Google Alerts: como usar na sua estratégia de marketing

Fazer com que uma marca ganhe notoriedade e relevância nos meios digitais não é uma tarefa tão simples, ainda mais em um mercado tão concorrido.

Por isso, saem na frente as marcas que criam conteúdos de acordo com o perfil do público, acompanham a concorrência, seguem as tendências do mercado e, claro, estão por dentro do que falam sobre ela nos diversos canais.

Mas, em meio a tantas tarefas do dia a dia, será que é possível acompanhar tudo isso?

Antes de responder essa pergunta, é importante que você saiba que uma marca para ter sucesso nos dias atuais precisa ter o monitoramento como seu aliado.

Afinal, monitorando menções e novidades, por exemplo, é bem mais possível melhorar as estratégias traçadas.

E, para conseguir dar conta de tudo isso, algumas ferramentas e serviços podem ajudar, entre eles o Google Alerts!

Não sabe do que se trata?

Então confira no próximo tópico. 

O que é Google Alerts?

O Google Alerts, traduzido como Alerta do Google, é um tipo de ferramenta que permite monitorar todos os conteúdos (diretos e relacionados) a algum termo da sua escolha.

Esses conteúdos, que podem estar em formato de página na web, vídeos, notícias e entre outros, chegam ao seu e-mail de forma prática e rápida.

Por exemplo: digamos que você é um empreendedor do ramo de TI e quer acompanhar todas as novidades que existem sobre Data Center.

Com o Google Alerts isso é possível. E o melhor: todos os conteúdos são super atualizados.

Dessa forma fica bem mais tranquilo acompanhar o que está sendo lançado no mercado e até conferir se a sua empresa foi mencionada em algum desses conteúdos coletados.

Engana-se quem pensa que essa é uma ferramenta atual. 

O Google Alerts surgiu em 2003 e, desde então, é bastante utilizado por agências de publicidade e assessoria de imprensa para acompanhar o que andam falando na mídia sobre os clientes.

Porém, com tamanha evolução dos meios de comunicação e migração do Marketing também para o meio digital, ficou bem visível que essa ferramenta também é excelente para os produtores de conteúdos online.

Pois com o Google Alerts é possível criar conteúdos atuais e com vários dados comprovados.  

Mas, afinal, como utilizar o Google Alerts no meu dia a dia?

Diferente do que você possa estar imaginando, criar um alerta no Google Alerts para que ele chegue até o seu e-mail é bem simples e intuitivo.

Uma vez que ao acessar a plataforma, ela demonstra o que você vai precisar fazer de forma bem rápida. 

Com isso, assim que surgir alguma novidade sobre esse termo escolhido você receberá uma notificação no e-mail.

Ainda parece confuso? Então confira o passo a passo abaixo:

#01. Acesse a plataforma

Do seu computador ou celular você vai acessar a página do Google Alerts e fazer o login com a sua conta Google.

Google Alerts - Passo 01 sobre a sua utilização
Google Alerts – Passo 01 sobre a sua utilização

#02. Seleciona o(s) seu(s) alerta(s)

Na aba “criar um alerta sobre” você pode definir os termos da sua preferência e adicioná-los como alerta. 

Você ainda pode escolher com que frequência os alertas devem chegar ao seu e-mail, quais fontes você prefere, idioma, região e a quantidade desses alertas.

Ou seja, dá pra personalizar tudo de acordo com as suas necessidades e preferências do momento. E, claro, alterar depois caso mude de ideia.  

Google Alerts - Passo 02 sobre a sua utilização
Google Alerts – Passo 02 sobre a sua utilização

Depois disso é só clicar em “criar alerta” e pronto! Tudo está configurado e você receberá no seu e-mail as novas atualizações já configuradas.

Viu como é fácil? 

Agora que você entendeu como configurar o Google Alerts, chegou o momento de saber como ele pode ser benéfico para sua estratégia de Marketing atual.

Continue lendo no próximo tópico.

Como usar o Google Alerts na minha estratégia de Marketing?

Existem muitas formas de utilizar o Google Alerts para alavancar as suas vendas e se aproximar mais do público ideal.

Por isso, essas estratégias também estão ligadas aos diversos benefícios que essa ferramenta oferece. 

Listamos alguns deles abaixo.

  • Encontrar ideias para conteúdos nas redes sociais

Quem trabalha com conteúdo sabe o quanto é importante ter conteúdos originais e atualizados para conversar com o público.

Não basta apenas seguir na onda do que todo mundo está fazendo, é preciso ter um diferencial, mostrar que entende do assunto abordado.

Por isso, o Google Alerts faz toda a diferença para pegar insights sobre o mercado, trabalhar com dados atualizados, ver referências estrangeiras e muito mais. 

  • Monitorar sua marca nos mais diversos lugares

Você pode definir um alerta com o nome da sua marca e, assim, acompanhar tudo o que estão falando nos meios digitais.

Essa vantagem é importantíssima principalmente porque muitas marcas perdem seus clientes por justamente não saberem que eles não estão sendo bem atendidos.

Assim, fica bem mais assertivo entrar em contato com esses possíveis clientes insatisfeitos e preservar a reputação do seu negócio. 

  • Gerar visitas para a sua página

Com o Google Alerts também é possível identificar quais temas estão sendo mais procurados e essa pode ser uma excelente oportunidade para a sua marca.

Afinal, criando conteúdos com essas palavras-chave mais buscadas é possível atrair novas pessoas para o seu site e, assim, convertê-las também em clientes.

Por isso, crie conteúdos de topo, meio e fundo do funil. Dessa forma você conseguirá chamar a atenção dos clientes que estiverem nas mais diferentes etapas de compras. 

Pois, como você já sabe, tudo deve estar personalizado de acordo com as necessidades dos consumidores.

  • Analisar marcas concorrentes

Sim, o Google Alerts também é uma excelente ferramenta para você acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo ou deixando de fazer.

Além disso, também é possível saber o que o público está falando deles e como é esse relacionamento.

Lembre-se: utilizar o Google Alerts com esse intuito não significa copiar o que a sua concorrência está fazendo e sim observar cenários e criar boas estratégias.

  • Link Building 

Como menções em sites por meio de linkagens externas são de extrema importância para o ranqueamento do Google, essa também é uma excelente oportunidade de visibilidade para a sua marca.

Afinal, com o Google Alerts é possível saber quais sites estão mencionando a sua marca.

E essa também é uma boa oportunidade para se tornar referência em um assunto e ganhar autoridade nos buscadores. 

Pois nada melhor do que ser referenciado positivamente em outras páginas e gerar bons backlinks. 

E para finalizar…

Viu como o Google Alerts pode ajudar a sua marca a ser mais divulgada e a conquistar mais clientes na internet?

Basta seguir as dicas que listamos nos tópicos acima e aplicá-las na sua estratégia de marketing agora mesmo. 

Então não perca tempo! Afinal, uma marca de sucesso se faz com muito teste e, claro, posicionamento. 

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