar.
Quais são as principais vantagens da estratégia?
Há muitos anos, a ferramenta vem gerando grandes resultados em campanhas no online e offline, e com todas as ferramentas que temos disponíveis nos dias atuais para coletar dados e usá-los de maneira inteligente, é indispensável não testar essa ferramenta tendo em vista as seguintes vantagens:
Público Ideal
O uso de dados ajuda a entender melhor os clientes, seus comportamentos e preferências. As ferramentas disponíveis oferecem a opção de segmentar o público por esses diferenciais coletados, assim, entregando a campanha para o público ideal.
Otimização de resultados
O acompanhamento de métricas é outra vantagem desta ferramenta estratégica, possibilitando identificar ajustes necessários na segmentação, anúncio ou orçamento para otimização dos resultados.
Redução de Custos
Entender a preferência e necessidade do seu público é fundamental para escolher o canal e o orçamento ideal para suas campanhas, assim, poderá reduzir custos de investimentos em que poderiam ser aplicados sem uma segmentação adequada.
Cases de sucesso
- Amazon: A Amazon é um exemplo clássico de como o Data Driven Marketing pode ser usado para personalizar a experiência do cliente. A empresa usa dados sobre as compras e comportamentos de navegação de seus clientes para criar recomendações personalizadas e promoções para cada usuário.
- Netflix: A Netflix usa dados sobre as preferências de visualização de seus usuários para criar recomendações personalizadas de conteúdo e até mesmo desenvolver suas próprias séries e filmes baseados em dados de consumo de conteúdo.
- Spotify: O Spotify usa dados sobre as preferências de audição de seus usuários para criar listas de reprodução personalizadas, recomendações de músicas e anúncios de novos artistas com base em gostos individuais.
- IBM Watson: O IBM Watson ajuda as empresas a analisar grandes quantidades de dados de clientes para criar perfis de cliente mais precisos, personalizar ofertas de produtos e serviços e melhorar a eficácia de suas campanhas de marketing.
- Target: A Target é conhecida por seu uso eficaz de dados para segmentar seus clientes e criar campanhas de marketing personalizadas. A empresa usa dados como histórico de compras, demografia e comportamento de navegação para criar ofertas de produtos altamente personalizadas e aumentar as taxas de conversão.
- Coca-Cola: A Coca-Cola usou dados de consumo e feedback do cliente para criar uma campanha de marketing personalizada chamada “Compartilhe uma Coca-Cola com …” na qual as garrafas da Coca-Cola apresentavam nomes de usuários. A campanha foi um grande sucesso, aumentando as vendas e a fidelidade do cliente.
Esses são apenas alguns exemplos de como as empresas podem usar o Data Driven Marketing para melhorar a eficácia de suas campanhas de marketing e oferecer experiências mais personalizadas aos clientes.
O que esperar da estratégia no futuro?
É correto afirmar que a cultura data-driven já faz parte em grande escala no presente, levando em consideração a utilização de dados para construção de produtos, serviços e experiências pelas empresas.
Porém, segundo um estudo realizado pela McKinsey e intitulado “The data-driven enterprise of 2025”, o movimento que acontece hoje ainda não chega perto do que o data-driven será em 2025.
Segundo o estudo, o significado do que é ser data-driven está mudando conforme o avanço tecnológico. A expectativa é que em pouco tempo haverá uma interação perfeita entre humanos e máquinas, sendo os dados ferramentas valiosas para otimizar todos os aspectos do trabalho.
Conclusão
A cultura data driven já faz parte de grande parte da maioria das grandes empresas para o desenvolvimento de suas estratégias de marketing.
Com os dados, é possível conhecer as preferências do seu público e segmentar de forma detalhada a entrega dos anúncios digitais. Dessa forma, a estratégia baseada em dados resulta em diversos benefícios para as empresas, como por exemplo, a redução de custos.
E aí? Conseguimos esclarecer suas dúvidas sobre a cultura data driven e como ela pode ajudar sua equipe de marketing a otimizar os resultados?
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