O Google já ajuda muito, mas pode te ajudar ainda mais! Vou te mostrar 10 ferramentas gratuitas do Google que podem alavancar seus resultados!

por Davi Trindade | 12 de abril, 2019

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O Google é pioneiro quando se trata do mercado de buscas e sabe-se que a concorrência pelas primeiras posições é muito alta, mas assim como a Colina Tech, o Google quer te ajudar! Através de ferramentas poderosas que são disponibilizadas gratuitamente para você, confira algumas:

1 – Google Trends

O que é:

Ferramenta essencial para sua tática de SEO, responsável por mostrar as maiores tendências dos termos de buscas.

Com o Google Trends é possível ver os termos mais pesquisados, podendo filtrar por categoria, região e data. Também pode conferir os termos em ascensão e assuntos relacionados ao termo.

Para que serve:

Essa ferramenta é ótima para tomar decisões guiadas por dados na escolha das suas palavras-chave, sendo possível combinar a sua área de atuação, um termo pesquisado por sua buyer persona e as últimas tendências e termos mais pesquisados.

 

2 – Google Analytics

O que é:

Essa é uma das ferramentas mais importantes e conhecidas do Google, para quem possui um Website ela é essencial. O Google Analytics fornece vários dados como: Número de visitantes,  Visitantes em tempo real, Fonte de tráfego, Relatórios de público-alvo, Relatórios de conversão e muito mais!

 

Para que serve:

A intenção do Google ao desenvolver essa ferramenta foi de nos dar um norte ao traçarmos nosso plano de ação de marketing. Com o Analytics é possível entender como os usuários interagem com o seu site, se ele está sendo bem aceito ou não e através da tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning) te fornece vários insights e relatórios personalizados e extremamente úteis. Sem dúvida uma ferramenta indispensável.

 

3 – Google Search Console

O que é:

O Google Search Console (antigo Webmaster Tools) assim como o Google Analytics, disponibiliza diversas métricas para serem acompanhadas, porém não é tão completa para dados como o Analytics, mas possui algumas informações que o Analytics não entrega.

Para que serve:

O foco do Search Console é a indexação do seu site, por isso ele disponibiliza diversos recursos que facilitam seu trabalho nesse quesito. Ao verificar a propriedade do seu site ele automaticamente é indexado, também é possível fazer upload do seus Sitemaps assim rastreando todas suas páginas e indexando-as.

Essa ferramenta também é muito importante por ser a ponte entre você e o Google, pois se algo der errado no seu site, como infecção por malwares, bloqueio de indexação e afins, o Google te mandará uma mensagem.

 

4 – Google Alertas

O que é:

O Google Alertas é um sistema de notificações, que detecta novas indexações como: novas páginas, novos posts, artigos e etc – notificando usuários via e-mail.

O Google vai sempre ficar de olho nos assuntos que você escolher!

Para que serve:

Em vez de gastar tempo pesquisando manualmente sobre determinado assunto frequentemente, deixe o Google fazer isso por você! O Google Alertas é muito útil para poupar seu tempo, te notificando sobre qualquer atualização nos assuntos que você escolher.

 

5 – Google Tag Manager

O que é:

O Google Tag Manager te dar a capacidade de criar e atualizar as tags do seu site com maior facilidade e rapidez.

Para que serve:

Além de gerenciar suas tags, como já foi dito, o Google garante o funcionamento de cada tag, evitando erros e coleta diversos dados do seu domínio para proporcionar decisões mais fortes e inteligentes.

 

6 – Google Meu Negócio

O que é:

O Google Meu Negócio é um perfil da sua empresa no Google, sendo possível mostrar suas informações como Endereço, Horário de funcionamento, Telefone para contato e outras informações.

Ele permite adicionar imagens e vídeos, assim sempre mantendo seus clientes atualizados sobre as novidades do seu negócio! Também é possível que os usuários postem avaliações de 0 a 5 estrelas sobre o seu negócio, assim como um comentário.

Para que serve:

O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para quem possui um negócio com endereço físico. Com ele é possível levar seu cliente do Online para o Offline com mais facilidade.

