Pessoa vendo o gerenciamento das redes sociais

Como fazer o gerenciamento de redes sociais do seu negócio

Os canais online são um universo de possibilidades para as empresas. Mas quem decide apostar no marketing digital e estar nas redes sociais precisa ser bastante estratégico. 

Para isso, existe o gerenciamento de redes sociais, uma forma de planejar suas ações, de acordo com os objetivos da sua empresa, e obter melhores resultados. 

Se você ainda não sabe o que é isso, fique aqui, pois, neste texto, explicaremos com detalhes como fazer o gerenciamento de redes sociais do seu negócio. Para começar essa conversa, vamos entender melhor esse conceito…

O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais é uma gestão completa das ações do seu negócio nas mídias sociais.

Esse processo inclui um planejamento e uma estratégia bem elaborada que envolve, inclusive, os valores da marca e a visão que ela quer passar para os consumidores. 

Cada passo online é uma possibilidade de contato, portanto, estar nas redes é também uma forma de alimentar o relacionamento entre marca e consumidor. 

Além do planejamento, o gerenciamento de redes sociais envolve a elaboração de um calendário editorial, o monitoramento de métricas e a análise dos resultados visando entender os pontos positivos da estratégia e também os que podem ser otimizados.

Tudo isso pode ser feito por um gestor de mídias sociais junto a um time interno ou, ainda, por uma empresa especialista contratada – como a Colina Tech!

Como montar uma estratégia para as redes sociais?

Sabendo o que é o gerenciamento de redes sociais, é hora de entender como criar uma boa estratégia nas mídias.

O primeiro passo é estabelecer o seu objetivo. As redes sociais podem funcionar como meio para geração de leads, como portfólio ou como canal para educar o público, desenvolver um pouco mais do branding da marca e fortalecer o relacionamento entre seu negócio e os consumidores.

Ao definir seus objetivos e conhecer bem seu público e suas personas, ficará mais simples escolher as redes sociais nas quais sua marca estará presente. 

Em quais redes sociais meu negócio deve estar?

Para entender em quais redes sociais seu negócio deve estar, basta pensar em uma questão: onde seu público está? As possibilidades são muitas: Instagram, Facebook, Linkedin, Pinterest, Tik Tok, etc.

Analise quais encaixam melhor no perfil do público do seu negócio. O Linkedin, por exemplo, tem um formato mais sério e profissional, pode ser eficiente para vendas B2B, em que se busca comercializar serviços para outras empresas e/ou empreendedores.

Já o Tik Tok tem um público mais jovem. Se isso encaixar na sua marca, também pode ser uma excelente opção. 

O que publicar nas redes sociais?

Outro ponto a se pensar em uma estratégia de redes sociais, são as possibilidades e diferentes formatos de publicação. 

Nesse caso, as personas da sua marca também vão ditar quais tipos de publicação e formato são mais interessantes, tais como:  

  • Imagens; 
  • Vídeos;
  • Textos; 
  • Carrosséis; 
  • Enquetes; 
  • Citações; 
  • Dicas;
  • Memes;
  • Novidades;
  • Histórias;
  • Gifs.

Se seu objetivo é educar o público, dicas, textos e carrosséis podem ser úteis. Se seu perfil nas redes serve como portfólio, as imagens e os vídeos são excelentes opções e devem ser bem trabalhadas para chamar atenção e encantar o público.

As enquetes, no que lhe concerne, podem ser interessantes para fazer com que o público engaje e interaja positivamente. Outros formatos, como as histórias, explorando as técnicas de storytelling, podem ajudar a trabalhar o branding.

Exemplos de ferramentas para o gerenciamento de redes sociais
Exemplos de ferramentas para o gerenciamento de redes sociais

Qual a frequência ideal de publicações?

Na sua estratégia de redes sociais, manter determinada frequência de publicações é muito importante, afinal, estando nas redes, sua marca passa a ter um compromisso com o público que acompanha suas atualizações.

Há diferentes abordagens para a melhor frequência de se publicar nas redes. É possível criar uma estratégia para publicar todos os dias ou com uma frequência mínima de, por exemplo, pelo menos 3 vezes na semana.

