O cliente hoje tem confiança em adquirir produtos ou serviços online sem necessariamente contar com a presença do vendedor.
A transformação nos hábitos de compra do cliente moderno, acarretou boas oportunidades para vendedores ampliarem seu desempenho, trazendo leads bem mais capacitados para o funil de vendas com estratégias de inbound sales.
Diante disso, o inbound sales se mostra a melhor estratégia , com um sistema inovador e mais rentável se utiliza das técnicas que estão disponíveis, sem perder a condição de se antecipar às situações.
Trata-se de uma metodologia de vendas que ocorre internamente junto ao time de marketing, que torna apto ou não um lead para compra.
Quer saber mais sobre o inbound sales e como implementar na sua empresa? acompanhe nosso blog. boa leitura!
O que é inbound sales
Em vez do convencional padrão de vendas, na qual os vendedores agendam reuniões e divulgam seus produtos para uma lista previamente montada, o inbound sales é uma concepção moderna da metodologia de vendas.
Ela traz o sistema para o interior da organização formando um polo de atração, onde os leads são aproximados e formados pelas ações de marketing digital , permitindo que a empresa seja identificada e buscada pelo consumidor.
Esse projeto emprega técnicas acessíveis no mundo digital para se espalhar por meio de ações como:
- Redes sociais;
- E-books;
- E-mails marketing;
- Vídeos;
- Blogs.
Além delas, são usadas outras técnicas ajustadas com metodologias que estudam a provável jornada de compra de cada cliente, elaborando produtos únicos para cada etapa do propósito de compra.
Cria também um funil de aproximação para deixar os contatos gerados para o time comercial, bem mais especializados.
Sendo assim, enquanto o inbound marketing desperta carências frequentemente guardadas e propõe respostas individuais interessantes, o inbound sales possui clientes muito mais aptos a comprar, ajustados com o modelo de produto ou serviço e prontos a entender como ajudá-lo mais a superar seus desejos.
Dessa forma, a figura do vendedor ou representante comercial dá lugar ao consultor com a tarefa de assimilar os impasses e dificuldades dos consumidores para ajustar essas particularidades aos seus recursos, auxiliando o cliente nos últimos processos até a efetivação da venda.
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Inbound Sales x Inbound Marketing
Em síntese, inbound sales é a administração dos dados sobre o consumidor que foram obtidas pelo inbound marketing nos vários estágios da experiência de compra. O intuito é customizar o atendimento, concluir a venda e cativar o cliente.
Com a mudança nos hábitos de consumo, o cliente está muito mais atento, inteirado, exigente e detalhista. Dessa realidade nasceu o inbound sales para capacitar e reciclar a equipe de vendas.
Para conseguir o sucesso esperado, é necessário que essa equipe assimile a metodologia inbound e incorpore essa técnica a cultura da empresa.
Pois, com as informações corretas em mãos (conseguidas pelo inbound marketing), o próximo passo é aproximar-se do cliente com confiança para torná-los leais adeptos da marca.
Por isso, Inbound marketing e Inbound sales não podem ser separados, pois, o cliente que busca a empresa depois de conhecer a fundo seu problema, não pode ser recebido da forma antiga, como não conhecesse a empresa.
Qual a diferença do inbound sales e outbound sales
Ambos os conceitos, inbound e outbound sales podem parecer semelhantes, porém tem suas diferenças. Então vamos entender cada um.
Outbound
No modelo tradicional o vendedor é responsável por iniciar o processo, com base nas antigas técnicas de vendas e descobrir os interesses e necessidades dos consumidores.
Só daí em diante iniciar a apresentação dos produtos ou serviços buscando persuadi-lo que sua empresa possui o melhor produto para ele.
Porém, o vendedor, por mais especialista que seja, vai esbarrar com clientes que não possuem o menor interesse pelo que está sendo ofertado, diminuindo a produtividade dele.
Inbound sales
Já no inbound sales, quem inicia o contato é o cliente.
E como acontece isso? Simples, o marketing se encarrega de atrair o modelo ideal de consumidor para os conteúdos da empresa.
Então, essas publicações tornam a relação mais próxima e gradativamente elevam a marca a uma posição de destaque.
Assim, sempre que precisar, o consumidor vai conectar-se aos canais da companhia e, com essa relação mais estreita, são disponibilizadas informações valiosas sobre os visitantes, como:
O próximo passo então é lançar uma campanha canalizada e direcionar finalmente o cliente até a decisão de compra.
Agora é o desfecho, o ápice: uma vez que o cliente está qualificado pronto para ser trabalhado, deve ser encaminhado ao time de vendas.
Pois, falta pouco para que ele decida comprar a solução oferecida, visto que a ideia vem sendo lapidada ao longo do tempo, e o vendedor a ajudará nessa escolha.
Como implementar inbound sales na sua empresa
Como vimos até agora, a técnica inbound sales pode proporcionar um resultado altamente positivo nas vendas de um empreendimento.
Pois, facilita bastante a atividade de análise e traz clientes qualificados quase prontos para fechar o negócio.
Porém, para executar corretamente o inbound sales em sua empresa, priorize ações como:
Vantagens do inbound sales
Agora que você aprendeu o que é, como se aplica e quais as diferenças das demais metodologias, deve estar se perguntando: quais as vantagens de implementar o inbound sales na minha empresa?
Por isso, separamos duas grandes vantagens que podem te chamar atenção:
Alinhamento entre Marketing e Vendas
Entre as inúmeras vantagens oferecidas pela metodologia inbound sales, podemos destacar que ela consiste numa ação conjunta entre o time de marketing e o time comercial .
Portanto, já na primeira aproximação com o vendedor, se observa que o cliente já está qualificado em razão de todo conhecimento inicialmente oferecido.
O contato se torna fácil, rápido e prático minimizando as possibilidades de insucesso da venda.
Economia do tempo dos vendedores
Outro dado a se considerar é a potencialização do tempo: como os clientes já estão propensos a comprar, há um inegável ganho de produção de toda equipe envolvida, otimizando todos os processos até o desfecho final.
Conclusão
Vender é uma arte que demanda determinação, persistência e, sobretudo, estratégias.
Quanto mais qualificado for o vendedor, quanto melhores forem suas metodologias e formas de abordagem, maiores serão suas reais possibilidades de sucesso e atingimento de metas, quer sejam individuais ou em grupo.
Por isso, espero que este post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre inbound sales e como ele pode ser aplicado na sua empresa sem dificuldades.