Estamos entrando numa era do marketing em que o diferencial para qualquer serviço é uma experiência do usuário! Isso mesmo, mas você sabe o que é?

por Lucas Neto | 12 de junho de 2019

Facebook
Twitter
LinkedIn
Instagram

Estamos entrando numa era do marketing em que o diferencial para qualquer serviço é uma experiência do usuário ! Isso mesmo, mas você sabe o que é?

Você já foi convidado com mensagens como “seu número de seguidores de forma simples e fácil” .

The disclosure is not sure for your client is not found this is not relevant for your business.

O que é a experiência do usuário?

A experiência é a diferença entre o cliente sair satisfeito ou apaixonado, o sentimento que ele agrega à marca quando a consome. Como exemplo, temos a Netflix, através da qual, além de você poder assistir conteúdos relevantes de acordo com o seu próprio hábito de consumo, ainda pode assistir onde e quando quiser.

Outro exemplo gigantesco de organizações que se preocupam com a experiência dos seus usuários é a Google. Desde que surgiu, frequentemente busca entender melhor os seus usuários e seus hábitos, tentando prever sua necessidade e entregar o melhor resultado possível, como podemos ver na variedade de serviços que vai desde busca até uma agenda online sincronizada no e-mail e no mobile para você se organizar melhor.

Como gerar uma boa experiência?

Quando você planeja dar um presente para alguém, fica bem mais fácil quando você conhece a pessoa, não é mesmo? Então é isso, conheça o seu público! Quando você entende melhor o seu público, consegue identificar hábitos de consumo e melhor direcionar os seus esforços.

Não esquecendo de manter a autenticidade da marca, ou seja,  nunca venda ou faça algo que não seja o que você verdadeiramente é, ou que você mesmo não compraria.

Existem algumas perguntas que você pode desenvolver para gerar uma experiência do usuário melhor:

  • Quem é o seu consumidor?
  • O que ele quer?
  • Ele conseguiu?
  • Ele conseguiu isso com facilidade?
  • A experiência prazerosa?
  • Ele usaria seu produto ou serviço novamente?

Imaginamos que você vai ao posto abastecer seu carro, atendimento bom, agilidade e tudo o mais, mas na hora de pagar no cartão você tem que descer do seu veículo e andar até a recepção. Isso é um exemplo de experiência negativa, mas se não houver outra solução pra isso, é necessário elevar o nível das experiências positivas para que os clientes não foquem nas negativas.

Cada pessoa vai ter uma experiência diferente para um determinado estímulo, isso porque, cada um possui bagagens diferentes que alteram as percepções. Por exemplo, uma música de jazz no elevador pode ser aconchegante para alguns, enquanto para outros é um ativador de estresse.

“Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça, mas por que é que isto deveria significar que não é verdadeiro?”

– Alvo Dumbledore

 

Importância da Experiência do Usuário (UX)

Então, não conseguimos descobrir exatamente qual a experiência que cada pessoa vai ter com determinado estímulo, mas estudando o perfil e hábitos de consumo, podemos ter uma experiência que possa ser positiva para a maioria do grupo.

Quando você consegue desenvolver bem a experiência dos seus clientes em todos os pontos de contato, algumas vantagens são desenvolvidas:

  1. Seu cliente é fidelizado

Não é novidade que o custo para conseguir novos clientes é bem maior do que manter os atuais. Se a experiência for positiva, fatores como o custo do produto se tornam menos importantes. A Apple está aí como exemplo, não é mesmo?

  1. Seus clientes se tornam divulgadores

Como diz aquele ditado: pra falar mal são muitos, mas pra falar bem são poucos! Mas quando se trata de experiência do cliente, o boca a boca é um fator positivo e o melhor de tudo isso é que é tudo divulgação orgânica!

Mas não pense que tudo isso é tão fácil assim! Além de uma experiência positiva, seu cliente espera, no mínimo, um serviço de qualidade e que cumpra com o prometido. E o mais importante: seja sempre você!

Não adianta desenhar uma experiência incrível mas que seja desalinhada com a essência do seu negócio. Por exemplo, não adianta uma empresa se relacionar com um público que se preocupa com o meio ambiente, ter um serviço de qualidade e o cliente ter a melhor experiência do mundo, se a empresa faz testes com animais.

Se você ainda tem dúvidas do como é importante fornecer uma experiência aos seus clientes, entre em contato a gente que podemos esclarecer.

Mas, se você já tiver entrado de acordo com o seu negócio, ele será executado. Clique aqui e fale com os nossos especialistas!

[/ fusion_text] [/ fusion_builder_column] [/ fusion_builder_row] [/ fusion_builder_container]