Em suma, o essencial mesmo é manter a qualidade das publicações, sem a pressão excessiva de se publicar sempre. Concentre-se em se manter presente, interagindo com o público e, principalmente, produzindo conteúdo que agregue valor e esteja de acordo com os seus objetivos.

Para organizar as publicações e manter a rotina, uma possibilidade é elaborar um calendário editorial.

Como elaborar um calendário editorial?

Para elaborar um calendário editorial, em primeiro lugar, estabeleça a frequência de publicações e monte um cronograma de produção dos conteúdos. 

Elenque as datas, os responsáveis, o formato do conteúdo, entre outros detalhes importantes. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de uma planilha que organize e facilite toda a produção.

Qual o melhor horário para publicar nas redes sociais?

Uma dúvida comum ao realizar o gerenciamento de redes sociais do seu negócio diz respeito ao melhor horário para publicar. 

Não existe uma resposta oficial para isso. Mais uma vez, vai depender muito do seu público. Assim, para descobrir, o melhor a se fazer é testar! 

Em algumas redes, como no Instagram, é possível analisar o horário em que seu público está online acessando “Insights” no perfil e, em seguida, “Ver tudo” ao lado de “Seu público”. Nessa aba, você encontrará os períodos mais ativos em cada dia da semana e conseguirá, de fato, gerar alguns insights para sua estratégia.

Em outros casos, você também pode considerar a vida útil dos posts em cada rede social. No Instagram, um post no feed dura aproximadamente 21 horas. Isso significa que ele aparece para os seguidores em um período de 21 horas.

No Facebook, a duração é de, em média, cinco horas. Ou seja, se você fizer um post às 06 da manhã, às 11h pode não aparecer para mais ninguém. Considere, então, conhecer melhor a atividade do seu público ao navegar pela web. 

Ferramentas para publicação automática

Na sua estratégia para as redes sociais, uma possibilidade é utilizar algumas ferramentas em que você pode agendar as publicações para que elas sejam feitas de forma automática na data marcada – o que pode otimizar bastante a produção.

Caso escolha apenas o Facebook e o Instagram, o próprio Facebook oferece o Estúdio de Criação que permite agendar as publicações para as duas redes sociais. 

Como analisar os resultados?

Dentro desse universo de gerenciamento de redes sociais do seu negócio, saiba que a cereja do bolo é a análise dos resultados. 

De nada adianta aplicar e se empenhar tanto na criação se não souber o que tem dado certo e o que ainda precisa melhorar. Por isso, atente-se às métricas que as redes sociais oferecem. 

Ferramentas como o Instagram trazem dados super acessíveis com métricas de engajamento, alcance das publicações, interações com o conteúdo, entre outras. 

Com tudo isso, pode-se entender que tipo de conteúdo faz mais sucesso e se realmente tem trazido resultados.

Portanto, busque entender o que cada métrica significa e também considere outros dados e indicadores como o Retorno sobre o Investimento.

Se busca por um gerenciamento de redes sociais estratégico e com resultados garantidos, conte com a Colina Tech!

Nosso time de especialistas está preparado para mergulhar no universo da sua marca e criar uma estratégia personalizada e de sucesso. Fale agora mesmo com alguém do nosso time!

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Marcadores:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Generic filters
Exact matches only

SOBRE O AUTOR:

Caterine Palmieri

Assine nossa Newsletter:

O melhor conteúdo de marketing na sua mão!

Se inscreva na nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade gratuitamente!

Novo Titulo para popup

Novo Texto do popup

Fique por dentro do Marketing Digital

Se inscreva agora na nossa newsletter

Você receberá tudo que há de novo sobre Marketing Digital. Relaxe, não enviaremos spam!

ELIAS COELHO

GUIA CRIATIVO

“LEMBRA DAQUELE CARA QUE DESISTIU? NEM VOCÊ NEM NINGUÉM”

Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele. Pois é, na verdade é um nome artístico, escolhido pelo próprio para… Vamos começar com uma curiosidade, Elias não tem nada de coelho no nome registrado dele.