A ferramenta possui botões de ações, como o botão de ligar e o botão de traçar uma rota no Google Maps, assim aumentando a interação do usuário com a sua empresa. Também ajuda a ser encontrado pois o sistema se baseia na localização do cliente, assim sugerindo locais próximos a ele.

É uma ótima forma de garantir a fidelização do cliente, pois ele pode deixar críticas negativas ou positivas sobre seu negócio. Com isso podemos resolver seus problemas ou agradecermos os elogios.

 

7 – Google Keyword Planner

O que é:

O Google Keyword Planner foi feito para te ajudar a planejar as suas campanhas na rede de busca, obter insights, CPC (Custo por clique) aproximados e ideias de palavras-chave.

Planejando as palavras-chave…

Para que serve:

Muito indicado para achar as palavras-chave de cauda longa (long tail keywords). Quando é inserido um termo o programa retorna milhares de ideias de palavras para você, acompanhadas de dados como competitividade e número de pesquisas.

Uma ferramenta muito boa para quem planeja adquirir mais tráfego para seu site, seja orgânico ou pago.

 

8 – Google Correlate

O que é:

O Google Correlate é uma ferramenta aliada ao Google Trends, utilizada para encontrar as tendências de buscas associadas a sua palavra-chave.

Para que serve:

Se você é daqueles minuciosos, gosta de passar muito tempo procurando as palavras-chave para ter certeza que tomou a melhor decisão, certo?

Então o Google Correlate sem dúvida vai ser uma das suas queridinhas! Principalmente para encontrar palavras de cauda longa. A ferramenta mostra palavras que geralmente aparecem junto da sua palavra-chave, mas como sabemos que existem muitas palavras, o Google vai apenas mostrar as mais parecidas com sua palavra-chave inicial.

 

9 – Think with Google

O que é:

“Meio para alcançar um fim”, essa é uma das definições de ferramenta. O Think With Google é um blog, porém é uma forma de você adquirir conhecimentos muito relevantes que irá te ajudar muito nessa escalada. Por isso ele está aqui na lista de ferramentas!

 

Para que serve:

O Think with Google é um ótimo recurso para quem atua principalmente com marketing, mas o portal aborda conteúdo para todos os gostos. Ao acompanha-lo você fica por dentro das principais tendências do mercado e tecnologia.

Ao ler seus conteúdos é possível repensar todo o seu negócio e ter diversos insights muito úteis para o desenvolvimento da sua empresa.

 

10 – Google Pagespeed

O que é:

Como você já sabe, a performance é um dos 7 passos para garantir um site de conversão. O Google Pagespeed é uma ferramenta que vai te ajudar (e muito) para otimizar a performance do seu site.

Para que serve:

O Google Pagespeed pontua seu site de acordo com critérios de performance da Google, assim dando uma nota para o Mobile e Desktop.

Além de dizer as notas, o Google te diz o que você pode melhorar no seu site, dando instruções para otimiza-lo da melhor maneira possível.

 

Bônus: Google Hacking

O que é:

O Google Hacking não é uma ferramenta, mas sim uma melhor forma de utilizar a própria ferramenta de busca Google. Muito utilizado para encontrar falhas em sites e sistemas web, também pode ser usado para encontrar o que você procura, veja alguns comandos:

“site:” — Busca em um site específico. Ex: site:exemplo.com.br

“intitle:” — Busca por título de páginas. Ex: Intitle:Marketing Digital

“inurl:” — Busca de termos presentes na url. Ex: inurl:/categorias

“intext:” — Busca por texto no conteúdo do site. Ex: intext:Inbound Marketing

“filetype:” — Busca por formato de arquivos (.jpg,.zip,.txt). Ex: filetype:.jpg

“-termo” — O “-” exclui o termo da pesquisa

“2015…2017” — Retorna resultados entre as datas estipuladas

Agora você já sabe como tirar o melhor proveito do que o Google nos fornece. Aproveite! Nós da Colina Tech sempre estaremos dispostos para te ajudar, só entrar em contato!