A identidade visual de uma empresa, basicamente, é a essência da cultura de toda uma organização aplicada em um conjunto de elementos gráficos e visuais que resumem tudo que você é e como você quer se mostrar para o mercado. Por isso, é um dos fatores principais para uma boa comunicação e consolidação da sua marca tanto em mídias offline como no meio digital.
Quer saber como tudo isso pode influenciar nos resultados da sua empresa? Pega seu café e vem comigo!
Em sua forma mais básica, ela é composta pelos seguintes elementos:
Nome
Logo
Tipologia
Paleta de Cores
Símbolo
Todas essas informações comumente são compiladas no que chamamos de MIV (Manual de Identidade Visual), que é basicamente um tipo de documento que une todas essas informações sobre a marca e também suas diversas aplicações.
Ao contrário do que muitos pensam, a identidade visual de uma empresa vai muito além do estético. É ela que, provavelmente, vai ficar na cabeça do seu cliente quando ele não estiver em contato direto com a sua marca.
É a identidade visual que gera uma das primeiras impressões sobre quem você é, e como o famoso ditado popular já nos diz: a primeira impressão é a que fica, né?
Para além disso, é a identidade visual que vai dar início ao processo de consolidação da sua marca no mercado, além de gerar relevância, autoridade e profissionalismo para seu produto ou serviço prestado.
Em muitos casos, pequenas empresas ou microempreendedores acabam por utilizar uma mão de obra muito barata, ou tentam compor um trabalho visual por si só, e findam praticando diversos erros na construção da imagem da sua empresa.
Um erro comum é o excesso de elementos, informações, cores ou símbolos que não condizem com a cultura e/ou o segmento da empresa e, consequentemente, afastam um potencial cliente, ou até mesmo descredibiliza a empresa no mercado de atuação.
Com uma identidade visual bem feita, posso listar alguns benefícios que ela pode trazer para seu negócio:
Para entender um pouco melhor o que estou falando, dá uma olhada nessa incrível campanha do Restaurante de Fast Food mais famoso do mundo!
Ela aconteceu em Toronto no Canadá, onde foram colocadas placas nas principais vias do estado, contendo somente as cores e os elementos da marca, com frases simples e curtas como “na próxima saída, à sua direita, à sua esquerda”, indicando, consequentemente, onde ficava o restaurante mais próximo! A campanha deu tão certo que posso fazer um teste com você aqui e agora:
Pense na primeira e na última letra do nome desse restaurante!
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Pensou?
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Deixa eu adivinhar, M e S? Pois é! Não precisei em momento algum dizer que essa campanha era do nosso famoso McDonald’s, pois tenho certeza que você mesmo já identificou somente pelos elementos distribuídos pela imagem. Esse exemplo é perfeito para entendermos o poder que uma boa identidade visual tem e como ela influencia na construção do seu negócio.
Outro exemplo de uma boa construção de identidade é o nosso querido Nubank, conhecido também carinhosamente como roxinho! Eles conseguiram fortalecer a sua identidade no meio digital de forma grandiosa, que foi estrategicamente pensada de acordo com o seu conceito.
O termo Nu é uma forma de mostrar o quão transparente a empresa é. Sem preconceitos ou julgamentos, simplesmente nua e crua. Aplicando o conceito de sua marca em todas as vertentes, buscando sempre inovar e pensar fora da curva dos bancos tradicionais!
Algo muito forte na marca é justamente a sua cor, que se destaca para além dos bancos tradicionais, segundo a própria equipe: “escolhemos o roxo porque ele é uma cor única, forte e com bastante personalidade.” O que também é embasado de acordo com a psicologia das cores, para esse estudo, o roxo transmite riqueza e extravagância. Roxo é associado com sabedoria, dignidade, independência, criatividade, mistério, magia, inovação e revolução. Ou seja, tudo que a Nubank apresenta em toda a construção da sua marca.
Achou pouco ainda? Então vou listar abaixo 4 motivos para você começar a investir na Identidade visual da sua empresa pra ontem!
Então o que você está esperando para melhorar os resultados da sua empresa através da sua identidade visual?
Se você ficou com mais alguma dúvida pode ler esse texto incrível da Rock Content sobre Identidade visual e a sua importância nesse conteúdo aqui.
Caso tenha restado alguma dúvida, ou você tenha se interessado no assunto, será um grande prazer para nós podermos conversar e entender melhor sobre a sua necessidade. Entre em contato!
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