Muitas pessoas ficam desanimadas em começar um negócio do zero, e grande parte colocam a culpa na falta de capital, já que acreditam que para começar um empreendimento de sucesso é necessário muito investimento.

Entretanto, grandes empreendedores brasileiros começaram do absoluto zero, como Flávio Augusto, fundador da WiseUp, Geraldo Rufino, da JR Diesel, e até mesmo o famoso Sílvio Santos, dono de um verdadeiro império.

1 – Construa um CANVAS

Essa ferramenta imensamente conhecida pelo mundo todo te dará as diretrizes para pensar no seu negócio e como ele funcionará, quem serão seus clientes, qual será sua oferta, infraestrutura e sua viabilidade financeira. Vale lembrar que o SEBRAE possui oficinas para construção de CANVAS orientada por profissionais, vale muito a pena participar!

2 – Não abra um CNPJ

Muitos empreendedores acreditam que abrir um CNPJ é o primeiro passo para começar um negócio. Na verdade, essa é uma grande armadilha. Abrir um CNPJ traz várias despesas necessárias e formalidades que não são essenciais no início do seu negócio. Antes de fazer um CNPJ, você deve focar no próximo passo. Porém, se for abrir um CNPJ, busque cadastrar ele em um escritório virtual e não em seu endereço físico pessoal, para não ter suas informações pessoais em bancos de dados públicos.

3 – Venda!

O coração de qualquer negócio é a venda, afinal de contas, sem vendas não há faturamento e, consequentemente, não há negócios. Uma estratégia importante para um primeiro negócio é entrar em contato com as pessoas próximas a você e oferecer o seu produto, sejam eles amigos, conhecidos, colegas ou familiares. Após as primeiras vendas você irá criar um portfólio e isso trará maior autoridade para o seu negócio.

4 – Tenha um diferencial!

Iniciar um negócio para ser mais um não vai garantir que você permaneça no mercado por muito tempo. Para ter um diferencial não é necessário que você faça algo absurdamente tecnológico ou revolucionário. Você pode ter apenas um preço melhor, ou uma qualidade superior à do seu concorrente. Mas lembre-se: seja diferente!

5 – Esteja presente no mundo digital

A tecnologia está cada vez mais tornando o empreendedorismo mais democrático e ao alcance de todo. Se você ama culinária e sonha em ter um grande restaurante você pode começar a construção desse projeto com um simples passo: vendendo seu produto pelo iFood, por exemplo, ou fazendo uma vitrine profissional dele através das redes sociais.

6 – Comece agora!

Feito é melhor do que perfeito. Uma ideia não vale um dólar, a sua execução pode valer milhões. Pense, planeje, divulgue, mas, principalmente, venda!