O cliente hoje tem confiança em adquirir produtos ou serviços online sem necessariamente contar com a presença do vendedor.

A transformação nos hábitos de compra do cliente moderno, acarretou boas oportunidades para vendedores ampliarem seu desempenho, trazendo leads bem mais capacitados para o funil de vendas com estratégias de inbound sales.

Diante disso, o inbound sales se mostra a melhor estratégia , com um sistema inovador e mais rentável se utiliza das técnicas que estão disponíveis, sem perder a condição de se antecipar às situações.

Trata-se de uma metodologia de vendas que ocorre internamente junto ao time de marketing, que torna apto ou não um lead para compra.

Quer saber mais sobre o inbound sales e como implementar na sua empresa? acompanhe nosso blog. boa leitura! 

O que é inbound sales

Em vez do convencional padrão de vendas, na qual os vendedores agendam reuniões e divulgam seus produtos para uma lista previamente montada, o inbound sales é uma concepção moderna da metodologia de vendas.

Ela traz o sistema para o interior da organização formando um polo de atração, onde os leads são aproximados e formados pelas ações de marketing digital , permitindo que a empresa seja identificada e buscada pelo consumidor.

Esse projeto emprega técnicas acessíveis no mundo digital para se espalhar por meio de ações como:

  • Redes sociais;
  • E-books;
  • E-mails marketing;
  • Vídeos;
  • Blogs.

Além delas, são usadas outras técnicas ajustadas com metodologias que estudam a provável jornada de compra de cada cliente, elaborando produtos únicos para cada etapa do propósito de compra.

Cria também um funil de aproximação para deixar os contatos gerados para o time comercial, bem mais especializados.

Sendo assim, enquanto o inbound marketing desperta carências frequentemente guardadas e propõe respostas individuais interessantes, o inbound sales possui clientes muito mais aptos a comprar, ajustados com o modelo de produto ou serviço e prontos a entender como ajudá-lo mais a superar seus desejos.

Dessa forma, a figura do vendedor ou representante comercial dá lugar ao consultor com a tarefa de assimilar os impasses e dificuldades dos consumidores para ajustar essas particularidades aos seus recursos, auxiliando o cliente nos últimos processos até a efetivação da venda.   

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Inbound Sales x Inbound Marketing

Em síntese, inbound sales é a administração dos dados sobre o consumidor que foram obtidas pelo inbound marketing nos vários estágios da experiência de compra. O intuito é customizar o atendimento, concluir a venda e cativar o cliente.

Com a mudança nos hábitos de consumo, o cliente está muito mais atento, inteirado, exigente e detalhista. Dessa realidade nasceu o inbound sales para capacitar e reciclar a equipe de vendas.

Para conseguir o sucesso esperado, é necessário que essa equipe assimile a metodologia inbound e incorpore essa técnica a cultura da empresa.

Pois, com as informações corretas em mãos (conseguidas pelo inbound marketing), o próximo passo é aproximar-se do cliente com confiança para torná-los leais adeptos da marca.

Por isso, Inbound marketing e Inbound sales não podem ser  separados, pois, o cliente que busca a empresa depois de conhecer a fundo seu problema, não pode ser recebido da forma antiga, como não conhecesse a empresa.

Qual a diferença do inbound sales e outbound sales

Ambos os conceitos, inbound e outbound sales podem parecer semelhantes, porém tem suas diferenças. Então vamos entender cada um.

Outbound

No modelo tradicional o vendedor é responsável por iniciar o processo, com base nas antigas técnicas de vendas e descobrir os interesses e necessidades dos consumidores.

Só daí em diante iniciar a apresentação dos produtos ou serviços buscando persuadi-lo que sua empresa possui o melhor produto para ele.

Porém, o vendedor, por mais especialista que seja, vai esbarrar com clientes que não possuem o menor interesse pelo que está sendo ofertado, diminuindo a produtividade dele.

Inbound sales

Já no inbound sales, quem inicia o contato é o cliente.

E como acontece isso? Simples, o marketing se encarrega de atrair o modelo ideal de consumidor para os conteúdos da empresa.

Então, essas publicações tornam a relação mais próxima e gradativamente elevam a marca a uma posição de destaque.

Assim, sempre que precisar, o consumidor vai conectar-se aos canais da companhia e, com essa relação mais estreita, são disponibilizadas informações valiosas sobre os visitantes, como:

O próximo passo então é lançar uma campanha canalizada e direcionar finalmente o cliente até a decisão de compra.

Agora é o desfecho, o ápice: uma vez que o cliente está qualificado pronto para ser trabalhado, deve ser encaminhado ao time de vendas.

Pois, falta pouco para que ele decida comprar a solução oferecida, visto que a ideia vem sendo lapidada ao longo do tempo, e o vendedor a ajudará nessa escolha.

Como implementar inbound sales na sua empresa

Como vimos até agora, a técnica inbound sales pode proporcionar um resultado altamente positivo nas vendas de um empreendimento.

Pois, facilita bastante a atividade de análise e traz clientes qualificados quase prontos para fechar o negócio.

Porém, para executar corretamente o inbound sales em sua empresa, priorize ações como:

Vantagens do inbound sales

Agora que você aprendeu o que é, como se aplica e quais as diferenças das demais metodologias, deve estar se perguntando: quais as vantagens de implementar o inbound sales na minha empresa?

Por isso, separamos duas grandes vantagens que podem te chamar atenção:

Alinhamento entre Marketing e Vendas

Entre as inúmeras vantagens oferecidas pela metodologia inbound sales, podemos destacar que ela consiste numa ação conjunta entre o time de marketing e o time comercial .

Portanto, já na primeira aproximação com o vendedor, se observa que o cliente já está qualificado em razão de todo conhecimento inicialmente oferecido.

O contato se torna fácil, rápido e prático minimizando as possibilidades de insucesso da venda. 

Economia do tempo dos vendedores

Outro dado a se considerar é a potencialização do tempo: como os clientes já estão propensos a comprar, há um inegável ganho de produção de toda equipe envolvida, otimizando todos os processos até o desfecho final.

Conclusão

Vender é uma arte que demanda determinação, persistência e, sobretudo, estratégias.

Quanto mais qualificado for o vendedor, quanto melhores forem suas metodologias e formas de abordagem, maiores serão suas reais possibilidades de sucesso e atingimento de metas, quer sejam individuais ou em grupo.

Por isso, espero que este post tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre inbound sales e como ele pode ser aplicado na sua empresa sem dificuldades.