Através do enorme desenvolvimento tecnológico que estamos presenciando nos dias atuais, a automação de marketing acaba sendo uma alternativa importante para diversos negócios.

Para conseguir uma maior aproximação com os consumidores, as empresas estão recorrendo a soluções que facilitem esse processo, o que torna as ferramentas de automação uma realidade nessa e em outras situações.

Uma coisa é certa: o marketing digital veio para ficar . Dentre as possibilidades que ele proporciona, as ferramentas de automação é algo que vem sendo cada vez mais utilizado. Por exemplo, embora pareça complicado enviar e-mail marketing, esse processo pode ser facilitado por uma ferramenta de automação . Afinal de contas, fazer o envio desses e-mails de forma manual é algo extremamente inviável, não é verdade?

Sabendo que há uma grande quantidade de opções disponíveis no mercado, listamos algumas das mais utilizadas para você compreender melhor as particularidades de cada uma, ou seja, as suas vantagens e desvantagens.

Caso seja exatamente isso que você queira conferir, continue a leitura desse texto até o final. Além das suas características, explicaremos melhor a importância do investimento nessas ferramentas para as empresas de todos os segmentos.

Acompanhe!

Por que devo investir em ferramentas de automação de marketing?

Contrariando o que muitos pensam, automatizar alguns processos do marketing é algo que vai muito além do e-mail marketing. Através da tecnologia, muitos processos repetitivos são realizados de forma prática e rápida.

Isso vale para os mais variados tipos de negócios, incluindo as pequenas, médias ou grandes empresas. Não importa o tamanho da empresa ou nicho de atuação, o marketing é uma presença forte em todos os setores da nossa sociedade, conseguindo deixar, em diversos casos, isoladas as marcas que não fazem investimento nesse sentido.

Desta maneira, a automação de marketing é importante pois: ajuda a melhorar o engajamento dos negócios, auxilia na captação e nutrição de leads , melhora a comunicação da empresa com os consumidores, reduz o ciclo de venda , ajuda na redução de custos para conseguir novos clientes, faz a sua equipe economizar tempo e muito mais .

Ou seja, são vários benefícios, não é verdade? Com essas ferramentas, a produtividade é otimizada de forma única.

Mas, com tantas opções no mercado, fica difícil tomar uma decisão sobre qual ferramenta utilizar. É exatamente isso que você vai ver agora, as características e particularidades de cada uma delas. Vamos lá?

Quais são as principais ferramentas de automação de marketing?

Por haver uma grande quantidade de ferramentas no mercado, elaboramos uma lista com as 7 principais. Se você quer descobrir qual se encaixa melhor para o seu modelo de negócio, basta fazer a análise dos atributos:

#01. RD Station

A RD Station é uma plataforma nacional bastante intuitiva. Quando falamos em automação de marketing, ela é uma das mais bem avaliadas no mercado brasileiro.

Utilizando o modelo de serviço Saas , através da ferramenta é possível fazer agendamentos e disparos de e-mail, alimentação de fluxos de nutrição, criação de landing pages , postagens agendadas nas redes sociais e análise dos leads .

Como é possível perceber, ela consegue reunir uma série de atributos em apenas um lugar. Todas essas atribuições são importantes para poupar o tempo da equipe, bem como ajudar na produtividade das empresas.

Além de tudo isso, a RD Station também oferece recursos educacionais gratuitos como ebooks, cursos e modelos de acompanhamento.

Essa é uma das plataformas utilizadas pela Colina Tech. Desta forma, caso você tenha dúvidas sobre a sua utilização, basta entrar em contato conosco clicando aqui.

#02. Active Campaign

Sendo também bastante intuitiva, a Active Campaign consegue oferecer uma interface bastante atrativa, sendo bastante utilizada por pessoas que não possuem muita intimidade com as plataformas de automação. O seu objetivo consiste justamente em facilitar a experiência do usuário.

O seu grande diferencial está nas estratégias de marketing geográfico , permitindo a identificação do local onde o lead está quando se acessa o e-mail marketing. Além disso, o seu serviço de suporte é bem completo.

Essa é mais uma plataforma utilizada pela Colina Tech. Com ela também é possível automatizar o e-mail de follow up, identificar os contatos mais engajados, segmentar os leads e integrar seus aplicativos favoritos .

#03. HubSpot

A HubSpot é uma das plataformas mais conhecidas. Sendo também uma das mais utilizadas, a ferramenta consegue atuar com constantes evoluções de funcionalidades.

Ela é bastante completa, conseguindo facilitar o gerenciamento de leads e distribuição de conteúdos nas redes sociais e e-mail marketing . Mas não é só isso, através dela é possível ter acesso a análises detalhadas de métricas .

Se você deseja gerenciar blogs, sites, e-mails, anúncios e campanhas de marketing em um único lugar, a HubSpot pode ser uma opção a ser considerada.

#04. MailChimp

Essa plataforma é mais focada na otimização de e-mail marketing. Se você busca uma alternativa mais voltada para o disparo de e-mails, o MailChimp pode ser uma escolha.

Desta maneira, a plataforma facilita, e muito, a segmentação de contatos . Isso acaba sendo bastante útil quando se deseja atingir os consumidores no momento certo. Por exemplo, quando um cliente abandona o carrinho no seu site, você pode entrar em contato posteriormente para incentivar que ele retorne e efetue a compra.

Além desses atributos, o MailChimp também é utilizado para a criação de anúncios no Instagram , Facebook e Google de forma prática.

#05. LAHAR

A LAHAR é outra ferramenta que vem conseguindo se destacar por investir constantemente em novas funcionalidades.

Com ela você consegue agendar os disparos dos e-mails, editar a landing pages , enviar SMS marketing e muito mais. O seu suporte também é bem completo, tendo uma equipe que auxilia nos processos de implementação e aplicação de estratégias de marketing digital.

#06. SharpSpring

A SharpSpring é uma empresa americana que está presente em 26 países, incluindo o Brasil. Essa plataforma é uma das mais utilizadas por agências.

Através dela é possível mensurar campanhas online e off-line, identificar quando há o abandono de carrinho nas lojas online, criar personas e por aí vai . Outro ponto positivo é a possibilidade de integração com o Google Adwords .

#07. Customer.io

Utilizando o sistema Saas de e-mail e automação de marketing, o Customer.io é mais uma plataforma amplamente conhecida e utilizada.

Com o Customer.io é possível deixar pré-programado o envio de e-mails, notificações push e disparo de SMS, deixando o relacionamento da empresa com os leads e clientes bem mais prático e próximo.

Conclusão

Como foi possível observar, o mercado está recheado com diversas ferramentas de automação de marketing. Desta forma, com tantas opções disponíveis, cabe a você entender as necessidades da sua empresa para buscar a melhor alternativa.

O objetivo dessas ferramentas é facilitar alguns processos que podem ser automatizados de forma simples, poupando o tempo dos profissionais envolvidos. Com a transformação digital, a automação de marketing acabou se tornando uma alternativa bastante requisitada, sendo buscada por empresas do mundo inteiro.

Além de ser bastante requisitada, as plataformas podem se tornar indispensáveis em diversos ambientes de negócios . Com isso, como é de se imaginar, o marketing termina sendo um dos fatores decisivos para a consolidação das marcas em um mercado cada vez mais competitivo.

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